sábado, 17 de fevereiro de 2018

#100 TEMPLO ZU LAI

Hello, andarilhos! Vocês estão bem? Estão nessa de bloquinhos e folia ainda? Já não chega?


PARABÉNS PARA NÓS. CHEGAMOS AO POST NÚMERO 100. QUERO AGRADECER IMENSAMENTE POR FAZEREM O BLOG CRESCER E POR ME FAZER ACREDITAR QUE ELE VAI CHEGAR EM ALGUM LUGAR A QUALQUER MOMENTO. QUERO LEVÁ-LO PARA TV. EU PRECISO LEVÁ-LO PARA A TV. QUERO TRANSFORMÁ-LO EM ALGO TELEVISIVO. REDE GLOBO, MULTISHOW, SBT, GLOBOSAT, O QUE FOR, ME NOTEEEEEEM! CONTINUEM LENDO, APOIANDO, DIVULGUEM PARA OS AMIGOS, INTERAJA, O BLOG TAMBÉM É SEU. QUERO SABER O QUE VOCÊS ACHAM DELE E O QUE FAZEM PARA SE DIVERTIR. ALGUM LUGAR DIFERENTE OU CURIOSO PARA INDICAR?

Andarilhos, são 100 postagens. Fico imaginando e me perguntando qual é a quilometragem que eu já andei. São 100 lugares completamente diferente uns dos outros. Uns são mais legais, outros são de menos. Já fui em lugares que eu achei que seriam o máximo e foram uma decepção total e tiveram lugares que eu não dava nada e que me surpreenderam completamente. Acho que essa é a graça, não é? E vem muito mais por aí... continuem lendo e por favoooooooor, comentem alguma coisa. Conversem comigo, vai?
Bom, vamos ao resultado da enquete. Há 2 semanas, fiz uma votação: qual lugar deveria ser homenageado no centésimo post. Templo Zu Lai ou Theatro Municipal? O resultado foi...


Eu não achei que eu deveria falar de religião por aqui. Cada um acredita ou não acredita no que quiser. Seja lá qual for o seu credo, se você é ateu, hindu ou bruxo, temos que respeitar aquilo que é incompreensível para nós. Fé é algo único e algo que não deve ser explicado, assim como o amor. Como a fé parte da vivência que temos e da experiência que cada um tem, não dá para impor a sua fé diante de outra pessoa. Ela nunca passou o que você passou e vice-versa. Respeito é bom e nada mais lindo do que respeitar e saber que o seu Namastê tem a mesma importância que o saravá do outro. O que será no final de tudo isso? Um dia vamos saber. Estamos pensando muito no Juízo Final e estamos esquecendo do agora, de consertar nossas atitudes, nossos pensamentos e esquecendo do quanto somos mesquinhos e intolerantes. Será que vamos mesmo para o Céu? Não somos aptos a entender isso.

Seja lá você evangélico ou católico, adepto do camdomblé ou do espiritismo, precisamos nos unir e entender que todas as religiões pregam algo único, só que de maneiras diferentes. Eu tenho minha fé, fui para a igreja durante muitos anos e hoje tenho uma grande preguiça. Eu oro sempre que dá e converso com Deus o tempo inteiro. O tempo todo. É um bate papo sem fim. E é legal.

O lugar que venceu a enquete é um reduto de paz, tranquilidade e harmonia. Acho que deveríamos aprender mais com os budistas. Tudo o que eles querem é paz interior, luz e harmonia. Mais nada. Vamos desapegar das coisas e dos outros e nos concentrar o que é realmente importante de fato. No dia que todo mundo entender que não são milhões de dólares que te deixarão feliz e que um Fusca te leva para o mesmo lugar do que uma Ferrari, as coisas ficarão cada vez mais fáceis. Os princípios são bonitos e deveriam ser postos na prática. Vamos aprender a ser livres.

Enfim, apresento o vencedor da enquete. TEMPLO ZU LAI. Um dos lugares mais lindos que eu já vi.

ZU LAI ( significado ): Do chinês para o português: aquele que foi/veio.


O Templo Zu Lai foi inaugurado em 05 de Outubro de 2003. É o maior templo budista da América Latina com 10.000 de área construída, ocupando um terreno de 150.000 metros quadrados.
O templo é ligado ao Monastério Fo Guang Shan, com raiz no Budismo Mahayana. Sua intenção para os adeptos, frequentadores e curiosos é mostrar os ensinamentos e divulgar os princípios do budismo através da educação, cultura, filantropia e purificação espiritual.
Eu não sou budista, mas eles pregam o que muitas igrejas deixaram de pregar. Ensinamentos que ficaram perdidos: tolerância, respeito e amor ao próximo. Essas três palavrinhas deveriam ser a base da educação e filosofia de vida de qualquer um. Não é preciso ser muito inteligente para perceber isso.

A história do templo começa há mais de 20 anos, quando um mestre muito importante veio ao Brasil a convite e para prestigiar a oficialização de um monastério. Um casal, discípulos do mestre, estavam presentes na cerimônia e muitos alegres ao ouvir as palavras do mestre na realização da cerimônia, resolveram doar o sítio da família para ele. E assim, no futuro se transformaria no templo lindíssimo que vemos hoje.
Desde então, o Templo tenta conservar a tradição milenar e realiza práticas e cerimônias para os adeptos. Então, desde a sua criação se baseia em quatro pilares, sob os "Oito Preceitos": cultural, educacional, ações sociais e das práticas religiosas. Acho que desapego também é uma prática cada vez mais difundida.

Ao longo de 11 anos de existência, com uma divulgação ampla e o número de adeptos cada vez maior, o espaço ficou inviável e já não comportava mais tanta gente. Em maio de 2000, procuraram um novo terreno e tiveram como base as construções orientais da Dinastia Tang ( não o suco) e foram construídos por engenheiros brasileiros, taiwaneses, chineses e japoneses, além de ajuda dos 4 cantos do mundo ( Brasil, Paraguai, Argentina, EUA, entre outros).

Eu sempre via por fotos e achava realmente muito lindo, mas por foto, não é a mesma coisa que ver pessoalmente. A imensidão do templo é algo inacreditável. As esculturas são chocantes. Até as cores são diferentes. Parecem ter vida e conversam com você.

Logo que chegamos, a cerimonia já tinha  começado. Meu andarilho é budista, mas eu não. Então, não participamos. Acredito que só quem já está acostumado a participar. O local é aberto, então dá para ver o ritual. Você não pode se aproximar muito. Se der um respiro diferente, as pessoas que tomam conta do salão, já pedem para se afastar. Eu achei isso um pouco irritante. Mas, como eu sou visita e estava pisando num solo sagrado do qual não estou acostumada, deixei pra lá. Eu brigo internamente. O que é um pouco contraditório dentro de um templo budista.

Preste bastante atenção na roupa que está usando. Eles não toleram decotes, regatas, saias muito curtas ou bermudas. Eu acho certo. Tudo bem que não é uma igreja, mas é um local de muita espiritualidade. Não dá para ir de qualquer jeito. OK, eu estava de regata, mas estava de calça larga, então ninguém reclamou.
Se desconecte um pouco e presta atenção nos cânticos ou mantras. É admirável a capacidade dos monges a cantar por horas. Percebi que eles também batem um uma espécie de tambor. Acredito que deve doer o braço, pois ficam assim durante um bom tempo.

Chegamos lá achando que não tinha muita coisa a ver ou fazer. Há tanta coisa que você fica até meio perdido. Primeiro, que tudo é fotografável. Então, esqueçam as horas e escolham as melhores poses e os melhores ângulos.
O Jardim parece o paraíso. É perfeito. Acredito que exista milhões de lugares perfeitos no mundo e acho que esse configura entre eles.
Há muitos jabutis no lago e eles são bem fofos. Até fazem pose. Para quem tem medo de aranhas, esse não é lugar indicado. Tem várias delas e eu que não ligo muito, não gostei. Elas são gigantescas. Passeie pelo Jardim, preste atenção nas esculturas e nos diversos Budas ali espalhados. São vários. Não são um só.
Conhecemos apenas um, a representação do homem gordinho.
Para saber mais sobre o Budismo e suas variações, funciona o Museu de Arte Budista que conta toda a história da religião, como é o pensamento e explica todos os níveis de espiritualidade. Tem muitos objetos, o que eu achei bem legal por ser um espaço bem pequeno. Ali dentro, é proibido tirar fotos. Até tentei, consegui discretamente, mas apaguei. Eu me senti culpada, então o arrependimento bateu e resolvi descartar a foto. Não façam o que eu fiz, ok?
Para quem curte a história das coisas como eu, dá para ficar um tempinho bom no Museu.

Como tenho certeza de quem vai até ali é para ficar o dia inteiro, obviamente precisa matar a fome Eles servem almoço vegetariano. O refeitório é gigantesco e como sempre vai muita gente, aconselho a ficar perto da cozinha, assim que abrir, para evitar filas. A comida é uma delícia e a trilha sonora é oriental. Antigamente, o almoço era gratuito, mas como o templo não recebem auxílio nenhum do nosso governo lindíssimo, acho muito mais do que justo para manter um local tão sagrado e importante funcionando.
O valor do prato é R$30,00. Tem restaurante no Centro de São Paulo que é muito mais caro do que isso, então compensa e muito.
Há a Cafeteria também, onde pães feitos pelos monges são vendidos. Muito mais baratos e menos abusivos do que os pães feitos pelos Monges do Mosteiro de São Bento. Comprei um e achei bem gostoso e tomamos raspadinha de uva. Bem coisa de criança mesmo.
A lojinha de souvenires é uma graça. Os preços são acessíveis. Meu andarilho comprou 3 camisetas com ideogramas orientais e eu comprei um leque branco lindíssimo para minha mãe, por R$10 reais.

Outras coisas que não são permitidas: animais de estimação, fotos, fazer piquenique, demonstrações de afeto como beijo e abraços, posturas inadequadas e não fazer barulho na porta da sala de cerimônias.
Fotos são permitidas dentro da área aberta, desde que seja para uso comum. Nada de drones, fotos para comerciais, books e ensaios. Acho um pouco de folga já.

O templo também se mantém ministrando cursos, como Tai-Chi-Chuan. Eu tenho vontade de fazer, deve queimar várias calorias. Eu pude assistir a apresentação e é algo muito legal de assistir. O Ano Novo Chinês está aí. Dia 25 de Fevereiro terá a celebração. Acho que é um programa muito legal de se fazer. Então, se programe.

Andarilhos, então é isso. Por mais que eu fale e tente descrever, as palavras seriam poucas para dizer como tudo é maravilhoso. Só vendo de perto mesmo para entender o que é aquilo. Não tem como explicar.

Endereço: Estrada Fernando Nobre, 1451 - Parque Rincão - Cotia
Telefone: 11 3500 3600
Acesso pelo km 28 da Raposo Tavares
Há um ônibus que sai da Liberdade. Ele fica atrás da Ikesaki ( loja de cosméticos ) e é cobrado R$15,00 por pessoa. Tem 46 lugares, então aconselho chegar bem cedo. O horário de saída é 8h30, mas chegue uma meia hora antes para garantir o seu lugar. O horário de volta é 16h00. Então, se programe.
Site do Templo ( toda e qualquer informação sobre cursos estão lá): http://www.templozulai.org.br
ENTRADA GRATUITA

Então, se desconectar é preciso. Sair dessa rotina louca é extremamente importante para o descanso da nossa mente.
Entre em contato consigo mesmo e veja o que sua alma pede. É muito importante escutar e sentir isso. Estar em um ambiente de paz ajuda e muito. É importante conhecer novas culturas, religiões e pessoas. Traz amadurecimento pessoal e espiritual. Tem pessoas que viajam o mundo inteiro e não conseguem encontrar isso. Talvez isso esteja perto de você. Em São Paulo, em Cotia. Ouça o chamado. Não é tão difícil.

Depois, voltem aqui e me contem o que acharam, certo?


Beijos, beijos, beijos!

















Nenhum comentário:

Postar um comentário