quarta-feira, 11 de abril de 2018

#115 CATEDRAL METROPOLITANA ORTODOXA GREGA


Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Já estão pensando lá no fim de semana?

Não sou uma pessoa muito religiosa. Deveria ser, mas se forçarmos uma coisa, ela não sai verdadeira e não é bom fazer algo que o nosso coração não sente.
O que importa é a nossa fé.  De vez em quando, a minha falha, mas acredito que é normal de todo ser humano. Não somos fortes o tempo todo.
Eu sempre gostei da arquitetura de igrejas e sempre quando posso, entro para fotografar. Não acho falta de respeito. Acho que a divulgação atrai pessoas e quanto mais pessoas buscarem algo para serem melhores, em algo divino ou superior, perfeito.

O lugar de hoje, apesar de sua imponência, vejo pouca gente falando nela. Aliás, pouca não. Até hoje não vi nenhum ser humano que tenha falado que foi a esse lugar que eu falarei hoje. Um local de paz, silêncio e meditação.


Vamos conhecer a CATEDRAL METROPOLITANA ORTODOXA GREGA? Apesar de fazer parte da rota turística de São Paulo, ninguém sabe muito do seu interior, da sua história e de sua importância para São Paulo e o mundo.
Inspirada na Igreja de Santa Sofia, construção bizantina ( resumindo a grosso modo, se caracteriza por mosaicos vitrificados e pinturas sacras feitas em madeira) localizada em Istanbul, na Turquia. Pelo amor de Deus, vão pesquisar mais sobre a arte bizantina, ok?
O projeto dela teve inicio nos anos 1940, sob orientação do engenheiro Taufik Caumasmie, graças a grande ajuda da comunidade ortodoxa e presidido por Assad Abdalla, presidente da comunidade ortodoxa aqui no Brasil.
Foi inaugurada em janeiro de 1954 e ao mesmo tempo, acontecia o evento do IV Centenário da cidade. A construção foi em homenagem ao apóstolo São Paulo, padroeiro da cidade. Aposto que vocês não sabiam essa.

Mas, Carol, o que significa ortodoxo e qual a diferença da Igreja Católica. Existe alguma relação com as duas?
O termo Ortodoxo, surgiu na Idade Média, e se tornou independente da Igreja Católica, mais precisamente no ano de 1054 e se desenvolveu lá no Leste Europeu ( Armênia, Bulgária, Letônia, Geórgia, Lituânia, Geórgia, Moldávia, România, entre outros ) Ainda vou conhecer esses países todos... Leste Europeu é a minha busca.
Os rituais são parecidos com a da Igreja Católica, mas ainda assim muitas coisas diferem: mas se fala que a doutrina é mais rígida. Também é monoteísta ( acreditam em Deus e Jesus Cristo ), mas não consideram o Papa como autoridade máxima e nem que Maria, a mãe de Jesus era virgem após a concepção. E eles usam a Bíblia como livro sagrado.
Na Igreja Ortodoxa, padres são liberados para o casamento, mas apenas os bispos são obrigados a manter o celibato.
Gente, isso é muito difícil. Ser celibatário deve ser tão cruel. Acho que ninguém deveria fazer isso consigo mesmo. Acho que é algo tão natural, como beber e comer, que sei lá, tudo que é reprimido demais, não faz bem. Bom, não dá para mandar na religião, né?
Sei lá, vocês acharam as regras mais rígidas do que a Católica? Achei a mesma coisa.
Toda essa diferença de regras é por que houve uma briga entre as Igrejas Cristãs que acabou dividindo as duas.
Outra coisa que eu reparei também, é a ausência de santos. Não existe imagens espalhadas pelas igrejas. Você não irá encontrar caso queira acender uma vela para algum deles e conversar. A única conversa que você terá é com você mesmo e Deus. Falar com o chefe direto é melhor do que falar do que os encarregados. Resolve.


Uma outra coisa incrível é a arquitetura. Seu interior é maravilhoso. Você fica horas olhando de boca aberta.
É todo revestido de mármore e sua particularidade está em parte do altar iconostácio que é todo feito a mão. Toda a arte e arquitetura me transportaram para dois lugares: Pernambuco com o seus teatros de mamulengos e eu consegui viajar para a Turquia, ali naquela hora. Deu a impressão que se eu saísse da igreja para a rua , eu veria os balõezinhos da Capadócia. Eu faço essas associações e realmente sinto que eu estou no lugar. É algo muito estranho.
A pintura interna é algo maravilhoso. O dourado e o azul bem clarinho predominam. Há um grande número de arcos e janelas que dão grandes dimensões. E o que dizer das portas? Quem me conhece, sabe que eu sou a louca das portas e tem uma mais bonita que a outra.


Entre 2000 e 2004, a Catedral passou por inúmeras reformas e um grande processo de restauração. A estrutura foi reforçada, a fachada e os afrescos originais foram recuperados junto com muros, portas e portões.
Holofotes foram inseridos e o local dos sinos também foi restaurado.

Uma outra história muito legal foi que, com o surgimento do comunidade árabe aqui no Brasil, jovens que não queriam realizar casamentos, festas, batizados de qualquer jeito, diziam que a Igreja Ortodoxa árabe era bem falha e que não era condizente com os ensinamentos deixados. E muito da tradição se perdeu. Oralidade, idiomas e tradição foram completamente esquecidas.
E então, o bispo daquela época resolveu fundar a igreja para que tivesse oportunidade de continuar com os ensinamentos , etnia, religiosidade e o idioma. A ideia inicial era que tivesse uma escola lá dentro que ensinasse árabe.

Experimente passar um pouquinho da sua tarde, olhando para aqueles afrescos, arquitetura e se dedique a ouvir o silêncio.
Apesar da grandiosidade da construção, o local é bem discreto. Não fica com as portas abertas como a Igreja Católica tradicional.
Quando eu e o meu andarilhos fomos, quebramos a cabeça com quem falaríamos e como faríamos para entrar. Depois de uns quinze minutos tentando encontrar alguém, demos conta que tinha uma guarita com um segurança dentro que nos autorizou a entrada, mas não permitiu que eu filmasse. Fotografar pode. Vai entender...
É uma pena que esse lugar não seja tão conhecido assim. Achei tão legal ficar ali vendo aquelas cores fortes e vibrantes. É bom se desconectar de vez em quando.
Não, eu não fico para acompanhar missas ou cultos. Meu interesse por igrejas são outros.
Com essa vida corrida que temos, os paulistanos, às vezes, não consegue olhar para os lados e enxergar detalhes e ver que mesmo monumentos famosos, passam tão desapercebidos e o que é uma grande pena.


Endereço: Rua Vergueiro, 1515 - Paraíso - Linha Azul do Metrô
Telefone: 11 59078610
E-mail: catedralortodoxa@uol.com.br
Site: http://www.catedralortodoxa.com.br
Horário de Funcionamento: Segundas às Sextas-Feiras: Das 10h00 às 13h00 e das 15h00 às 17h30 // Aos Domingos, são realizadas as Divinas Liturgias, sempre às 10h15


Então, é isso andarilhos. A Catedral é uma herança de fé para com o seu povo e é uma história linda que merece ser divulgada. Um lugar lindo que merece ser visitado.
Precisamos arranjar outros pontos turísticos que não seja apenas a Catedral da Sé e o Mosteiro de São Bento.
A Catedral precisa ser olhada com outros olhos. Lá dentro é outro mundo. Como eu disse acima, é bom desconectar-se e ouvir a voz do silêncio. Faz um bem danado para a alma.
Amo conhecer lugares diferentes assim e não vejo a hora de ir para a Turquia e ver uma igreja bizantina direto da fonte.

Vão e me contem como foi. Combinado?

Beijos e até sábado.









Um comentário:

  1. Muito bom o texto e o destaque para este momento. Alguns problemas: a igreja ortodoxa considera a Virgem Maria com muito mais valor do que a igreja católica. Para eles, ela é a mais vasta que o céu pois conteve no seu ventre aquele que nem o céu é capaz de conter. É a virgem puríssima. Dizer que a diferença entre a igreja católica e a igreja ortodoxa é por causa de uma briga, resumiu ao mínimo. Existem várias outras diferenças. Nem foi uma briga religiosa, foi por questões políticas. A doutrina das duas é bem parecida, acreditam praticamente as mesmas coisas. O ritual das celebrações é bastante diferente, na ortodoxa é mais místico. Eles não tem imagens de escultura, mas tem uma profusão muito maior de imagens chamadas ícones, que são pinturas de Santos ou cenas bíblicas nas paredes e no teto. Vale muito a pena conhecer.

    ResponderExcluir