Enfim, já disse diversas vezes por aqui que eu iria fugir como um demônio foge da cruz ( seria vampiro, né?) e evitaria o máximo, colocar pontos turísticos. Sei lá, parece ser tão saturado, as mesmas fotos, tiradas em diversos ângulos e todo mundo parece que fala sempre a mesma coisa. Eu não queria colocar esses pontos turísticos. Não sou guia e nem sou formada em turismo. Sou formada em Rádio e TV. Quero levar entretenimento e entretenimento na linguagem da TV, precisa mostrar o novo, o diferente, o cultural, o bizarro e como eu não gosto de pessoas que não são curiosas, preciso mostrar essa curiosidade para quem acompanha o blog. Quero aguçar sentidos, sentimentos, memórias e sensações. Ao mesmo tempo, tem muitos estrangeiros candidatos a turistas por aqui e eles vem por causa desses pontos turísticos e sou um pouco obrigada a mostrar o que é falado. Mas, me acompanhem que as coisas por aqui são um pouquinho diferentes do que se vê por aí afora.
ANTIGO BANESPÃO
É o 3o maior arranha-céu de São Paulo e o 6o maior do Brasil, perdendo para o Millenium Palace de Santa Catarina.
Ele começou a ser planejado em 1939, para sediar o Banco do Estado de São Paulo, por isso o nome, Banespão. Sua inauguração foi 8 anos depois, em 27 de Junho de 1947. Inspirado no Empire State Building e durante uma década, ele foi considerado o prédio mais alto da cidade com seus 161,22 metros de altura, até o edifício Mirante do Vale ser inaugurado em 1960, título que detém até hoje. Infelizmente, o Mirante do Vale não é aberto à visitação. Apesar de ser um prédio comercial, pouco é falado dele. Acho que deveriam dar uma atenção maior, sendo o prédio mais alto de São Paulo.
Nos anos 1950, a famosa torre, foi ocupada pela TV TUPI e logo no começo de suas atividades, havia um letreiro em néon com o nome do prédio. Só em 1960, o nome foi mudado e rebatizaram como Altino Arantes, que foi o primeiro presidente brasileiro do banco, já que a maioria dos acionistas eram franceses.
Só em 1970, que o prédio ganhou a famosa bandeira de São Paulo logo no mastro e que frequentemente é trocado, devido aos estragos causados pelo vento.
Em 1988, um lustre lindíssimo de 3 metros de altura com quase 2 toneladas foi instalado no hall de entrada do prédio. São 150 lâmpadas e quase 10 mil peças de cristais. Realmente, é muito lindo.
Só em 2011, o prédio foi tombado pelo Condephaat e se tornou patrimônio histórico e cultural da cidade. E depois disso, para revitalização do prédio, ele ficou fechado para o público durante dois anos consecutivos, impossibilitando a visita.
FAROL SANTANDER
E então, depois de 2 anos, é anunciado que o Banespão, agora, como Farol Santander que desde o ano 2000 assumiu a preservação, seria reinaugurado no aniversário de São Paulo, dia 25 de Janeiro. A visitação começou mesmo a partir do dia 26.
Dos 35 andares, 18 foram ocupados para ser um novo centro de lazer e empreendedorismo. Os valores dos ingressos variam conforme o que é escolhido para ver.
Como fazia muito tempo que eu não entrava ali e era a primeira vez do meu andarilho, resolvemos andar pelo prédio todo. Confesso que estava ansiosa.
2o e 3o andares
Logo de cara, em uma sala de led, com pisos de vidro e que me deram uma sensação de um leve sufocamento, uma linha do tempo é apresentada, através de vídeos, que conta a história de como tudo começou.
5o andar
Mobiliários feitos de jacarandá estão expostos ao público. A sonorização também é bastante presente. Nem dá para acreditar que eles emprestavam dinheiro à artistas, produtores e cineastas para iniciar suas grandes produções. Muito bom saber disso.
4o andar
21o andar
22o e 23o lugares
Esses dois andares são viagem pura. São dedicados a arte imersiva. É preciso ser muito mente aberta e estar preparado para o que é apresentado. Saia um pouco do pensamento comum e se transporte. Deixe-se levar. É difícil no começo, mas depois fica mais fácil. Os espaços de cada andar tem 300 metros quadrados e devem ficar 100 dias expostas. Essas exposições contam com o apoio da Lei Rouanet. Essa mesma que os artistas sofrem para conseguir e não mamam na teta do governo. Gente, sem isso, a arte aqui no Brasil NÃO FUNCIONA!!!!
Não dá para ficar explicando muito. É a mesma coisa que tentar explicar o sentido do amor ou da vida.
25o andar
Outra boa notícia é que agora dá para se hospedar no Farol. O andar tem 335 metros, com um estilo art decò ( cores discretas, formas geométricas e florais ). Deve ser uma experiência incrível se hospedar tendo essa vista panorâmica de São Paulo. Terá serviços de camareira e limpeza para garantir o conforto dos hóspedes.
26o andar
Acredito que esse seja o andar mais esperado. Finalmente, o mirante que dá acesso a olhar para uma São Paulo surpreendente.
Pois é, para quem visita pela 1a vez pode ser a coisa mais linda mesmo. Mas, para mim, que visitou alguns anos atrás e o mirante ficava no 34o andar, foi um pouco decepcionante. É uma sensação parecida em comer macarrão depois de uma lasanha.
Deram um espaço gigantesco para o café e o mirante foi mal aproveitado. Porque não puseram esse café num andar dedicado a ele e emendava com um restaurante junto?
Aí, davam um espaço maior a esse mirante e que caberiam muito mais pessoas e não havia a necessidade de todo mundo ficar apertadinho, brigando por espaço para tirar a bendita selfie. Eu não entendo o pensamento desses arquitetos.
O café é um tanto quanto confuso também. Até iríamos tomar um café ali, mas o atendimento é demorado. A menina estava toda enrolada com uma nota que havia sido cobrada errado e não tinha ninguém para ajudar. Tanto que nos mandaram escolher uma mesa para ser atendido pelo garçom. Era só um café. Não precisa de garçom para isso.
Então resolvemos ir embora e tomar café num boteco mesmo ali na Sé.
Outra coisa que, para mim, deveria ser evitada a fadiga, é a checagem do ingresso em cada andar que vamos. Não precisa disso. Se estou lá pelo 22o segundo andar, é óbvio que eu passei por outros andares antes e não subi aquilo tudo à toa. Vamos facilitar a vida.
Ah, lembrando que para visitar o prédio todo, o ingresso custa R$25,00. Só o Mirante é R$15,00 e as exposições são 17,00.
Para quem quiser conhecer:
Horário de Funcionamento: Terças-feiras aos Domingos: Das 9h00 às 19h00. Segundas-feiras: Não funciona. Já vi em sites que os horários estão diferentes. Mas esse horário que está aqui é do site; podem confiar.
Email:farol@santander.com.br
Telefone: 11 3553 5627
Site: https://farolsantander.com.br
Beijos, beijos, beijos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário