quarta-feira, 18 de abril de 2018

#117 SHOPPING CIDADE DE SÃO PAULO

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Novidades aí do outro lado?

Eu canso de dizer por aqui que eu detesto shopping. E detesto mesmo. Acho que existem tantas opções legais de passeios por aqui na cidade, que eu acho um desperdício do tamanho do mundo ficar enfurnado em um, dando voltas. Eu acho triste... As pessoas precisam ser mais criativas ou precisam de um empurrãozinho para conhecer coisas novas.
Fico tão feliz com as ruas cheias. A Avenida Paulista mostra isso aos domingos. Paulistanos estão começando a tomar as ruas e os turistas finalmente, estão conhecendo São Paulo. Estou mega feliz.
São Paulo tem mais de 100 shoppings, 60 só na capital. É muita coisa. E veja só, em quase 1 ano e meio de blog, só falei de 8, incluindo esse de hoje. Isso só prova que há muito mais coisas mais interessantes a se fazer. Só é preciso estar disposto para conhecer. Aguçar a sua curiosidade.
E você deve estar se perguntando: "Se você odeia shopping, por que tem no blog?" E eu respondo: Porque precisa, oras. Por que as pessoas gostam e eu apesar de não gostar, eu sou louca por conhecer as coisas. Se recordam do lance da curiosidade? Pois então...  O que eu gosto é de sair de casa. Ponto.

Vamos lá... Vamos conhecer o SHOPPING CIDADE DE SÃO PAULO?

O Shopping nasceu em abril de 2015. Apesar de ser bem novinho, o terreno com certeza, não é. Aliás, marca o fim de uma grande era.
O local que hoje abriga o shopping foi a respeitada mansão do conde italiano Francisco Mattarazzo. Aquele mesmo do prédio que expliquei no post que hoje funciona a Prefeitura com seus jardins maravilhosos.
Inclusive escavaram o local e acharam tijolos com a inscrições IRFM, o que significa "Indústrias Reunidas Fábrica Mattarazzo". O diretor e dono do empreendimento guardou esse tijolo na sala dele. Meu Deus, isso é uma relíquia e não deveria ficar guardado em sala de patrão coisa nenhuma.
Para falar bem a verdade, acho que a última coisa que São Paulo precisa é de shopping e se houveram escavações e encontraram coisas que pertenceram a família, deveriam ter feito mais um sítio arqueológico bem no meio da Avenida Paulista. Seria no mínimo inusitado e curioso. O Museu da Cidade perdeu nessa. Infelizmente...

Imagina o quanto de coisa encontraram quando a terra era preparada? É muito desperdício deixar se perder assim. Chiquinho foi um homem muito importante, acho que deveriam fazer um memorial, um museu dedicado a sua história. Se tem, desconheço.
Se algum andarilho souber, me fale.
Maaas, infelizmente, como é esse capitalismo selvagem que manda e desmanda no mundo e é só o dinheiro que importa foram investidos 500 milhões de reais com 123.000 metros de área construída com 160 lojas e 1500 vagas de estacionamento.

O Cidade de São Paulo é realmente grandioso e a CCP (Cyrela Properties S.A) fez um trabalho muito bem feito. É considerada a maior administradora de shoppings do Brasil e tem um portfolio bem extenso.
Também conta com uma praça de alimentação com pelo menos 20 restaurantes ( só para constar, Shopping Itaquera tem 2 e são gigantes. Ponto para Zona Leste ). Para atender o tanto de gente que passa pela Paulista, 500 milhões de reais, daria para fazer pelo menos uma praça de alimentação maior. Não dava não?
Possui cinema e um teatro, o Conteúdo Teatral. Acredito eu que esse Conteúdo ainda não funcione.O shopping conta também com um bicicletário com capacidade para 170 vagas, com vestiário e salas de apoio para guardar capacetes.

Esse shopping foi criado para atingir um público específico: o jovem executivo que descansa durante o almoço, os moradores do seu entorno ( Bela Vista e região ) e durante os finais de semana, as pessoas de outros bairros e que frequentam a Paulista e os turistas.
Seus pets também são bem vindos. Além de serem muito bem recebidos, há serviços disponíveis para os seus cachorrinhos e gatinhos.

2 pontos maravilhosos me chamaram a atenção. Primeiro, que ele possui uma praça pública que fica do lado dele com 2.400 metros quadrados, com representantes de mudas da Mata Atlântica. A praça é bem fofa e tem WI-FI. Dá para ficar horas sentado ali e quando tiver vontade de comer um doce, tem um confeitaria a poucos metros, dentro do shopping mesmo. Palmas para quem teve a brilhante ideia de nomear as árvores. Fico tão feliz com isso. Um ótimo lugar para ser o primeiro encontro de alguma coisa, reuniões de trabalho e amigos ou até mesmo ficar olhando o movimento na rua.

Outra coisa que eu amei, mas isso é uma coisa totalmente minha: o cheiro do shopping. Isso mesmo. Eu nunca vi um shopping tão cheiroso. Sério, é uma delícia. Eu, que sou a dona da rinite mais forte do mundo, já passei por uma operação de desvio de septo, odeio todo e qualquer tipo de perfume e que qualquer cheiro um pouquinho mais forte, me incomoda, se eu achei o shopping cheiroso, é por que ele realmente é. Nunca vi nenhum shopping com esse cheiro característico. Prestem atenção nisso. Sério! É algo muito importante.

Outros serviços que o shopping disponibiliza: Espaço Família - tudo para o seu conforto e o do seu bebê, Espaço Cliente - com dúvidas sobre o Shopping, Caixas 24horas, cadeira de Rodas para facilitar a acessibilidade para quem tem mobilidade reduzida.

Por mais que eu ache o cheiro do shopping uma delícia, com 500 milhões de reais dava para abrir milhões de centros culturais. Muito mais produtivo e iria abrir a mente da galera para o que realmente importa. Seria tão bom se esse consumismo desenfreado tomasse uma nova forma e se tornasse algo consciente.

Endereço: Avenida Paulista, 1230 - Metrô Trianon
Telefone: 11 35951230
Site: https://www.shoppingcidadesp.com.br/contato
Horário de Funcionamento: Segundas-feiras aos Sábados: Das 100h00 às 22h00 //  Domingos e Feriados: Das 14h00 às 20h00 //
Praça de Alimentação: Segundas-feiras aos Sábados 11h00 às 22h00 // Domingos e Feriados: 11h00 às 22h00
Restaurantes especiais tem horários diferenciados. Consultem o site, ok?

É isso, andarilhos. O Shopping é gigantesco e toma metade de parte da Av. Paulista. Eu não curto shopping, mas tem quem goste e ache graça em deixar o rim nessas lojas carésimas. É bom para conhecer, mas para mim, é muito melhor ficar andando pelos 2 km da Avenida Paulista. Com tanta coisa para se fazer por lá, a última coisa que eu quero fazer é subir e descer por escadas rolantes e dar voltas olhando para coisas inanimadas.

Beijos, beijos, beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário