sábado, 3 de fevereiro de 2018

#96 PARQUE ESTADUAL DO BELÉM

Olá, andarilhos. Um ótimo sábado a vocês! Aproveitem e descansem bem.


Eu já disse por aqui, diversas vezes que eu sempre fui muito urbana e que nunca liguei muito para parques, ficar em contato com a natureza e coisa parecida. Não me ligava em nada disso, até começar a pensar em fazer o blog. Nisso, descobri que aqui em São Paulo há mais de 100 parques e praças explorando para serem explorados. Do nada, resolvi que era a hora de investir mais em flores, plantas e árvores. Eu virei a louca das árvores.
O lugar de hoje é outro que sempre passou desapercebido por mim. Durante 4 anos foi o caminho de ida e volta do trabalho. Como eu odeio metrô, eu pegava o ônibus por ser mais confortável e ficar menos amontoada e com menos gente te apertando. E, da janela, via aquele lugar gigantesco com uma Fábrica de Cultura lindíssima ao lado.
E, claro, fiquei curiosa em conhecer. Demorou 5 anos para que eu pisasse ali pela primeira vez. Tempo demais...
E o melhor é que fica na Zona Leste, que para muitos, só a Mooca e o Tatuapé é que importam. Não, não...


Apresento o PARQUE BELÉM. Incrivelmente, não se fala muito dele pela Internet. O Parque foi inaugurado no dia 23 de Junho de 2012. É relativamente novo.
Com um investimento de 37 milhões e um espaço de 210 metros quadrados de área verde, também existe a Fábrica de Cultura, um edifício estruturado e destinado às artes. Um prédio que oferece cursos gratuitos de teatro, xadrez, dança, circo, artes plásticas, entre outros. Até a década de 1930, era um reformatório feminino e se eu não me engano, já foi a Febem. Então, em um período de 103 anos foi do Instituto Disciplinar.

Confesso que ao entrar não me senti muito à vontade. É um pouco estranho quando eu vou a um lugar novo separada do meu andarilho. Me sinto um pouco desprotegida. É sério, mas não sou uma menina indefesa. Longe disso...
Nos encontramos depois, pois ele estava dando aula ao ar livre para os seus alunos. Para quem não sabe, ele dá aulas de taekwondo. Faixa preta, se graduando a mestre e faixa azul de hapkido. Demoramos a nos encontrar, o parque é bem grande e de acordo com o local que ele me informou onde estava, andei um pouco para encontra-lo. Tenho problemas em seguir direções e chegar até ele foi um pouco complicado, pois estava andando em círculos. Só depois que nos encontramos que consegui relaxar e curtir o parque.
Resumindo tudo: Era medo mesmo. Eu tenho dessas coisas de vez em quando.


Lá é bem arborizado e existem parques que não tem uma estrutura grande para esportes. O que é bem diferente por lá: 1,5k  de ciclovias para bicicletas e patins, pista para skate, 1.5km de pista de corrida, várias quadras de futebol, equipamentos de ginástica para terceira idade e dois playgrounds. Há banheiros espalhados e com bom estado.
Os bebedouros não funcionam. Na dúvida, leve a sua garrafinha de água. Os únicos bebedouros que funcionam ficam na parte da administração do parque.
Ah, caso queira tirar fotos, é preciso assinar um termo de responsabilidade. O mesmo termo que os parques obrigam para capturas profissionais. É gratuito.

Eu não vi lugares para comer. Apenas um food truck que vende hot dog e acredito que não estava aberto no dia. Acho que para um passeio como esse, compensa mais fazer um piquenique. Mas, mesmo assim é um ponto negativo.

O parque aceita a visita de cachorros, desde que esteja devidamente com a guia e com focinheira, caso seja um bichinho muito grande ou muito bravo. Cautela é sempre bom. Sempre tem aqueles que burlam regras... mas não custa nada respeitar. É só uma focinheira. Seu cachorro está protegido, pessoas estão protegidas e você não irá ter que perder tempo em uma delegacia explicando o porquê seu cachorro bravo comeu uma pessoa.


Outra coisa: Soltar pipas, fazer seu churrasquinho e ambulantes são extremamente proibidos. Então, já sabe, assar aquela carninha depois do futebol, never!

Existem diversos tipos de árvore, mas eu sempre acho que parques pecam um pouco em informar a identificação. Eu sou curiosa, preciso saber que tipo é e de onde vem. Um salve para o Parque da Água Branca, os Jardins da Prefeitura e para o Trianon que está na lista e que em breve, falarei por aqui. Aplaudo de pé.

Eu adorei o parque. É muito bom andar por lá e ver o quanto é espaçoso. Você vai se admirar com a quantidade de bolivianos jogando futebol. Nem parece que estamos nos Brasil. Eu adoro esse povo. Bolívia é um sonho de consumo. Não, povo, meu sonho não é Paris ou Londres.

Enfim, voltando... o lugar é ótimo para fazer fotos lindíssimas. A fauna também é bastante intensa. Tire fotos  quanto puder. Há vigias andando pelo parque todo, então não há com o que se preocupar. Respire o ar puro e se desconecte. Há espaço para leitura. É ótimo para ficar horas mergulhada em alguma história boa. Ou simplesmente desligue a mente. Se puder...

O parque também tem um pequeno estacionamento. Se vier de carro, é só dar uma parada no Portão 1.

Como a Fábrica de Cultura é do lado e caso tenha interesse em fazer algum curso e se atirar no mundo das artes, é só entrar em contato: 11 26182447

Endereço: Avenida Celso Garcia, 2593
Telefone: 11 2081 2441
Site: https://www.facebook.com/parquebelem
Horário de Funcionamento: Aberto todos os dias: 6h00 às 20h00








Bom, mais um parque para a conta. É muito bom ficar ali e conhecer lugares novos. É maravilhoso sair do óbvio. Voces não sabem como fico feliz em indicar um lugar não clichê. Aproveitem o final de semana e vão curtir um dia verde maravilhoso. Pegue seu pet, seu amor, sua família e ande de patins, bicicleta e caminhe. Saia do shopping e veja o que ar livre proporciona.
Ah, e se caso não tomaram a vacina da febre amarela, como eu, passe repelente. Muito repelente, OK? Recado dado.

Me contem se gostarem, ok?

Beijos, beijos, beijos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário