sábado, 30 de novembro de 2019

#286 MUSEU DE ZOOLOGIA DA USP: "UMA NOITE NO MUSEU" EM TERRAS TUPINIQUINS

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Já sabem onde vão passar as festas de final de ano?


Quando o "Somos Andarilhos" surgiu e eu estava pesquisando lugares para ir que nem uma doida, o lugar de hoje, foi um dos primeiros que apareceu.
Sempre fiquei ansiosa em conhecê-lo e depois de quase 3 anos de blog, eu fui visitar e apesar de ter achado pequeno, foi impressionante.


Vamos voltar no tempo no MUSEU DA ZOOLOGIA?

Localizado em um casarão da década de 1940, na mesma calçada do Museu do Ipiranga, o Museu de Zoologia existe desde 1890 quando diversas coleções começaram a formar o Museu Paulista ( sim, o do Ipiranga ). E uma curiosidade, foi inaugurado no mesmo dia do Monumento da Independência ( aquele da cripta que repousam os restos mortais de Dom Pedro e Dona Leopoldina).

Pois bem, o museu foi idealizado e construído a partir de doações de uma coleção de história natural que pertenceu ao político, banqueiro e empresário Francisco Mayrink.
Andarilho e viajante que só ele, conseguiu essas peças, através das suas viagens.

E junto com a sua coleção e com a coleção de outro homem super importante, o Joaquim Sertório que já estava disponível em 1870, esse museu começava a tomar forma.

Foram 40 anos de muito trabalho e estudos com o auxílio de coleções zoológicas, botânicas e históricas.

Por ser um dos maiores detentores de um acervo zoológico da América Latina e de um conhecimento único da biodiversidade brasileira e global, foi a primeira instituição brasileira a ser e conhecida como depositária pelo Conselho de Gestão do Patrimônio Genético ou para ficar mais fácil, Ministério do Meio Ambiente.

Para mim, é um dos museus mais importantes e necessários que o país tem, pois além de 10 milhões de espécies preservadas, também há replicas impressionantes de dinossauros, como o Tapuiassauro com 11 centímetros de comprimento por 7 de altura e o Carnotauro com 7 metros de comprimento e 3 metros de altura, além de animais taxidermizados com mais de 700 animais expostos, da fauna brasileira divididos entre moluscos, insetos, anfíbios, mamíferos, répteis, aves, entre outros.

E para o desespero dos conservadores de plantão: obviamente que a teoria da Evolução de Charles Darwin está exposta para você ler e entender o que ele sempre quis dizer e você verá uma seleção de crânios desde o hominídeos até o homo-sapiens.
Quer você conteste, acredite ou brigue sobre isso, essa teoria existe e não sou eu que vou contestar Charles Darwin. Sinto muito!

Outro ponto importantíssimo sobre o Museu de Zoologia é que eles tem uma importante participação na formação de zoólogos, pois seu acervo que conta com uma biblioteca com mais de 100 mil volumes sobre o tema servem como base para a educação desses estudantes que vem pesquisar e abranger conhecimento para a sua futura profissão.

Estão vendo como estudar Ciências é importante? Na escola, eu não suportava, mas hoje vejo que sem isso não existimos. E é extremamente essencial ter um museu como esse que zela por essa biodiversidade, que faça esse monitoramento ambiental, estude mudanças climáticas e proteja dados importantes em biologia evolutiva, paleontologia ( ALÔ, ROSS!!!!), ecologia e biologia molecular.

Achei um pouco lotado, mas isso é maravilhoso e é melhor estar em museus do que andando bobamente por shoppings e não agregando nada em sua vida.

Curtiu? E já te dou a dica: tire um dia para fazer uma trinca de passeios que combinam: MUSEU DE ZOOLOGIA + PLANETA INSETO + MUSEU CATAVENTO.

Endereço: Avenida Nazaré, 481 - Ipiranga
Telefone: 11 2065 8100
Horários: Quartas-Feiras aos Domingos: Das 10h00 às 17h00 ( entrada permitida até 16h30) // Segundas-feiras e Terças-Feiras: FECHADO
Site: MUSEU DE ZOOLOGIA
FACEBOOK: https://www.facebook.com/mzusp/
E-mail: mz@usp.br
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO
POSSUI WI-FI
GRATUITO

Pois bem, ficamos por aqui. O Museu deu Zoologia foi uma surpresa e tanto e eu, que nem gosto de ciências, sei o quanto esse museu é absurdamente importante e que tudo precisa ser explorado, visto e contado.


Beijos evolutivos e até quinta!


Um comentário: