quarta-feira, 13 de junho de 2018

#133 MUSEU DO FUTEBOL

Olá, andarilhos lindos. Tudo bem com vocês? Ansiosos para a Copa do Mundo?


Eu não ligo muito para futebol( torneios como Copa do Brasil, Libertadores da América e Brasileirão). Mas, adoro Copa do Mundo e tento assistir a todos os jogos. Na verdade, prefiro Olimpíadas.
E como nessa semana, o mundo inteiro estará voltado somente para uma única coisa: o grande torneio da Rússia, decidi que eu mostraria um lugar que hoje é rota turística de São Paulo, foi palco para os obcecados pelo Corinthians e um dos espaços mais bonitos que São Paulo tem, contando com a caminhada para chegar até ali.


Vamos torcer pelo Brasil no MUSEU DO FUTEBOL?

Inaugurado em 29 de Setembro de 2008 ( bem novinho ) e atualmente é o 5º museu mais visitado do país e o 4º mais visitado de São Paulo, segundo o Trip Advisor.
A ideia do Museu do Futebol é entreter e aproximar os visitantes da história do futebol, de uma maneira gostosa e muito fácil de entender. Ou seja, quem não curte muito e está só de acompanhante ou quem não sabe diferenciar juiz do jogador, quem não tem a menor ideia do que seja escanteio ou tiro de meta e não sabe o porquê de um gandula ficar ali do lado do campo, vai sair de lá pós graduado em histórias importantes desse esporte tão único.

Futebol é arte, é história, é comportamento. Então, ao entrar ali: você irá se deparar com a história dele até os seus dias atuais, entender a relação do esporte com a arte e a cultura e como algo inventado na Inglaterra praticado por uma elite branca lá no século 19, tornou-se aos poucos, um esporte inclusivo e popular, agregando pessoas de várias classes sociais do mundo todo.
E com isso, mostra o poder e o impacto que o futebol tem na vida das pessoas.

É tanto impacto que eu não vejo muito sentido em alguém vender o carro para ir acompanhar o time
na final da Libertadores ou matar alguém que torce para um time que não é o seu. Psicólogo já.
Em uma área de 6.900 metros quadrados, ao lado da arquibancada do estádio do Pacaembu ( que é lindíssimo por sinal. Nunca vi nenhum jogo nele, infelizmente), mostra que ele tem uma arquitetura diferenciada e tem uma preocupação social bem grande. O projeto de acessibilidade e inclusão é algo maravilhoso. Tudo pensada para pessoas com mobilidade reduzida, deficientes visuais, auditivos e outros, tem equipamentos em braile, audioguias, elevadores e instrutores altamente capacitados para atender esse público. Não à toa, o Museu ficou em 3o lugar no Prêmio IberAmericano de Educação.

São 18 espaços contando com o térreo. Então, prepare o seu dia para ficar ali dentro ( 2 horas serão pouco. Eu falo sério.)
Logo de cara, vemos uma imagem do Pelé nos dando boas vindas em 3 línguas ( português, inglês e espanhol).

As salas:

  • Grande Área;
  • Saudação do Pelé;
  • Pé na Bola e Anjos Barrocos ( essa sala tem depoimentos de grandes jornalistas e narradores esportivos, além de grandes momentos como a perda do pênalti do italiano Roberto Baggio na final Copa de 1994. Só quem é mais velhinho sabe. Eu tinha 9 anos e me lembro perfeitamente desse dia);
  • Exaltação ( Vídeos sobre os gritos de torcidas dos times mais importantes do País)
  • Heróis ( grandes personalidades brasileiras que construíram a identidade brasileira e que ditaram comportamento como Carmem Miranda, Sergio Buarque de Hollanda, Jorge Amado, entre outros );
  • Copas ( talvez essa seja a minha sala favorita. São totens organizados por ano de Copa do Mundo. Há quadros mostrando o contexto histórico e social, fazendo uma retrospectiva dos assuntos mais relevantes do ano. Inclusive a Copa de 2014 está lá e sim, tem imagens do 7X1 e o grito "Gol da Alemanha" ainda ecoa nas entranhas;
  • Números do Futebol ( O futebol em números, curiosidades, frases icônicas, além de espaço para brincadeiras e a vista para o estádio lindíssimo)

São muitos detalhes que merecem ser vistos de pertinho e descobertos. E atualmente, há uma exposição temporária que comemora o 60o aniversário do primeiro título do Brasil, em 1958. Foi a Copa que lançou o Pelé, na época um menino de apenas 17 anos e o Garrincha e imagens recuperadas, pois naquela época, os jogos eram acompanhados pelo rádio. A TV já tinha chegado por aqui, mas era muito precária.

Não posso esquecer de falar da biblioteca: São mais de 4000 mil títulos em seu acervo e é a primeira biblioteca a falar sobre o tema no Brasil. Além de livros oferece DVDS, revistas, periódicos, computadores, espaço para pesquisa e WIFI gratuito. Mas, a consulta deve ser realizada ali mesmo.

Quer mais um pouco? Pois o Museu tem uma super loja com uma enorme variedade de produtos ligados a futebol. Des camisetas a chaveiros. Você pode encontrar o cacareco que quiser. E claaaaaro, sempre tem um café para deixar nossa vida mais alegre, mais colorida, mais feliz. Visite o Flor Café com refeições rápidas, quentes e lanches também.

Viram só como um assunto que tinha absolutamente tudo para ser chato, pode ser algo tão legal a ponto de não querer ir embora? Primeiro que é bem interativo e tudo o que é interativo, vocês sabem, a Carol aqui gosta. 
A história do futebol é bem legal e já está enraizado nos hábitos do brasileiro. Não custa saber um pouco mais...
Como eu disse acima, reserve um dia para ver tudo. Ir com pressa não rola. Mesmo. É muita coisa e o melhor que não é cansativo. E posso dizer? Mesmo não curtindo futebol muito bem, esse está no meu top50 de passeios que deveriam estar inclusos na lista. Acho que é pelo jeito que é organizado. Tudo de maneira fácil, leve, divertida e gostosa de ver.


Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Estádio Paulo Machado de Carvalho - Pacaembu - Zona Oeste ( Muitos falam para descer no METRÔ CLÍNICAS. Eu prefiro descer na ESTAÇÃO PAULISTA. Já fiz as duas e a Paulista é bem mais perto. Sem contar que o caminho é algo incrível. Bota 20 minutos de caminhada. Vão por mim. Eu sei o que estou dizendo).
Telefone: 11 3664 -3848
Site do Museu: https://www.museudofutebol.org.br/pagina/horarios-e-ingressos
Horário de Funcionamento: Terças -feiras aos Domingos: 9h00 às 17h00 ( com permanência até às 18h00) // Segundas-feiras: FECHADO
Ingressos: Inteira: R$12,00 //  Meia: R$6,00 // TERÇAS-FEIRAS: INGRESSO GRATUITO
Formas de Pagamento: Dinheiro, Cartão de Crédito e Débito ( Visa, Master...) Não aceitam cheques.
OUTRAS INFORMAÇÕES: ACESSEM O SITE.

That'all, andarilhos. A Copa já deu a sua largada e aproveite para saber mais sobre o assunto passeando no Museu. Ele é simplesmente incrível e caso, você for da turma que gasta a sola do tênis que nem eu, preste atenção no caminho. Será realmente impossível não parar e não tirar nenhuma foto que seja. 
Será que teremos o HEXA esse ano?
Façam suas apostas, vão lá conhecer e me contem como foi. Vou amar saber.

Beijos, beijos, beijos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário