quarta-feira, 20 de junho de 2018

#135 LIVRARIA DA VILA - ALAMEDA LORENA

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Curtindo a Copa ou são da galera que não estão nem aí?


Talvez o post de hoje seja para os que não estão ligando muito para futebol. Se, na semana passada, falei sobre o Museu do Futebol, hoje é algo totalmente diferente.
Vocês estão carecas de saber que eu acho uma estante com livros a coisa mais linda do mundo e que o meu lugar favorito da vida é a Livraria Cultura. Passo horas em bibliotecas, bancas de jornal e livrarias. Esqueço da vida mesmo.

O lugar de hoje tem várias filiais e conheci quando me chamaram para fazer uma entrevista por lá em 2004.
Tudo ia bem, até que me pediram para dizer o que eu seria se eu fosse um livro, filme e um CD. Acho que fui verdadeira demais e me consideraram rebelde para estar num lugar tão calmo. É sério! Escolhi um livro sobre xadrez, o filme "Grease, Nos Tempos da Brilhantina" e um CD de heavy metal. Claro que não fui escolhida.

Vamos ler na LIVRARIA DA VILA? Tudo começou quando um casal, Aldo Bocchini e Miriam Gouveia fundaram a livraria em 1985, lá na Vila Madalena. Era uma única loja quando um ex-jornalista, Samuel Seibel, resolveu comprar e expandir para mais lugares.
Só que essa expansão ficou apenas em bairros nobres. Shopping Iguatemi, Higienópolis, Cidade Jardim, Shopping Pamplona, entre outros.
De onde vem a ideia de que a periferia não lê ou não consome livros ou jornais? Sério, eu ando muito por muitos lugares e essa galerinha precisa de incentivo. Elas tem vontade sim, tem curiosidade e precisam SIM de estímulo.
Se não houver gente consciente e que entenda que bairros mais afastados precisa sim de leitura, informação e cultura, absolutamente nada vai mudar. Tudo é hábito e precisa de alguém para fazer nascer o bichinho do senso crítico.
Eu sempre esqueço que empresário, seja ele qual for, precisa de lucro e dane-se o social.

Enfim, Samuel Seiber abandonou a profissão de jornalista para trabalhar com móveis na empresa da família, até que, cansado, resolveu investir em algo que amava: livros. 
Como o ramo madeireiro dava muito lucro e ele queria trabalhar com algo em que realmente gostasse, descobriu que era a literatura que o deixaria feliz. Então, através de um acordo com o antigo dono, comprou a livraria da Vila e em dois meses, transformou a Vila em sua cara.

É bom acordar um dia, estufar o peito e dizer: "Acho que hoje, eu vou comprar uma livraria". Seria bom se fosse assim, né? Quantas livrarias eu não teria?

Então, ele transformou a Livraria da Vila em algo charmoso e ampliou os horizontes, com um restaurante, La Guapa, que pertence a chef Paola Carosella ( aquela mesma do programa MasterChef), com 25 lugares e uma sessão infanto juvenil com milhares de livros e um cinema que, por enquanto, é só para os pimpolhos. Criança grande ainda não tem direito.
Eu ainda não comi no restaurante dela, então não sei dizer se a comida de lá vale a pena. E mesmo que eu achasse que não valesse a pena, o gosto muda de pessoa para pessoa, então...

Tudo bem que eu reclamei lá em cima, mas como essa filial eu não conhecia e pertence ao Jardins, imaginei que os livros sairiam ultramegacaros. E não só livros, como cacarecos, DVDs e CDS também. Há alguns produtos a preços populares como DVDs de clássicos do cinema. Isso eu curti muito.
Para os nerds de plantão, há sempre quadrinhos em promoção. Então, vale a pena dar uma pesquisada.
Há uma parte com jogos de tabuleiro à venda. Perfeito para quem está doido para voltar a infância. 
O que eu amei também é que na parte de cima, tem um sofá que dá para descansar, lendo um livro ou ouvindo uma musiquinha. 
A decoração também é super bonitinha. Dá gosto de ver móveis clássicos e livros descansando em cima.

Outra coisa super importante é que eles oferecem cursos voltados à arte e cultura do tipo História da Arte, Escrita Criativa e entre outros. Esses dois cursos ainda vão iniciar, então acho que dá tempo de se inscrever. É só entrar no site.
Se lá tem cinema, também tem o teatro que, com a visão do superhiper empresário, trouxe essa expansão e novas possibilidades para a arte e cultura, que fomenta a produção cultural e traz projetos diversificados para o público que a livraria atingiu durante esses anos.

E o mais legal é que o acervo de livros nacionais e internacionais só cresce. Quase ia me esquecendo de dizer que há elevadores para pessoas com mobilidade reduzida. Ótima iniciativa. Na verdade, é mais do que obrigação.

São 3 pavimentos frequentados por gente culta, cheia da grana, hispters, uma galera alternativa, artistas, cults e nerds. Sim, tudo isso você encontra por lá. E é ótimo ver essa diversidade. Seria maravilhoso se cada vez mais pessoas descobrissem o quanto ler é legal e pegassem o hábito da leitura para si.

Endereço: Alameda Lorena, 1731 - Jardim Paulista ( Jardins ) - São Paulo
Telefone: 11 30621063
Horário de Funcionamento: Segundas -feiras aos Sábados: Das 10h00 às 22h00 // Domingos: Das 11h00 às 20h00
Horário de Funcionamento ( La Guapa): Segundas-feiras às Sexta-Feiras: Das 10h00 às 21h30 // Domingos: Do 12h30 às 19h00.
Site do Estabelecimento: https://livrariadavila.com.br/local/lorena
Possui estacionamento.


Então, é isso. Nada mais gostoso do que descansar mergulhando em uma nova história. É essencial para mim e faz um bem danado para a alma.
Pegue o seu amor ou pegue você mesmo e vá até a livraria para dar uma conferida em novos livros, novos produtos e passar o tempo ouvindo música gostosa, pesquisando sobre a biografia do seu artista predileto e ver AQUELE livro te chamando para você começar a ler e ir para um outro universo.
Ler é tudo de bom!

Beijos sabor cheirinho de livro novo e até sábado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário