sábado, 18 de novembro de 2017

#83 CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

Olá, andarilhos! Um ótimo sábado a vocês! O que vão fazer hoje? Se liguem por aqui. São 83 dicas fantásticas para andar por aí e ser feliz.


Um das coisas que me deixam triste e irritada ao mesmo tempo é alguém virar para mim e falar que São Paulo não tem nada para fazer, que é feia, que não é colorida e que praia de paulistano é shopping.
Não queridos, praia de paulista é Ubatuba, Santos, Praia Grande, Caraguá e etc.. Caso eu queira ir para a praia é só descer para esses lugares que ainda fica em São Paulo. Enfim, São Paulo não precisa de praia; precisa de cultura, precisa de arte, precisa de gente consciente e inteligente para fazer essa cidade se tornar o que é de verdade.

Enfim, momento desabafo feito. É hora de mostrar um dos lugares mais bonitos que a cidade tem e um dos pontos turísticos daqui. Eu evito um pouco falar sobre os cartões postais, mas precisa, né?
Não sei dizer se é um dos meus lugares favoritos, mas eu curto bastante.

Apresento o CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL, também conhecido como CCBB para os íntimos. Foi inaugurado como centro cultural em 21 de abril de 2001. É relativamente novo.
De acordo com uma publicação inglesa, é a quinta instituição cultural mais visitada do país e a 69a mais visitada do mundo. Muito legal isso.
São mais de 4000 metros quadrados distribuídos em cinema, teatro com capacidade de 130 pessoas, auditórios, salas de vídeo, um café lindíssimo e uma bomboniere.

O edifício é extremamente antigo, foi construído em 1901 e comprado pelo Banco do Brasil em que funcionou de 1927 até 1996. Era o único banco com sede própria, até então.
O prédio, ali no Centro de São Paulo e as ruas em volta são recheadas de uma história riquíssima que envolve barões de café, principal produto exportação daquela época, preocupadíssimos com o mercado imobiliário.

A ideia de transformar o Banco em um Centro Cultural, começou a ser pensada em 1992, depois que a agência bancária parou de funcionar devido o congelamento de depósito de clientes na época do Plano Collor. Só quem é dessa época, sabe o que o Plano Collor significou. Pergunte aos seus pais ou para seus avós.

Sua arquitetura é simplesmente fantástica. De técnicas francesas, caracteriza um período arquitetônico do século XX. O espaço mescla estilos Art Noveau ( motivos florais ) e características Art Decò ( figuras geométricas ). Preste muita atenção na entrada e nos lustres. São perfeitos. Carregue bastante a sua câmera, se tiver ou o seu celular e tire bastante fotos.

O Centro Cultural foi tombado em 2004 e desde então, pouca coisa foi alterada, apenas reparos técnicos como equipamentos elétricos, instalação de elevadores, entre outros...

Você irá andar bastante... Aproveite para relaxar, tomando um café olhando o movimento e comprar souvenires na lojinha que tem ali. Tem coisas bem bacanas. Todo museu que eu vou, faço questão de comprar pelo menos, um lápis.

Uma coisa bem incrível que o espaço está oferecendo é a exposição da artista paulistana Amélia Toledo de 90 anos de idade. "Lembrei que eu esqueci " expõe pinturas, esculturas e instalações divididas em blocos com materiais inusitados como pedras, vidros e algodão, trazendo materiais temáticos. A exposição está nos 4 andares do Centro Cultural, além do subsolo, onde fica o cofre. Eu morro de medo desse cofre, me dá pânico, fico pensando em que alguém pode me fechar lá dentro. Só entro acompanhada e mesmo assim, me causa desconforto.
As pedras são lindas e algumas peças podem ser tocadas. Eu já comentei o quanto eu amo museu interativo, não disse? Sou muito sensorial e eu preciso ver com as mãos tudo aquilo que está minha frente.
A exposição trata obras e peças da artista, ao longo de 60 anos de trabalho. Vale a pena conferir.
Só a arte pode nos livrar e nossas amarras e ter o pensamento livre e despido de qualquer preconceito, julgamentos e pudores.
Arte salva, arte é vida, arte pulsa, a arte precisa existir.

Então, é isso  andarilhos. Pegue uma tarde e conheça esse lugar com uma beleza arquitetônica ímpar e encha sua bagagem de conhecimento, cultura, arte e diversão. Depois, vá tomar o seu cafezinho naquele ambiente charmosíssimo, olhando aqueles edifícios com milhões de anos de história.
Caso você não for de São Paulo, há um CCBB no Rio de Janeiro, no Distrito Federal e se eu não me engano, em Minas Gerais também.

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Próximo ao Metro Sé ou São Bento.
Horário de Funcionamento - De quartas-feiras às segundas-feiras: Das 09h00 às 21h00 - Terças-feiras não funciona.
Telefone: 11 3113 3651
Sie do estabelecimento: www.centroculturalbancodobrasil.com


Espero que vocês tenham gostado da dica de hoje e aproveite tudo aquilo que o Centro oferece de melhor.

Beijos, beijos, beijos!

























Nenhum comentário:

Postar um comentário