sábado, 18 de maio de 2019

#230 BIBLIOTECA NARBAL FONTES : UM PEDAÇO DA FRANÇA NA ZONA NORTE

Hello, andarilhos. Tudo bem? Estão preparados para a Virada Cultural?

Quem acompanha o blog, sabe que para mim, livros são uma das melhores coisas da vida. Ler é a melhor forma de agregar conhecimento e nos livra completamente da estupidez e ignorância.
Acho que não há nada mais bonito do que ver uma estante repleta desses calhamaços cheios de páginas.

Eu soube do lugar de hoje por causa da Jornada do Patrimônio de 2017 e logicamente, eu precisava conhecer.

Vamos passar um dia lendo na BIBLIOTECA NARBAL FONTES?

Muito antes de nascermos e de ser uma biblioteca, o lugar pertencia a uma família tradicionalíssima e que se instalou no bairro de Santana.
Apresento a Família Baruel, que chegou por aqui, conseguiu um alqueire de terra e ali começou a cultivar milho, arroz e cana. O progresso veio rápido e eles enriqueceram.
O homem da família, era Francisco Antônio Baruel, alfeires de milícia, além de ser agricultor, fabricante de farinhas e telhas . Jesus, o homem fazia de tudo. Quer dizer, ele não... o infeliz tinha escravos que faziam por ele.

O que eu não tinha ideia é que o lugar que a família fabricava essas telhas fica onde o Sítio Morrinhos está hoje. Eles moraram por lá.
Eu já falei do Sítio Morrinhos por aqui. Foi um dos primeiros posts do blog. Inclusive, eu cito essa família lá no texto, mas não pesquisei nada sobre eles na época. Meu Deus, que preguiçosa eu sou.

Enfim, a família teve 5 filhos e um deles se formou em Farmácia e fundou a Farmácia Baruel no Centro da cidade e que se tornou um local muito importante e frequentado pelos estudantes de Direito, amigos do filho.

Daí, vem as homenagens: o filho farmacêutico Francisco Baruel, constrói um castelo para a filha, Maria Baruel, com o dinheiro da herança do pai, com uma arquitetura única, em estilo normando ( estilo francês, da Normandia).

Francisco morreu em 1928 e Maria viveu lá, até a morte do pai, quando veio a Prefeitura, com sangue nos olhos para tirar a mulher de lá, afim de fazer uma expropriação para utilizar a casa como bens assistenciais.


ENFIM, A BIBLIOTECA NARBAL FONTES...

A Chácara foi desmembrada e uma parte foi para a Prefeitura. Então, com um decreto criado em 1850, assinado pelo então prefeito Lineu Prestes, foi determinado que Capital e distritos houvessem Bibliotecas Infantis.
E com isso, foi criada a Biblioteca de Santana em 1951, com uma inauguração luxuosa, com a presença de Jânio Quadros, professores, pessoas da alta sociedade, autoridades, políticos incluindo o Secretário de Cultura, na época.

Em 1973, a Biblioteca muda de nome e passa a ter um patrono: esse mesmo, o Narbal Fontes.

E qual foi a importância dele?
Nasceu em Sorocaba, em 1899, se formou em Medicina no Rio de Janeiro, mas gostava mesmo era de livros.
Sei lá, às vezes, estar no meio de bisturis e cirurgias deve ser chato para caramba e nada divertido. Estar no meio de livros, não. Então, passou a vida escrevendo peças teatrais, poemas, novelas e até ganhou prêmios. Foi um dos compositores da música "Brasileirinho" e fundou uma Revista. O homem fez de tudo um pouco, até morrer em Abril de 1960.

Acho que não é à toa que esse homem é o Patrono de um lugar tão importante e tão rico.

Infelizmente, não podemos tirar fotos do lado de dentro, mas a Biblioteca conta com 32.000 exemplares de livros, incluindo literatura geral, espaço kids para todos os Enzos e Valentinas, espaço de revistas, DVDs e gibis e 6.000 de diversos itens entre mapas, atlas, partituras, entre outros...
E também dispõe de salas de pesquisa confortáveis para ficar à vontade.
Além de possuir banheiros masculino/feminino/unissex e um bebedouro com água geladinha.

E se não quiser ficar do lado de dentro, o espaço possui 1140 metros com um Jardim bonito, mas que precisa de cuidados, mas que ainda dá para tirar fotos lindíssimas.
Como o casarão é tombado, qualquer manutenção que pensarem em fazer ali, é preciso autorização.
Eles também emprestam livros. Basta fazer a sua carteirinha.

Outra coisa muito importante: o lugar também é usado para eventos culturais. Como eu já disse, só ouvi falar da biblioteca por causa da Jornada do Patrimônio. Além disso, eles promovem Encontro com Escritores, Exposições, Cursos, Oficinas, Palestras, além de obederecem o calendário cívico como: Dia das Crianças, Folclore, Proclamação da República, etc...

A Biblioteca também fazem visitas guiadas e tem parceria com Escolas, o CAPS ( Centro de Atenção Psicosocial - esse mesmo que o seu Presidente quer acabar) que toda semana, incentivam jovens e crianças a se interessarem por leitura, abrigos e centros educacionais.

Mais um lugar que me surpreendeu demais e fui muito bem tratada por todos. É incrível o poder que um blog tem.
Mas, mais do que isso; é a reação das pessoas quando eu digo que estou divulgando lugares fora do eixo Centro/ Paulista. Eles ficam tão felizes. É como se eu tivesse descoberto o ouro e fosse revelar para o mundo.

Endereço: Rua Conselheiro Moreira de Barros, 170 - Santana ( 20 minutos de caminhada)
Telefone: 11 2973 4461
Horários: Segundas-Feiras às Sextas-Feiras: Das 09h00 às 18h00 // Sábados: Das 09h00 as 16h00 // Domingos: 09h00 às 13h00
E-mail: bmnarbalfontes@yahoo.com
Facebook: https://www.facebook.com/bibliotecanarbalfontes/
GRATUITO
WI-FI LIVRE
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO

That's all, andarilhos. Sim, biblioteca é um lugar para passeio. Estar no meio de livros pode parecer entediante, mas só eles trazem a resposta para tudo.
E como eu amo o silêncio, sentar e ficar lendo uma tarde toda é muito divertido sim. Você já experimentou?
E a Biblioteca Narbal Fontes por si só já é um convite.
Bora?

Beijos franceses e até quinta que vem!









3 comentários:

  1. Parabéns pelo trabalho.A Biblioteca Narbal Fontes agradece imensamente a divulgação do espaço e de seus serviços. Abraços a todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada a vocês pela oportunidade e receptividade. É muito bom saber que lugares como esse existem e mostrar isso para as pessoas, é maravilhoso. Espero voltar logo para passar um dia inteiro, lendo. Beijos enormes!

      Excluir
  2. Compartilhamos o blog de vocês no perfil da Biblioteca - narbalfontes. Obrigada!

    ResponderExcluir