sábado, 19 de outubro de 2019

#274 PARQUE SÃO DOMINGOS: DE FAZENDA A UMA DAS MAIS BELAS ÁREAS DE LAZER DA CIDADE

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? O que tem para hoje?


Aprendi a amar parques. Desde 2017, minha relação com eles, mudou e muito. Sério! Queria ser inocente aqui e dizer que eu gostaria de zerar todos eles, mas certamente que zerar alguma coisa aqui em São Paulo é impossível.
O lugar de hoje, foi no mesmo dia em que conheci o PARQUE CIDADE DE TORONTO e é tão bonito quanto.

Vamos andarilhar pelo PARQUE SÃO DOMINGOS?


Tudo começa nas fazendas do Coronel Anastácio de Freitas Trancoso que vendia cereais, chá e café. Era um homem muito poderoso e que pertenceu ao Governo de São Paulo. Para se ter uma ideia, Dom Pedro II ( sempre ele!!!), chegou a ficar hospedado na casa dele.

Até que com sua morte, em 1839, sua mulher e seus filhos, venderam a fazenda em 1856 para o Brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar ( esse nome te lembra algum lugar? Sim, o batalhão da Rota ) e a sua esposa Domitila de Castro, a Marquesa de Santos ( SIM, ELA MESMA... Descoladona e amante do Dom Pedro II. Relatos dizem que ela fumava com os escravos e chegou a participar de festas e tudo).

Até que vendem para a o Frigorífico Armour do Brasil, em 1917 e que a partir de 1950 originou o Parque São Domingos, mas não como conhecemos hoje.

A empresa jamais utilizou o terreno e foi vendido à Prefeitura. Era apenas um campo de várzea e muitas vezes, usado para jogos de futebol.
Mas, foi só em 1982, após descobrirem várias nascentes e um lago do qual eu não vi, que o parque foi inaugurado.

O parque é uma delícia. Logo na entrada, vimos um miquinho nos saudando. Achei a coisa mais bonitinha, já que foi a primeira vez que eu vi um de perto.
Dizem que ali há gambás, mas não vi nenhum. Entre as aves, são muitas: rolinha, tico-tico, beija-flor e também há boatos de que vários tucanos dão seu passeio por ali também. Infelizmente, não vi nada.

A vegetação é bastante intensa proveniente da Mata Atlântica. Possui áreas ajardinadas e bosques, com bambuzais, copaíbas ( que são excelentes para dores musculares ), xaxins, jacarandás, entre outras árvores belíssimas em seu entorno.

E não se preocupem com a segurança: existem vigias por todo o canto. Inclusive, um encrencou com a minha máquina e quase me proibiu de tirar fotos.
Detalhes: não há nada avisando na entrada do parque e eu não assinei nenhuma autorização. Portanto, sem problemas. Era só um guarda querendo mostrar serviço.

Em relação a quadra de futebol, ela ainda existe e é bem gigante e o parque oferece outros atrativos incríveis, como o Telecentro que foi inaugurado em 2007 e promove cursos com introdução á Informática e outros.

São 80 mil metros quadrados, com pistas e trilhas para caminhadas, espaços para piqueniques, mesas para jogos de xadrez e atividades como a CECCO São Domingos que realizam atividades de ioga, meditação e tai-chi-chuan para a população.

É permitido levar seus doguinhos, desde que estejam com a focinheira. Claro que isso se aplica ao seu pitbull. O seu yorkshire nem merece usar uma coisa dessas.
E não se esqueça: bicicletas, skates e patins são extremamente proibidos.

De resto, aproveite um dia gostoso, olhando a movimentação do parque. Li relatos d e que o parque está abandonado, degradado, sujo e mais um monte de reclamações infundadas. O que eu vi foi muita cor, muita gente, gente andando para lá e para cá, fazendo esportes, descansando na grama, crianças brincando e gente fazendo caminhada.

Confesso que eu preferi ficar no Cidade de Toronto e como já estava anoitecendo, o tempo ali seria um pouco mais curto. Deu para aproveitar, mas com pressa, por causa do horário.
Ah, e coma alguma coisa antes. Não vi restaurantes ao redor. Só um supermercado saindo do Cidade de Toronto para ir até ele.

Vão lá e tirem suas conclusões. Combinado?

Endereço: Rua Pedro Sernagiotti, 125 - Parque São Domingos/ Pirituba
Telefones: 11 38317083 // 11 3645 2908 ( Telecentro)
Horários: Diariamente: Das 06h00 às 18h00
SEM ESTACIONAMENTO
Possui WI-FI.
GRATUITO

Então, ficamos por aqui, andarilhos do meu coração. Reserve um dia gostoso com a família e sinta o  prazer que é sentir o ventinho na cara. Para mim, o sentimento é de liberdade.


Beijos frescos e até semana que vem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário