sábado, 5 de outubro de 2019

#270 PARQUE CIDADE DE TORONTO: UM PRESENTE DO CANADÁ PARA O BRASIL

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? O que estão planejando?


Eu me defino como uma Carol antes do blog e depois do blog. A Carol de antes, não existe mais. Ainda bem.
Nunca na minha vida, pensei que eu pudesse gostar tanto de parques. Depois do "Somos Andarilhos", vi o quanto a natureza é importante e que não devemos subestimá-la. Ela sempre será muito maior que do nós e sua soberania deve ser respeitada.


E visitar parques, além de fazer vários nadas e contemplar a natureza, cada um tem a sua história e que pode se complementar com outras coisas... enfim.
O lugar de hoje foi um presente! Vamos conhecer o PARQUE CIDADE DE TORONTO?


Com 27 anos de existência, recém completados, o Parque Cidade de Toronto surgiu de uma parceria entre o governo do Canadá e o Brasil, com o objetivo de oferecer aprimoramento profissional para os futuros funcionários na época, consultoria e transparência entre as duas cidades.

Conseguimos ver a marca registrada do Canadá na flora do parque. A vegetação é composta por um bosque lindíssimo e árvores que estão bem presentes em solo canadense. Além disso, o Parque também tem a presença de vegetação remanescente da Mata Atlântica como chico-pires, ingá-doce e o meu preferido, pau-brasil. Infelizmente, as árvores não são especificadas. Acho que esse é um erro comum na maioria dos parques e jardins.

A fauna também é muito presente. Com um lago imenso e que me fez lembrar muito o Parque da Aclimação, podemos ver gaivotas e marrecos brincando o tempo inteiro.
Há relatos de ter até cobra dágua, mas graças a Deus, não vi nenhuma.

A paisagem é maravilhosa para fotos e o parque tem uma ponte super instagramável, que infelizmente está fechada para reformas.
Aliás, esse é o resultado de muitas brigas dos moradores, que criaram a Associação Amigos do Parque Cidade de Toronto, que há 10 anos lutam por melhorias e que dizem ter ficado abandonado.
Acontece que o Parque está na lista de privatizações e acredito é que agora, resolveram fazer alguma coisa.
Infelizmente, quando o Estado é fraco politicamente é realmente isso que acontece. Não curto privatizações.

Em minha visita, não vi nada abandonado. Vi bastante gente passeando e andando para lá e para cá, correndo. Tem uma pequena trilha para ser feita e é super tranquila.
Digo isso por que ainda estou com um pouco de traumas de trilha. Depois que eu caí, lá no Pico do Jaraguá, fiquei com medo.
Para quem não sabe do que estou falando, olha a saga aqui: PICO DO JARAGUÁ.

Esse parque é uma delícia de andar nele, porém tem algumas regras como: não usar bicicleta, skate ou patins do lado de dentro, assim como levar seu doguinho com a focinheira, caso ele seja muito bravo ou agitado.
E, se divirta com o playground que também foi reformado e que dá para todos os Enzos e as Valentinas brincarem sossegados.
Use e abuse do Bosque da Leitura que ocorre todo domingo. Utilize as churrasqueiras disponíveis para passar um dia gostoso com amigos e família.
E não se preocupe: há sanitários funcionando e eles são limpos.
Mas, aconselho também a levar o seu squeeze.

O Parque Cidade de Toronto foi uma grata surpresa. Andar por ali é uma delícia, visto que o Parque não é tão grande e dá para dar a volta por ele inteiro.
Ficamos por lá, mais ou menos, de duas a três horas e eu aconselho a você levar bastante comida.
Ali é um bairro de alto padrão residencial, não há restaurantes por perto e o mais próximo que você irá encontrar é dentro do Shopping Tietê, que fica a uns 20 minutos atrás do parque.
Mas também há barraquinhas do lado de fora. Comi um pastel gigante e que estava bem bom.

O caminho até lá é bem chatinho, mas nada que impeça quem realmente gosta de rolezar por aí, de chegar até lá:

Endereço: Avenida Cardeal Motta 84 - City América/ Pirituba
Telefone: 11 3834 2176
Horários de Funcionamento: Diariamente - Das 06h00 às 18h00
GRATUITO
POSSUI WI-FI
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO

E se estiver planejando a sua viagem para São Paulo:

Para a sua reserva no Booking, CLICA AQUI;


É isso, andarilhos. Nada melhor do que conhecer lugares novos e se estivermos bem no meio da Mata Atlântica, melhor ainda.

Beijos canadenses e até quinta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário