sábado, 27 de abril de 2019

#224 PARQUE ECOLÓGICO CHICO MENDES

Hello, andarilhos. Vocês estão bem? O que tem para esse fim de semana?


Vocês, que acompanham o blog sempre e aos que chegaram agora, sabem que o objetivo dele é explorar lugares mais afastados do Centro.
Sério, não aguento mais a lista "10 coisas para se fazer na República" "10 coisas para se fazer na Avenida Paulista".
Gente, a Paulista é enorme, mas nessas 10 coisas estarão o MASP, o Parque Trianon, o Conjunto Nacional, Casa das Rosas, Instituto Moreira Salles, Japan House... Pelo amor de Deus: Chega, né?
Sei lá, não batem a curiosidade de vocês, sei lá,  de saber quais são as 10 coisas para se fazer na Vila Maria? Na Vila Matilde? No Jaçanã? Em Barueri?
Meu Deus, que repetitivo isso.
Só para falar que eu AMO a Avenida Paulista com todo o meu coração e que é um dos meus lugares favoritos da vida, mas é preciso conhecer novos lugares, cantinhos escondidos e sei lá, evitar padrões. O mundo já é tão padronizado.

Toda essa revolta é para falar de um lugar que, provavelmente, você ainda não ouviu falar. Mas, que deveria.
Vamos caminhar no PARQUE ECOLÓGICO CHICO MENDES?

Primeiro de tudo, vamos relembrar quem é o Chico Mendes. Resumindo tudo, mas tudo mesmo, ele, foi um seringueiro, ativista e ambientalista brasileiro, nascido no Acre, que lutava por condições mais dignas de trabalho. Sua luta foi tão importante, que foi reconhecido mundialmente. Isso provocou a raiva de grandes fazendeiros que o assassinaram em 1988.
É incrível como nada muda, nénão?
Vale a pena saber mais sobre Chico Mendes. É uma história rica e interessantíssima.

Como vocês bem sabem, antes de São Paulo se desenvolver, a cidade era tomada por fazendas. E essa, especificamente era conhecida por ter duas figueiras gigantescas.
Então, a antiga Fazenda da Figueira, que infelizmente, não encontramos sua história direito pela web, talvez pelo dono não ter sido um homem tão importante na época, foi desapropriada em 1987.

Daí, decidiram que em 1989, viraria um parque e deram o nome em homenagem a esse grande homem que lutou pelos seringueiros na época.
Soube da existência desse Parque, no site da Prefeitura ( que eu sempre entro para vasculhar alguns lugares legais por lá) e me chamou a atenção por causa das esculturas de estátuas gregas ali.
E também por ser perto da casa do Andarilho e que ele, não conhecia. Achei um absurdo, então montamos todos os nosso cacarecos e fomos.

O parque tem mais ou menos 61.000 metros quadrados. É bem grandinho e é todo coberto pela Mata Atlântica. Sim, há muito verde e que deixaria qualquer Parque Villa Lobos com inveja. Ah, não reclamem. Vou pegar o Villa Lobos para Cristo por todo o sempre, até eu encontrar algum pior que ele.

Há um playground bem espaçoso para todos os Enzos e Valentinas brincarem e estão em bom estado. O parque tem um potencial gigantesco para ser maior do que é, tanto que há atividades culturais que rolam o tempo todo.
Mas, vi que não está tão bem cuidado. O jardim precisa de mais atenção. Um dos outros motivos que me fizeram ir, foi a mini cachoeira que eu vi por fotos.
É incrível como uma câmera fotográfica e um celular tem poderes e fazem toda a diferença. Nas duas horas em que estivemos ali, 3 pessoas pediram para reclamar do descaso e da má administração.

Andarilhos, me senti mega importante. Pois sim, antigamente, o lago tinha carpas, peixes e tartarugas. Esses animais não estão mais lá, a cachoeira jorra pouca água, e nessa parte, o chão é um pouco barrento.
Ainda assim, eu amei o Parque, porque eu sei o quanto as pessoas precisam de lazer e que os moradores do bairro precisam ter a voz de alguém para mudar alguma coisa.
Sério, o Chico Mendes está longe de ser ruim. Só precisa de um pouco mais de carinho e de que as  pessoas certas se interessem em investir nele.

Ah, e vocês devem estar se perguntando? E as esculturas? Existem mesmo? Existem, mas são só 3 e estão descascadas.
Mas, o parque conta com acessibilidade ( entrada e espaço para cadeirantes ), churrasqueiras, quadras de futebol ( havia gente jogando basquete e futebol),  telecentro e WI-FI livre.

E o parque é bem cheinho. Havia muitas famílias brincando, fazendo piquenique e fazendo exercícios nos muitos aparelhos de ginástica.
Vi também aquela geladeira biblioteca que tem livros para trocas. Aliás, está com poucos livros. Precisa ser reabastecida urgente.

São 156 espécies árvores cadastradas, inclusive uma hortinha comunitária, entre bambuzais, o que restou da figueira da antiga fazenda, cafeeiro, cedro-japonês, magnólia, mangueira, paineiras, entre outras gigantescas.
Entre os animais vistos e catalogados, escutei bem-te-vis e vi muitas borboletas. Dizem que aparecem corujas e gaviões por lá, mas não vi. Como em todo parque, há muitos pernilongos, então use e abuse do repelente. Não façam como eu. Esqueci e voltei para casa toda empelotada.

Ah, para tirar fotos, é preciso assinar um termo de responsabilidade. E fiquem tranquilos, há vigias por toda a parte.
E se quiserem passear com o seu au-au imprevisível, a focinheira é OBRIGATÓRIA, ok?
Também é proibido skate, bicicleta e patins. Primeiro, que acho que não tem como andar com tudo isso em um lugar cuja mata é bem densa. Não arrume para a cabeça.
Caminhe.

Ah, ali não tem lanchonetes, mas na entrada, há vendedores ambulantes vendendo salgadinhos. Não comi nada, pois estava a caminho para outro parque.

Bom, andarilhos. Deu para perceber que, apesar de todos os problemas que precisam ser revistos, o Parque Chico Mendes é um lugar gostoso e que sim, vale muito a pena fazer uma visita.
Vista sapatos adequados e seja feliz. Pelo Amor de Deus, não façam como eu, que usei All Star. Eu não sei onde estava com a cabeça.

Endereço: Rua Cembira, 1201 - Vila Curuçá - Itaim Paulista
Telefone: 11 2035 2270
Horários de Funcionamento: Diariamente - Das 07h00 às 18h00
Site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_leste/index.php?p=5739
WI-FI LIVRE
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO
ENTRADA GRATUITA

Fico por aqui, andarilhos. É preciso que lugares como esse tenham mais divulgação. Tem vida pulsando por aqui e é um parque incrível, com potencial para ser maior do que já é e ainda mais bonito.
Venham conhecer. Inclua essa surpresa em mais um cantinho desconhecido de São Paulo.

Beijos esperançosos e até semana que vem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário