O lugar de hoje é o resultado de um tour pela Zona Norte que incluiu a BIBLIOTECA NARBAL FONTES e a CAPELA SANTA CRUZ.
Se vocês acessarem o link da capela, verão que foi um dos lugares que eu fui mais bem tratada na vida e que me recomendaram conhecer esse santuário.
Vamos rezar no SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA SALETTE?
Antes de tudo, precisamos saber quem foi a Salette. Na verdade, Salette é a própria Virgem Maria, que apareceu para duas crianças francesas pastorinhas, Maxinin Giraud e Mélanie Calvat, de 11 e 15 anos, respectivamente, na montanha perto de La Salette, em 1846.
Era por volta das 15h00, fazia muito calor e estavam cuidando de um rebanho quando viram uma mulher alta, sentada, falando francês antigo e chorava muito.
Segundo o relato das crianças, usava um vestido longo e touca de camponesa e proferiu segredos aos dois.
Os meninos não iriam ter o porquê em mentir e também não era delírio. Viram essa mulher três vezes e sobrecarregou os dois com missões e pediu a eles que se convertessem. E, segundo, Melanie, ela ditou 33 regras a serem seguidas, conhecidas como a "Ordem da Mãe de Deus".
Rapidamente, Mélanie relatou essas aparições e a missão dada para o padre na época e apenas em 1847, começou uma investigação para que essa aparição fosse apurada e constatada verdadeira.
Mélanie, logo se mudou para um convento tornando-se freira.
Foram 8 conferências com os irmãos relatando tudo o que viram e ouviram.
Encaminharam toda a documentação para o Papa Pio XII e mesmo relatando diversas vezes, tinha gente na Igreja que não acreditava.
E só em Setembro de 1851, a Igreja reconheceu a Nossa Senhora da Salette como aparição e Santa. No ano seguinte, A Basílica começou a ser erguida e foi concluída em 1865, e com um caminho para os peregrinos onde poderão ver estátuas de bronze da Santa em suas três aparições.
Há Santuários sobre ela, em diversos locais do mundo e aqui no Brasil, existe no Rio de Janeiro, Curitiba, Caldas Novas, entre outros...
Por aqui, o Santuário é gigantesco e muito bonito. E, tudo começou em 1902, com a visita de um padre mato-grossense que conheceu o povo pobre da Zona Norte que assumiu a Paróquia de Santana, em 1904.
Com a vontade e esforço de levar a mensagem de Nossa Senhora da Salette adiante, na década de 1930, foi construída como Paróquia. Suas primeiras missas nem tinham bancos ainda e eram campais.
E através dessa mensagem, outras coisas puderam ser realizadas: como o Recanto Salette, Centro de Apoio, Memorial Padre Clemente ( o que idealizou a Igreja lá em 1904 ).
O Santuário tem uma arquitetura diferente e uma lojinha cheia de artigos religiosos. E o padre é pra lá de engraçado.
Sem querer, de novo, peguei a missa e vi que estava lotada. E o mais engraçado é que tinha muitos jovens, totalmente compenetrados.
Eu não entendo nada dos rituais e como eles devem ser feitos, mas é interessante ver como as pessoas são devotas e com fé, não se brinca.
Curtiu?
Endereço: Rua Doutor Zuquim, 146 - Santana
Telefone: 2281 9499 ( mais informações como: batizados, crismas, cursos de noivos, casamentos, etc...)
Site: SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA SALETTE
E-mail: secretaria@nsrasalette.org.br
Horários da Missas: Segundas-Feiras: 07h00 // Terças-Feiras às Sextas-Feiras: 07h00 - 19h30 // Sábados: 07h00 - 17h00 // Domingos: 07hh0 - 09h00 - 11h00 - 18h30
Possui Estacionamento
GRATUITO
Ficamos por aqui, andarilhos. É muito bom conhecer esses lugares recheados de história e como tudo aconteceu até chegar até o momento.
Vá nesse cantinho desconhecido da Zona Norte, busque a sua paz interior, se reconecte e saia de lá renovado.
E nem falo para assistir a missa não. É só buscar pelo silêncio alguns momentos.
E aí, vai Viajar?
- Já reservou o seu hotel? Recomendamos o BOOKING.COM, com diversas opções em qualquer lugar do mundo;
- E não se esqueça do seu SEGUROS PROMO, que é obrigatório na Europa. É importância ter assistência médica e o Somos Andarilhos te dá 5% de desconto em pagamento no BOLETO BANCÁRIO;
- Vai alugar um carro? A RENT CARS é a nossa parceira e você paga em reais, sem desconto no IOF.
Beijos de luz e até sábado
Nenhum comentário:
Postar um comentário