sábado, 4 de maio de 2019

#226 PARQUE CHÁCARA DAS FLORES: UM OÁSIS HISTÓRICO EM PLENA ZONA LESTE

Oi, andarilhos. Tudo bem? Vão curtir bem o fim de semana?


Talvez o post de hoje seja uma continuação de sábado passado. Sim, no feriado, fiz a saga pelo Itaim Paulista e fui em 2 parques. Ia para um terceiro, mas não deu tempo.
O lugar de hoje, esse parque, é mais um lugar pouco conhecido e com um potencial imenso para ser ainda maior do que o Parque Ecológico Chico Mendes.
É uma verdadeira gracinha.

Então, prepare as pernocas e bora passar um dia no PARQUE CHÁCARA DAS FLORES?


Tudo começa no século 19. Foi quando teve o surgimento de grandes olarias ( lugares que utilizavam barro e argila para a produção de objetos). Na verdade, a técnica de fazer tudo com barro, vem lá da Pré História, mas a intenção aqui, não é dar aula.
Mas, foi só no século 19 que essa técnica começou a se tornar mais profissional.
O Itaim Paulista, foi habitado por indígenas nos séculos 16, que já utilizavam essa forma e pelo bairro ter seis córregos, isso facilitou muito para que o trabalho pudesse ser feito e ajudou na construção de cerâmicas, vasos e outros utensílios domésticos.

Pois bem, o Parque Chácara das Flores foi uma fazenda muito próspera, com uma olaria gigantesca que trabalhava a pleno vapor no desenvolvimento de São Paulo.

São mais de 4 hectares de terra, o que dá em um total de 42.000 metros quadrados, com lagos e nascentes.
Esse lugar foi de um fazendeiro que morreu e como, não tinha herdeiros, a Prefeitura tomou conta. Foi inaugurado em 2002.

É todo coberto por Mata Atlântica, em uma vegetação bem densa, quase que fechada. Confesso que no começo do passeio, senti um pouco de medinho, pois li que tinha cobras. E deve ter mesmo, é muito mato. Você com certeza, se sentirá o Tarzan ou a Jane.
E logo na entrada desse parque, não consegui enxergar uma alma-viva e nenhum segurança. Andando e descendo algumas escadas, vi que o meu medo foi completamente inútil. Há duas quadras gigantescas de futebol e tinha várias pessoas jogando bola, com torcida e tudo.
Aliás, só a minha ansiedade passou, quando um cachorrinho que devia pesar uns 2 kilos veio ao meu encontro e latiu muito bravo para mim. É claro que dei risada.

Enfim, a olaria é muito linda e foi tombada pelo Patrimônio Histórico, mas pelas condições do cadeado, teias de aranha e pichações, faz anos que aquilo não é aberto. Há também um rio na parte de trás, mas infelizmente está branco de tão sujo.

Aproveitamos para conversar com a administração do Parque. O José Carlos, é uma figura e disse que estudantes de Universidades da Alemanha e Holanda vem direto para o Parque estudar sobre Botânica e outras matérias.
Cara, gente do mundo inteiro está conhecendo o Chácara das Flores e a gente aqui, não tem ideia da importância desse lugar. É muita falta de noção nossa.
Fico brava com isso. E repito: é muito engraçado o poder que uma câmera fotográfica e um celular tem. Se no Chico Mendes, 3 pessoas vieram reclamar para mim, nesse, duas pessoas que vieram de fora para conhecer, reclamaram do descaso do poder público e como eu estava gravando, era preciso eu fazer alguma coisa.
Ai, me senti tão importante esse dia. Mas, é verdade. Precisamos fazer alguma coisa. Ali, tem uma riqueza ambiental tão grande que só visitando, para entender do que estou falando.

Para você ter uma ideia, entre os animais que vivem ali: podemos ver saguis de tufo branco e gambás de orelha preta. Quer dizer, vocês poderão ver, eu não consegui. Estavam bem escondidos, esse dia.
São mais de 40 espécies de árvores, entre elas: a grumixama, bambuzais, cajá-manga, cedro, entre outras. São ótimas para fazer fotos lindíssimas.

E como eu disse: apesar da estrutura ser gigante, ela está meio abandonada, mas ainda assim, é maravilhosa.
Há trilhas, pista de Cooper, duas quadras de esporte, aparelhos de ginástica, sanitários ( que estavam sendo limpos no dia).
E outra coisa muito legal: há lixeiras de coleta seletiva para óleos, baterias e pilhas.

Ah, você pode passear com seu cachorrinho no parque, desde que esteja com focinheira, caso ele seja grande e perigoso. Quanto aquele doguinho super nervoso de 2 kg que me assustou, acredito que não seja necessário.

Pois então, lembram que eu disse que não vi os seguranças na entrada do parque? Pois bem, eles ficam rondando no meio, perto da administração que também é tombada e considerada Patrimônio Histórico, pois era a sede da fazenda.

Pois bem, mais um parque lindíssimo para a conta e que deve e muito ser conhecido.

Endereço: Estrada Dom João Nery, 3551 - Lajeado / Guaianazes
Telefone: 11 29631055
Horários de Funcionamento: Das 06h00 às 18h00
Site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_leste/index.php?p=5737
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO
POSSUI WIFI
GRATUITO

That's all, andarilhos. É tão bom saber que esses lugares existem e que devíamos nos preocupar com ele, assim como nós nos preocupamos com o Ibirapuera, por exemplo.
Fico feliz em saber que lugares como esse ainda pulsa a esperança e que resiste ao tempo, apesar de tudo. Só precisa de alguém com um bom culhão para que trate tudo isso da maneira que se deve.
Isso tudo é nosso! É o nosso direito ter momento de lazer em lugares bons e bonitos.
E o Parque Chácara das Flores merece esse amor todo.

Beijos florais e até quinta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário