sábado, 12 de outubro de 2019

#272 PALÁCIO CAMPOS ELÍSEOS + EXPOSIÇÃO: PIONEIROS & EMPREENDEDORES: UM RESGATE HISTÓRICO DAS PRIMEIRAS MENTES CRIATIVAS DO BRASIL - ENCERRADA

Hello, andarilhos. Feriadinho... o que tem de bom para hoje?


É incrível como São Paulo ainda me surpreende. Descobri esse lugar de hoje, através dos Stories de um guia turístico e vi que eu precisava visitar urgentemente.
E sim, de todos os casarões que entrei na vida, esse é o mais bonito. Sem sombra de dúvidas. E olha que foram muitos.

Vamos conhecer o PALÁCIO CAMPOS ELÍSEOS e visitar a EXPOSIÇÃO: PIONEIROS & EMPREENDEDORES?

São Paulo já foi a elite do café. Quando estava em alta, vários homens de posse, muitos ricos chegavam aqui para investir nesse bem precioso.
Então, no século 19, um cafeicultor, político e advogado, Elias Antônio Pacheco Chaves, resolveu se instalar no bairro Campos Elíseos, que respirava o ar da elite paulistana. Escolheu ali para ser sua morada e contratou o arquiteto alemão Matheus Hauler para construir um belíssimo casarão, inspirado no Castelo de Écoen, na França, em estilo renascentista com 4 andares, em 4000 mil metros quadrados, em um jardim incrível, que no passado, deveria ser bem mais aristocrático.

Infelizmente, Elias morre em 1903 e sua viúva e seus filhos ficam por ali até 1911 e após isso, vendem para o Governo de São Paulo e a partir dali, começou a servir de residência para grandes políticos, sofreu com a Revolução de 1924, quando houve vários bombardeios, que se repetiram até 1932 com o Estado Novo.

Então, já com o declínio do café, já não era mais tão interessante permanecer por ali. A elite começava a abandonar o bairro todo e as coisas passaram a ficar no que hoje é o Palácio dos Bandeirantes, ali no Morumbi.

Houve um incêndio em 1967, que durou cerca de 15 minutos, o suficiente para estragar boa parte da construção. Nessa época, a família do governador Abreu Sodré morava ali e por sorte, nada aconteceu de mais grave.

Foi dado, o início do restauro e em 1970, o palacete foi tombado pelo CONDEPHAAT e em Julho de 2004, foi feita uma nova restauração para abrigar um novo Centro Cultural.

Então, desde 2017, é morada do SEBRAE ( centro de Referência de Empreendorismo ), que ficará por ali por 5 anos onde mantém cursos de formação e capacitação, coworking, cursos para projetos de economia criativa, além de um espaço de voltado à memória.

PIONEIROS & EMPREENDEDORES

Dividida em 5 partes, essa exposição destaca o trabalho de 24 figuras importantes de nosso país, incluindo mulheres ( mulherões mesmo), representantes dos séculos 19 e 20, que foram muito importantes e implacáveis na economia brasileira.

São figuras extremamente significativas que vão de Barão de Mauá, do Período Monárquico até Roberto Marinho, dono e presidente da Rede Globo, na Era Vargas e mulheres, que vai desde Irmã Dulce até Dorina Nowill.

Essa exposição é baseada na trilogia "Pioneiros & Empreendedores: a saga do Desenvolvimento no Brasil, do professor Jacques Marcovitch, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, que utilizou esses visionários como objeto de estudo e que conta a história do empreendedorismo, muito antes de virar moda.

A mostra reúne grandes objetos como câmeras de vídeo que pertenceu a Globo, capacetes utilizados na Revolução de 1932, tijolos fabricados na Fábrica Matarazzo, calculadoras e inclusive uma pá que pertenceu ao Barão de Mauá que foi contratado para construir as ferrovias e que trolou Dom Pedro II. Quem deu a cavada inaugural para o desenvolvimento chegar foi o próprio, muito a contragosto. Dizem que o Barão estava morrendo de preguiça e pregou essa peça no Pedrinho.
Dom Pedro II jamais perdoou o Barão por ter o feito passar vergonha perante a elite brasileira.

Sabe quando você vai esperando por uma coisa e recebe algo totalmente diferente? Sei lá, esperava algumas frases motivacionais sem graça e de efeito, algo meritocrático do qual eu não acredito nem um pouco ou algo tendencioso. Esperava por tudo, menos algo tão histórico e enriquecedor.

Realmente, o professor pegou pessoas e frases de pessoas muitos importantes e contou uma história linda que nos faz ter perspectiva de sucesso e futuro.
Com o empreendedorismo e Economia Criativa em alta, o paulistano terá acesso a documentos icônicos e resgatará memórias importantes da história empresarial brasileira.
Quem sabe, a exposição não te anima a ter o seu próprio negócio e fazer com que tenha mais liberdade e o poder de ir e vir?
São apenas ideias recheadas de História. E pois bem, para mim, a História sempre será muito bem-vinda.

Curtiu?

Endereço: Avenida Rio Branco, 1269 - Santa Cecília
Telefone: 11 3224 6950
Site: PALÁCIO CAMPOS ELÍSEOS
Horários de Funcionamento: Terças-Feiras aos Domingos: Das 10h00 às 17h00 // Segundas-Feiras: Fechado
Estacionamento Gratuito, porém com poucas vagas.
ENTRADA GRATUITA
Até 01 de Dezembro


Aaaaah, andarilhos. Queria tanto que vocês fossem e vissem o palácio mais bonito que eu já vi. Ainda estou em estado de graça com tanta coisa surpreendente que eu vi.
Vão e me contem se vocês gostaram, ok?

Beijos empreendedores e até quinta que vem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário