domingo, 5 de novembro de 2017

#79 JARDIM DA LUZ

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Uma excelente semana a todos.


Quando resolvi conhecer São Paulo melhor, não tinha me dado conta a quantidade de parques que existem na cidade. Não costumava prestar atenção em árvores, em flores, em mato ou em botânica. Sempre fui muito urbana, continuo não gostando de interior, mas às vezes, se desconectar de você mesmo e prestar atenção em como você respira, em ar puro, em cores e em tranquilidade, é muito importante.

Fui nesse lugar pela 1a vez, há 2 anos atrás e logo na entrada, não tinha gostado. A entrada estava muito maltratada, havia cocôs de cavalos, por tudo quanto era lado e eu tinha perdido completamente a vontade de estar ali.
Como para mim, a primeira impressão nunca é a que fica, resolvi dar mais uma chance para ele.

Apresento o JARDIM DA LUZ. O que eu não sabia é que ele é o parque mais antigo de São Paulo. São 113.400 de pura vegetação densa.
O parque existe desde 1825, onde era o único ponto de lazer da cidade. Inicialmente, o projeto era para ser um Jardim Botânico cujas obras foram feitas por cidadãos comuns em troca de patentes.

No Jardim do Parque, é possível vários tipos de árvores como o jenipapo, a magnólia branca, entre outras. O parque é bem lindo, mas eu senti muita falta de identificação das árvores. Eu estou longe de ser botânica, mas eu curto árvores, então quero saber o nome de todas. Acho que pecaram nessa parte. Gosto de saber da região que elas vem.

Como no começo, havia somente árvores comuns, a ideia de se tornar um Jardim Botânico, logo foi derrubada e então, passou a se chamar Jardim Público. Em 1860, o terreno foi vendido para a Cia Inglesa para a construção de uma estrada de ferro que hoje, conhecemos muito bem, como a Estação da Luz que é lindíssima.
Com isso, a estrutura do parque foi mudada, destruindo várias árvores e plantas e os terrenos foram cedidos para a construção do que hoje é a Pinacoteca do Estado de São Paulo. Em breve, falarei dela por aqui.
Acreditam que só em 1883, os paulistanos tiveram a chance de visualizar o parque sob energia elétrica?

Na época, o café era o principal produto de exportação e com isso, o desenvolvimento chegava. No século XX, a crise do café atingiu São Paulo e com isso, o parque foi atingido também. Até a década de 1990, o parque não tinha sido revitalizado, dando abertura para drogas e para prostituição.

O parque foi tombado pelo Condephaat em 1981 e só em 1999, o restauro do parque foi aprovado, como recuperação de espécies vegetais, além da reforma dos sistema hidráulicos e elétricos. Afinal, são mais de 100 espécies de árvores. E nessa restauração, surgiu um aquário subterrâneo com 13 espécies de peixes.
Bem ao centro, um lago em forma de cruz de malta, conta com oito esculturas adornando os seus lados. Lindíssimo.
Ouvi falar que há muitos animais no parque. Na verdade, só vi pássaros, como eu vejo todos os dias. Disseram que há preguiças ali e sinceramente, se eu tivesse visto uma, eu não teria medido esforços para pegar uma dessa no colo. É um dos meu animais preferidos.
Eu não vi animais não. Acredito que não tenha. Não é como no Parque da Água Branca que já falei por aqui, que há gatos, galos, galinhas, marrecos, andando por aqui e por ali o tempo inteiro. Cadê esses bichos que deveriam andar por ali?

Além da gruta subterrânea,
o parque possui um aquário, um coreto lindíssimo, playground, sanitários, exposição permanente de esculturas, pista de cooper, entre outros.
Segue os destaques:
- No 1o domingo de cada mês, há uma exposição de carros antigos;
- Alongamento diário, às 7h00 da manhã;
- Bosque de Leitura aos sábados e domingos ( revistas e jornais à disposição).

Ah, destaco a gruta com uma cascata d'água que jorra quase 25.000 litros d'agua e atrás dessa pequena caverna, tem um mirante que dá para ver o parque todo.

Então, é isso. Para quem tiver afim de descansar, andar sem pensar em nada, fazer a sua hora de almoço em um lugar diferente, vá ao Jardim da Luz e aproveite a paisagem linda que existe ali.
Ainda bem que eu dei uma segunda chance para o parque. Eu perderia e muito se eu fosse cabeça fechada e desistisse de entrar ali.

Endereço: Praça da Luz, s/n - Bom Retiro
Horário de Funcionamento: Segundas-feiras: Não abre // Terças -feiras aos Domingos: 9h00 às 18h00
Telefone: 11 32273545
Ah, e se caso quiser tirar fotos, será preciso assinar um termo obrigatório. Puramente burocrático. É só para ter a segurança de que você não fará nada de errado.






Fico por aqui desejando que aproveitem muito bem o parque. Quero saber o que vocês acharam. Combinado? Até a próxima.

Beijos, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário