quinta-feira, 23 de maio de 2019

#231 PRAÇA JORGE CURY: PERFEITA PARA FOTOS BLOGUEIRÍSTICAS

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Curtiram bem a Virada Cultural?


Vocês bem sabem que eu amo lugares escondidos e pouco falados, não sabem? E eu acho que, só andando, conseguimos encontrar o que de carro não vemos.

Esse lugar de hoje, apesar de não parecer, é bem famosinho. Além de ser escondida e ser ofuscada pelo maravilhoso Parque da Aclimação, é ideal para blogueirar e tirar fotos incríveis.

Vamos fazer pose na PRAÇA JORGE CURY ou se, preferir, olhar a paisagem e esquecer da vida no MIRANTE DA ACLIMAÇÃO?

Andar pelo bairro da Aclimação é realmente uma delícia, apesar das inúmeras ladeiras. Apesar de ficar no Centro de São Paulo, é uma tranquilidade sem tamanho.

Conheci esse lugar no mesmo dia, a caminho do Parque da Aclimação, que era o objetivo, mas ao ver a arquitetura, não tem como não se encantar.
Procurei sobre a história dele no mesmo e encontrei que em tempos áureos, foi um forte para proteger algo.
Como eu não escreveria esse post tão já, deixei o site de lado. Fui procurar novamente e não encontrei, infelizmente.

O nome da praça, Jorge Cury, que originalmente é Khury, é em homenagem a um famoso comerciante que tinha uma loja na 25 de Março, rua famosa pelos seus cacarecos com preços acessíveis.
Essa praça foi construída na década de 1950 e logo em seguida, foi tombada pelo CONDEPHAAT. Ou seja, nada pode ser mexido, violado ou estragado.
Quer dizer, não deveria ser.

Como acontece muito em São Paulo, tem lugares que parecem ter parado no tempo e com isso, cai no esquecimento. É o que acontece nesse caso aqui, infelizmente.
Há pichações e grafites (grafites lindos, por sinal), mas acho que a Prefeitura precisa se ligar mais no que acontece. Alô, Bruno Covas!
Apesar da praça estar limpa, com as árvores podadas e bonitas, o mirante está bem descaracterizado. Uma pena, pois é muito diferente. Realmente, é um achado e o paraíso das blogueiras para fazer fotos e mais fotos com seus vestidos esvoaçantes.

Acho que as pichações dão até um certo charme em ensaios de fotos urbanas, mas mas para nossa História e conservação, isso é péssimo e vergonhoso. É um bem tombado e é preciso ter cuidado e respeito.
Cadê o povo que mora ali perto para resolver a situação no grito?

Nem parece que eles protestaram e ganharam na década de 1990, contra uma intervenção da Eletropaulo que pediu uma ação de destombamento e demolição ( vê se isso tá certo?) para construir uma subestação de energia.
É claro que essa união da Associação dos Moradores deu certo e esse grito foi fundamental para que o lugar fosse preservado.
Tem horas que a voz do povo faz toda a diferença. Ainda bem!

É maravilhoso saber que detalhes que possam passar desapercebidos podem ter tanta história. Uma praça qualquer pode ser algo mágico. É o que acontece quando você se dispõe a enxergar. Mas, enxergar de verdade.

Ah, e desde o ano passado a Prefeitura está com um projeto de revitalizar todo o Espaço. Até agora nada. Será que é verdade ou é mais um conto de fadas?

Endereço: Rua Muniz de Souza, 1218 - Aclimação
Aberto 24 horas
GRATUITAÇO
SEM ESTACIONAMENTO
POSSUI WI-FI

That's all, andarilhos. Pegue o seu fotógrafo favorito e tire várias fotos lindas nesse lugar tão único, diferente, duro e cheio de história.
O Parque da Aclimação é logo em frente. Aproveite o dia!

Beijos blogueirísticos e até sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário