sexta-feira, 22 de junho de 2018

#136 SHOPPING IBIRAPUERA

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? O que vão aprontar nesse sábado?


Que eu detesto shopping, todo mundo por aqui já sabe. Mas, por incrível que pareça, os posts mais visualizados e lidos são esses sobre shoppings e sorveterias. Incrível!
É claro que o intuito não é só falar de shopping por aqui e eu não sei se eu fico feliz ou triste por causa disso. Feliz claro, por saber que vocês estão acompanhando o blog, estão lendo e querendo ou não, andar dentro de um, pode trazer a sensação de calma e segurança.
Mas, espero que um dia esse comportamento mude e faça as pessoas descobrirem algo novo e diferente e vou continuar nessa busca.

Vamos ao 10º shopping nesse 1 ano e meio de blog. Como eu vivo dizendo, se eu falei só de 10 shoppings em quase 2 anos, nessas 136 postagens, até agora, significa que nossa cidade tem muito mais a oferecer do que isso. Concordam?

Conheçam o SHOPPING IBIRAPUERA.

Shoppings começaram a existir, quando São Paulo estava se verticalizando ( ou seja, grandes prédios e centros comerciais surgiram). Para atender esse novo comportamento, foi preciso que centros de compras existissem.
O primeiro shopping da cidade foi o Iguatemi ( eu não me lembro se eu já fui. De verdade. Nem quando criança, nem quando velha) e o Ibirapuera foi inaugurado há 42 anos atrás, em 1976. Foi o 2º shopping a existir na capital.
A obra demorou quase dois anos para ficar pronta e muita gente trabalhou nessa construção ( quase 3.000 funcionários ) e custou 20 milhões de cruzeiros. Na época, isso era uma dinheirama só. Não sei calcular o quanto isso vale hoje.
Uma curiosidade legal é que a primeira loja da C&A na América Latina foi inaugurada, junto com o shopping.

Na metade dos anos 1990, ele entrou no Guinness Book como o maior shopping da América Latina. Ele é bem grande sim, mas esse posto foi perdido para o Shopping Aricanduva (ali sim é um inferno na Terra).

Sabem esses sorteios que geralmente grandes centros de compras fazem? Quem ajudou a expandir essa ideia foi o Ibirapuera, com um sorteio que fez com que aglomerasse uma multidão de 7000 pessoas no estacionamento do shopping, em 1993. O grande prêmio eram 30 carros ( será que eram Fuscas? Monzas? Paratis?)

Acreditam que até os anos 1990, ele não tinha praça de alimentação? Paulistano ainda não enxergava esse conceito. As pessoas não tinham muito o hábito de comer fora.

Existe um jardim bem fofo na parte de fora com uma espécie de pau-brasil plantada. Eu já disse por aqui, que eu amo essa árvore, desde que eu a vi em um episódio do seriado "Mundo da Lua" de 1992. E isso conta bastante pontos. Além disso, nos corredores e também na área externa há esculturas de artistas brasileiros conceituados como Caciporé, desde o início de suas atividades.

Em seu começo, haviam apenas 278 lojas e hoje já conta com mais de 400 com um público médio de 2 milhões de pessoas por mês.
É de se estranhar, pois é um shopping que não tem cinema. Ok. Eu defendo o cinema fora de shopping. Sou quase militante em relação a isso. Mas acho esquisitíssimo quando um shopping não tem um. Aliás, eu só piso em lugares assim quando quero ver filmes mais populares e não tem nos cinemas que eu costumo frequentar.

Na verdade, para mim, o Ibirapuera é um shopping bastante sem graça. Não vejo muita diferença dele para outros que existem.
Eu já disse por aqui só tenho três shoppings favoritos por aqui ( Penha, Frei Caneca e Center Norte) e que dificilmente eu conseguiria fazer um top 10, mas vamos bater palmas para uma ação super importante e de respeito.
Em 2007, o projeto Ibirapuera Recicla conseguiu doar mais de R$154.000 para institutos e projetos focados para pessoas carentes. Precisamos de mais pessoas com esse tipo de iniciativa. E sabem  como isso foi feito? Somente com a venda de latas de alumínio. Cerca de 70 toneladas de latinhas de refrigerantes foram recolhidas na praça de alimentação.

E o Ibirapuera conta com uma área de serviços bem diversificada. Caso não esteja com muita paciência de ficar com seus filhos do lado e queira passear para por as ideias em ordem, tem um Espaço Kids com monitores treinados para que eles possam ficar brincando à vontade, além de achados e perdidos, agência de câmbio e viagens, bancos, bicicletário, cadeiras de rodas, chaveiros, espaço família, lavanderia, polícia federal, entre outros.

Acho que não custa conhecer, né? Fui lá só de passagem ano passado.Fiquei uma meia hora andando por lá, esperando que o bar e arqueria Willi Willie abrisse. Já falei desse bar por aqui e se tornou um dos meus lugares favoritos da vida. Confere o post lá.

Endereço: Avenida Ibirapuera, 3103 - Indianápolis/Moema - São Paulo
Telefone: 11 5095 2300
E-mail: sac@ibirapuera.com.br
Site: http://www.ibirapuera.com.br/
Horário de Funcionamento: Segundas-Feiras aos Sábados: 10h00 às 22h00 // Domingos: 14h00 às 20h00 // Feriados: Das 14h00 às 20h00 // Praça de Alimentação: Segundas-feiras aos Sábados: 10h00 às 22h00 // Domingos: 11h00 às 22h00 // Feriados: 11h00 às 22h00
Possui ESTACIONAMENTO. Consulte valores no site
COM WI-FI.

That's all,andarilhos. Mais um shopping para a conta. Sei o quanto as pessoas amam e sempre aparecerá um por aqui. É impossível fugir deles, por mais que eu tente.
Mas, mesmo sendo a diversão de muita gente, vamos buscar outras coisas para conhecer. Não custa. É um exercício maravilhoso com a gente mesmo. Eu me propus a isso e não me arrependo.

Beijos shopaholics para vocês! Um ótimo sábado e nos vemos semana que vem!







Nenhum comentário:

Postar um comentário