sábado, 24 de fevereiro de 2018

#102 CASA DA IMAGEM

Olá, andarilhos! Tudo bem? Um ótimo sábado a vocês!


Eu sempre repito por aqui, quase que como um mantra, que eu amo lugares diferentes. Apesar de ser turístico, o lugar de hoje também não é muito conhecido.
Menos conhecido do que o Páteo do Colégio e o Solar da Marquesa de Santos e é tão pouco falado que quase não tem informações dele pela Internet. Eu não vejo gente falando que vai sair de casa para conhece-lo.
Bom, o lugar de hoje é mais um sítio arqueológico. Ah, andarilhos, eu amo um sítio arqueológico. Fico encantada com esses lugares que eram tão rústicos no passado. Fico alucinada com as coisas encontradas debaixo do solo. Já falei por aqui que eu sempre saio doida e que eu fico super curiosa com o que tem debaixo do chão da minha casa, já que foi um presídio e logo depois um cemitério. Sim, segundo meu avô, minha casa foi construída em cima de um cemitério. Sempre escuto barulhos esquisitissimos, mas... isso é outra história.

O lugar de hoje é mais um sítio dos dezessete pertencentes do Museu da Cidade de São Paulo. Já fui em sete deles. E todos eles respirando arte e história.

Apresento a CASA DA IMAGEM.

Logo explicarei o porquê de se chamar Casa da Imagem. Vamos do início. Também é conhecida como Casa no1.
Ela tem esse nome por causa de seu antigo número (1) e ficava na importantíssima e antiga Rua do Carmo.
Segundo documentos, essa casa linda e imensa que possui 3 andares, é de 1689. Faltavam 296 anos para eu nascer. Gente, muita loucura.
Sua construção foi feita através de taipa de pilão ( areia, barro e argila ) como a maioria das casas nessa época. As construções paulistas tinham essa característica e esse tipo de material foi utilizado até o século XIX.
A casa pertenceu a vários donos e chegou a ficar abandonada por 13 anos, até que foi instalado no imóvel, o Colégio Paulistano. No fim do do século XIX, o imóvel passou a ser do Governo de São Paulo e pertenceu a Companhia de Gás até 1910. Depois disso, vários órgãos da Polícia passaram por ali até 1970. Em 1974, o Instituto Genealógico Brasileiro e a Academia Paulista de Direito teve o direito ( trocadilho?) de utilizar os serviços por ali.
E assim, de novo, a bendita ficou abandonada por mais dois anos. Em 1976, a recém criada Secretaria de Cultura instalou-se ali e aí, então, a casa começou a ser objeto de estudo e descobriram que ela precisava de restauro, novas pinturas, recapagem e que o edifício precisava ser remodelado para um  futuro projeto que começava a ser criado.
Sei lá, acho que depois de tanta gente ter passado por ali, era impossível que tudo estivesse realmente bonitinho. Alguma coisa teria que ser feita.

Então, o restauro foi concluído em 1980 e oficialmente passou a pertencer ao Departamento de Patrimônio Histórico.

É claro que eu resumi tudo. Não dá para colocar 290 anos até 1985 em um blog. Não estou muito a fim que vocês durmam.

Sua arquitetura é única. O estilo é o eclético e os seus três andares remontam aos chalés que surgiram no interior da Europa no século XIX. O Centro Velho de São Paulo guarda muita coisas incríveis, parece mesmo que estamos no século XIX. Mas, tudo se contrasta com o novo. Só que, particularmente, essa rua, nos faz realmente pensar que estamos em 1940 ou 50. É como se um teletransporte viesse e nos sequestrassem. Já imaginou andar de bonde? Acho que essas é uma das ruas mais lindas de São Paulo. Outra rua que é lindíssima é a Avanhadava, inspirada na Europa e dominada pela Família Mancini que comanda a P*** toda, com todos os seus restaurantes no mesmo endereço , por exemplo. Quero falar dela logo, por aqui.

Em 2006, foi pedido um novo restauro e conservação. As obras se iniciaram em 2009 e foram concluídas em 2011, quando finalmente se tornou aberta à visitação e assim, surgiu a Casa da Imagem.

Finalmente vamos descobrir o que é a CASA DA IMAGEM. Agora que vem a parte mais legal
Para quem é publicitário, curte boas fotos, publicidade ( a publicidade brasileira é considerada a melhor do mundo), propagandas antigas e história, a Casa da Imagem, nada mais é do que uma instituição voltada a memória fotográfica de São Paulo. Se bem que não é só daqui não, tem muitas fotos de propagandas antigas que nos fazem sentir uma nostalgia gostosa.
São 84.000 imagens expostas na parede que passou por uma detalhada técnicas de conservação e restauro. Na verdade, são 130 mil imagens que foram localizadas. O restante ficarão em um banco de dados para acesso e pesquisa na Internet. Nesse banco de dados, ao fazer a pesquisa, conseguimos encontrar os autores das imagens e saber o quão importante eles são para a nossa história.

É maravilhoso esse projeto. Saber que a nossa cidade está toda documentada em fotos é muito importante para analisar e constituir nossa história. Sempre digo por aqui que saber História é importante. Impede de nós cometermos bobagem. Ler, se informar e estudar o que aconteceu no passado é a melhor coisa para saber de nós mesmos. História não é decoreba e nem precisa saber tanto das datas. Esqueça isso.
Precisamos aproximar o paulistano de São Paulo. Precisamos apresentar direito São Paulo para o turista. O Brasil não é só Rio de Janeiro e esqueça que praia de paulistano é shopping. Não é! Não precisa ser.

É importante que o cidadão tenha conhecimento de seu acervo e de sua importância, entenda que é preciso preservar o nosso patrimônio e que ele faz parte de tudo isso.

Reserve pelo menos, duas horas para visitar tudo. É foto demais para ser analisada. Se vocês forem como eu e o meu andarilho, e que gosta de ver tudo com os mínimos detalhes, 2 horas ainda será pouco. Depois, se der tempo, vá ao Solar da Marquesa de Santos que eu já falei por aqui, em dois posts passados. Vá ao Beco do Pinto e depois vá tomar um café no Páteo do Colégio. Reserve um dia inteiro para isso. É muito bom ficar ali no Centro Velho de São Paulo. Lugares icônicos merecem nossa visita.

A Casa da Imagem foi tombada em 1992 e é considerada patrimônio histórico. Nada pode ser mexido, violado ou estragado.

Endereço: Robert Simonsen, 136B - Sé - Centro / Linha Vermelha do Metrô
Telefone: 11 3106 5122
E-mail: contato.casai@prefeitura.sp.gov.br
Horário de Funcionamento: Terças feiras aos Domingos: Das 9h00 às 17h00 // Segundas Feiras: FECHADO
ENTRADA GRATUITA
Há serviços educativos no local.

Então, é isso andarilhos. Tirem o dia para andar por ali e respire a verdadeira São Paulo. Vá conhecer esses lugares que fizeram e fazem nossa história até hoje. Tudo ali inspira para fazer fotos lindíssimas. Passe o dia pelos três ( Páteo do Colégio, Casa da Imagem e o Solar ) e me diga o que acharam, ok? Voltem aqui depois. Vou adorar saber das fofocas!

Beijos, beijos, beijos!









Nenhum comentário:

Postar um comentário