quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

#101 PARQUE TRIANON

Hello, andarilhos! Como estão pós Carnaval? Conseguiram sobreviver? Espero que sim.


Eu sempre disse por aqui que eu evitaria os pontos turísticos. Enquanto os outros estão correndo atrás do vermelho, estou indo atrás do azul. Estou indo atrás de cor que não existe. Fazer pesquisas sobre que lugares ir é o mais difícil, já que lugares escondidos e curiosos geralmente não estão nos guias turísticos. Mas, como eu amo fuçar por aqui e ali, eu acabo descobrindo coisas do arco da velha. E não consigo parar. Chego a ficar cansada, mas é divertido. Não sei onde vai me levar, mas espero que seja para um lugar bom.
Não é que eu quero ser a diferentona. É que eu curto opções e o "e se...". Meu cérebro está sempre trabalhando em busca de algo que não é o que falam para mim. Talvez por isso, eu não gosto do igual...
Não consigo entender como as pessoas gostam de viver amontoadas, por exemplo, em um bloco de Carnaval. Isso jamais vai entrar na minha cabeça. Não é nem mais pela música. É pelo jeito que a cidade fica, os atropelos, os excessos, o exagero... enfim. É também como no Instagram: sigo muitas contas de viagem e diariamente vejo os Stories de umas 20. Algumas delas, estão nos mesmos países e é incrível como todas mostram a mesmíssima coisa. A mesma praia, as mesmas festas, os mesmos restaurantes, enfim... fica na minha cabeça: será que é só isso? Não tem museus legais, outras praias a serem apresentadas, livrarias, parques...? Meu Deus! As pessoas viajam errado. Eu jamais pediria uma música brasileira se eu fosse numa balada asiática, por exemplo. Se eu viajei para o exterior, tenho que conhecer a cultura de lá e desapegar um pouco da minha aqui. Foi para isso que eu viajei, afinal de contas.

Tudo isso, para dizer que, Graças a Deus, muitos países estão lendo e chegam no blog, talvez, pela curiosidade de conhecer mais sobre os pontos turísticos. É claro que terá, mas quero mostrar que São Paulo é muito mais do que um MASP, um Parque do Ibirapuera, um Museu do Ipiranga ou um Terraço Itália que eu dificilmente irei entrar um dia. Acho que não tenho nem roupa para entrar lá. Não será aqui que vocês irão encontrar turismo de luxo. Não gosto de lugares que pagam para respirar, maneira de dizer.

O lugar de hoje é muito turístico e já que tenho me interessado muito por parques, apresento o PARQUE TENENTE SIQUEIRA CAMPOS.
Ou mais docemente conhecido como PARQUE TRIANON. O nome oficial é homenagem ao militar e político que participou de uma revolta em 1924.
O parque foi inaugurado em 03 de Abril de 1892, um ano depois da estreia da Avenida Paulista por aqui.
Na época, São Paulo dominava com o cultivo e a distribuição de café e como sempre fomos muito influenciados pela cultura americana e europeia, o jardim ficou com ares ingleses. Não à toa, a construção ficou sob responsabilidade do arquiteto francês Paul Villon. Diz a lenda, que documentos antigos, o parque ficou conhecido como Parque Villon.
O nome Trianon vem do Clube frequentado pela elite paulistana na época. Barões do café, intelectuais, artistas e madames patricinhas que não deviam fazer nada o dia inteiro, frequentavam o bar do clube. O MASP ainda não existia. Lina Bo Bardi ainda não tinha entrado em ação para construí-lo. Imagina encontrar com esse povo todo na época. Acho que teria sido muito legal conversar com todos eles.
Por muitos anos, ficou conhecido como o Parque da Avenida e foi palco de muitos eventos e grandes festas luxuosíssimas. O nome do bar frequentado pela alta sociedade se chamava Belvedere Trianon e ficou por lá até 1957, quando foi demolido para dar espaço ao MASP.
Eventos curiosos como corrida de automóveis aconteciam. Fico imaginando quais eram os automóveis e qual era a velocidade. Deveria ser engraçadíssimo ver aqueles carrinhos fofos competindo. Em comparação com os carros de hoje, deveria ser corrida de tartarugas. Digo, os carros não deveriam ter tanta potência. Sei lá, também não entendo nada de carros.
Outro evento importantíssimo que ocorre até hoje, a São Silvestre, aconteceu em 1924 com a largada dentro do parque. Logo em seguida, no mesmo ano, foi doado à Prefeitura que deu o nome oficial em 1931.

Esse cenário é muito discrepante. Um emaranhado de folhas em seus 48 mil metros quadrados, com vegetação pertencente a Mata Atlântica. Um oásis no meio de tantos prédios. Acho injusto falar que São Paulo não tem verde, não tem natureza. Tem e muita... é só saber procurar.
A flora é bem extensa. São 135 espécies de árvores e todas muito bem localizadas. Digo, há plaquinhas indicando o que é o que. Mas, ainda assim, prefiro o Parque da Água Branca. Todas as árvores estão muito bem descritas.
Podemos encontrar espécies ameaçadas como o palmito-juçara, chichá e cabreúva. O que eu pude reparar também é que há muitos jequitibás e cedros. Cada árvore mais linda que a outra. Há outras espécies das quais eu nunca tive ouvido falar como tamboril e seafórtia.

A fauna também é bem agitada. Apesar de estar bem no meio da Avenida Paulista, é um dos únicos locais que é possível a reprodução desses animais. Obviamente, não encontraremos macacos, o parque abriga 37 animais alados ( já fico imaginando fadas) como várias espécies de borboletas, morcegos e 28 tipos de pássaros como o tico-tico, sabiá e um que eu nunca ouvi falar também, o piriguari.

Além disso tudo, o parque oferece playgrounds ( só crianças até 10 anos pode entrar ). Fico chateada que uma criança grande não pode brincar no balanço. Qual é o problema? Podia fazer um balanço para adultos também, né?
Se alguém quiser se exercitar, tem aparelhos de ginástica à vontade. Acredito que não pode entrar com bicicleta e nem com animais. Eu nunca vi as duas coisas.

Por domingo, já que a Paulista fica livre de carros até às 18h00, o parque costuma receber 8.000 pessoas. É muita gente... imagino o quanto não recebe por dia ou por semana.

Então é isso: São Paulo é uma cidade apressada que mal tem tempo de observar os detalhes. Entrar naqueles oásis composto por pedras portuguesas, bem no meio da Avenida Paulista é algo que precisa ser vivenciado. Ter esse contraste é importante. Meditar é importante.
Tire um tempo para você e ande por ali calmamente. Respire. Preste atenção nas esculturas: o Fauno de Victor Brecheret. Tem esculturas dele no Largo do Arouche também. Lembram que eu fiquei com vergonha de tirar fotos, por causa de um monte de gente que estava ali perto?
E também a Aretuza do Francisco Leopoldo Silva. Essa é maravilhosa. Tente imitar a pose da estátua. Será engraçado.
Caso queira tirar fotos profissionais, é preciso assinar um termo de responsabilidade, como todo parque obriga. Fiz um ensaio lindíssimo em janeiro desse ano. Ficou show.

Outra estátua lindíssima e icônica é a que fica bem em frente. É uma obra em mármore do escultor Luigi Brizzolara, que representa Bartolomeu Bueno da Silva, mais conhecido como Anhanguera. A história dele é bem importante. Vale a pena procurar.

O bom também que há um posto policial em frente. Acredito que seja fixo. Então, fique tranquilo em seu passeio.


Endereço: Avenida Paulista ( bem em frente ao MASP, não tem como errar ) OU Rua Peixoto Gomide, 949 - Cerqueira César -  Linha Verde Metrô ( Metrô Trianon )
Horário de Funcionamento: Diariamente - Das 06h00 às 17h30
ENTRADA GRATUITA
Telefone: 11 3253 4973 // 11 3289 2160


Bom, andarilhos. Vivo dizendo que é preciso conhecer melhor a sua cidade e só assim, você irá se
 conhecer melhor. É preciso estar atento aos detalhes. Viver correndo não é saudável. Tirar um tempo para você só nos finais de semana é perder um tempo precioso da sua vida que não voltará mais. Tenha essa consciência. Tire 5 minutos para ver o céu e mesmo que seja na hora do seu almoço, vá para o parque e tenha a sensação de que nada mais existe. Esqueça o barulho de carros, esqueça a lotérica, as contas para pagar e escute os pássaros, veja o que passa desapercebido na sua vida, cuide mais de você, mesmo que seja 15 minutos. Respire, esqueça um pouco do seu celular e viva. Você merece.

Depois voltem aqui e me diga o que acharam. Conversem comigo. Deem sugestões. O que vocês gostam de fazer? O que é legal ser mostrado por aqui?

Beijos, beijos, beijos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário