sexta-feira, 8 de junho de 2018

#132 CINEMATECA BRASILEIRA

Olá, meus andarilhos lindos. Tudo bem com vocês? Friozinho por aí?

Arte é algo inexplicável. Cada um classifica de uma forma e entende de muitas maneiras. Acho que o único jeito de poder traduzir o que significa, talvez em uma linguagem universal, é que arte liberta, transforma, muda o mundo de alguém ou de vários. Todos deveriam entender quem trabalha com isso e que é absolutamente normal uma pessoa, não quiser suceder o pai na presidência da empresa dele.

O lugar de hoje é um tanto quanto mágico. Eu não conhecia e só havia visto por fotos e estava um tempo na minha lista de lugares para se visitar. E foi de um jeito totalmente inesperado que eu vi, a imponência dele, bem na minha frente. Sem planejar nada.

Vamos descansar na CINEMATECA BRASILEIRA?

Como vocês bem sabem, de vez em quando, eu brinco de ser modelo e fui chamada para um teste em um comercial de uma bebida para a Copa do Mundo. O local ficava na Vila Mariana e pelo Google Maps, andando, eu chegaria até a produtora em 20 minutos. Resumindo, o que era um caminho de 20 minutos, se tornou 1 hora, por que não conheço muito bem a Vila Mariana, perguntava para um monte de gente e esse lugar nunca chegava. Estava bem atrasada e de repente, fiquei perdida. Não sabia mais para onde estava andando. Nem para que lado era. Era de noite e estava em um lugar completamente deserto e cheio de árvores. Imagina o que não passou nessa cabecinha cheia de imaginação?
Até que, de repente, um portal se abriu. A Cinemateca ali, bem na minha frente. Imponente, bonita e inexplicável. Até levei susto. Não imaginei ver algo tão incrível sob um tensão tão forte.Não deu muito para ficar emocionada, já que estava bem nervosa. E os seguranças da Cinemateca me salvaram. A produtora ficava a duas ruas para a frente de lá.
Então, após a tensão toda, decidi que precisava ir o quanto antes, durante o dia, com mais calma e com a minha câmera com o vidro quebrado para fotografar. Sim, foi um sinal. Vocês acreditam em sinais?


O COMEÇO...

Enfim, nem só de cinema viveu a Cinemateca. Os galpões, inaugurados em 1887, viram muito sangue e dor. Fun
cionavam como matadouro municipal principal da Vila Mariana e era responsável por abastecer carne bovina e suína para Santo Amaro e região. Com o desenvolvimento chegando na época, não demorou muito para que se tornasse um grande centro comercial.As carnes vinham pelos trens e ainda é possível ver os trilhos, protegidos por vidro.
Dizem que funcionou até 1927 e um dos principais motivos por ter fechado, foi por causa de focos de infecções.
A construção inicial começou em 1884, inspirados nos galpões antigos da Inglaterra, feito em tijolo aparente. Lindo até dizer chega. Eu não gosto muito de usar o termo "nem parece que estamos no Brasil", mas a grandiosidade da construção e o entorno dela, nos dá a impressão de que estamos em uma vila no interior de algum país da Europa.
A ideia saiu da cabeça do arquiteto Alberto Kuhlmann e as geometrias que dão destaque ao que é hoje, ficaram sob responsa dos arquitetos Nelson Dupré e Maria Luiza Dutra.


ENFIM, A CINEMATECA...


Tudo começou com um bacharel de Filosofia da USP, Paulo Emílio Salles Gomes, emigrou na França para escapar da Intentona Comunista de 1935, durante o governo de Getúlio Vargas. Por lá, trabalhou diretamente na Cinémathèque Française, onde aprendeu a conservar e preservar obras audiovisuais.
É óbvio que trabalhando ali, muitas ideias surgiram que começaram a ser colocadas em práticas, só em 1940, quando voltou para São Paulo.

Então, junto com seus amigos da facu, com o objetivo de difundir a cultura cinematográfica no país, o Clube do Cinema. Foi criado na época do Estado Novo de Getúlio Vargas e foi fechado pelo Departamento de Imprensa e Propaganda. Isso porque a Ditadura ainda não existia. Como é triste ser alguém tão inovador em um país que sempre foi tão conservador. Eu sempre fico pensando aqui comigo, conservar o quê e para quê, meu Deus do Céu?
Logicamente, que esse clube começou a operar de forma clandestina na residência de um dos amigos em 1941. Eu amo essas pessoas que vomitam para regras impostas sem sentidos.

Então, foi por causa dessas reuniões para falar sobre cinema que nasceu a Cinemateca Brasileira. A vivência que Paulo Emílio teve na França junto com os contatos certos, fez com que ele adquirisse uma boa quantidade de rolos de filmes, na época.

E aí, veio o seu nascimento. Sua inauguração ocorreu em 1956 e se transformou em uma sociedade civil sem fins lucrativos, com o único intuito de difundir arte, cultura, desenvolver o senso crítico e preservar o patrimônio cinematográfico nacional e internacional. A Cinemateca, apesar de ter sido incorporada por órgãos políticos, sempre foi muito difícil mantê-la. Os antigos mecenas ( os donos do dinheiro, para simplificar), como Assis Chateubriand ( aquele mesmo que trouxe a TV para o Brasil), não via muito sentido em manter um museu com elementos audiovisuais em seu acervo.
Nem falo nada. É cada uma.

Hoje, apesar de ninguém conhecer muito, ela possui o maior acervo cinematográfico do país, com cerca de 200 mil rolos de filmes, entre curtas e longa-metragens, além de cinejornais, obras de ficção e muito mais.
Por meio do site, dá para ver telenovelas antigas ( antigas MESMO) e coleção de imagens da primeira TV do Brasil, a TUPI. Vocês tem noção do quanto isso é maravilhoso?
E também possui uma sala de restauração com alta tecnologia. Eu não vou falar sobre termos técnicos aqui. Quem não é da área, não vai entender lhufas.

E o Jardim?

Sim, temos um jardim imenso, repleto de árvores lindíssimas e com mesas para aproveitar e ler um livro gostoso, ficar de bobeira vendo passarinhos e até mesmo fazer um piquenique, enquanto contemplar as diversas esculturas contemporâneas, que foram doadas pela Fundação Gilberto Salvador, junto com um laguinho lindo, cheio de carpas gigantes.

Infelizmente, não conseguimos assistir a filme nenhum. Quando fomos, era feriado e parecia que tudo estava fechado.
Mesmo assim, perdemos 2 horas ali dentro só tirando foto. É ótimo para esquecer da vida e observar a paisagem.

Então, querem passar algumas horas em um lugar lindo, assistindo com entrada gratuita, exibido com uma excelente qualidade técnica, totalmente fora do circuito do qual está acostumado? Então, a Cinemateca é o lugar certo. Não tem como não ser.

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Metrô Vila Mariana ( bota 20 minutos de caminhada )
Telefone: 11 3512 6111
Site do Estabelecimento: http://www.cinemateca.gov.br/
Horário de Funcionamento: ESPAÇOS PÚBLICOS - Diariamente: Das 8h00 às 18h00 // Biblioteca: Segundas-feiras às Sextas-Feiras: Das 8h00 Às 17h00
Jardim: Segundas-feiras às Quartas-Feiras: Das 8h00 às 18h00 //  Quintas-feiras aos Domingos: Das 8h00 às 21h00
Para realização de piqueniques, é necessário preencher um formulário no site.
POSSUI BICICLETÁRIO

É isso, andarilhos do meu coração. Sempre foi muito difícil fazer arte aqui no Brasil e fazer com que uma pessoa tenha senso crítico, leva tempo e dá trabalho. Mas, é preciso estar aberto e preparado para isso.
A Cinemateca é a prova viva de um sonho que deu certo. Um lugar lindo, feito por pessoas especiais que se juntaram para presentear pessoas com o mesmo nível de sonhos e ambição.
Por mais que sua história, a de antigamente, seja pesada e dolorida, a Cinemateca teria que configurar no top10 de qualquer lista.
Lugar que junta cinema, audiovisual e memórias de TV? Não há nada melhor do que isso.
Conheça. Tire algumas horinhas da sua vida nem que seja para fazer uma única foto. Certamente, ali classifico como um daqueles lugares obrigatórios a ir, antes de morrer.
Vão e me contem se gostaram, ok?




Nenhum comentário:

Postar um comentário