300 POSTAGENS! NEM ACREDITO QUE CHEGAMOS TÃO LONGE!
MUITO, MUITO OBRIGADA!
Depois do blog, passei a amar parques. Realmente, não ligava muito e hoje, vejo o quanto eles fazem parte da história da cidade e do nosso comportamento também.
Não consigo mais viver sem.
O parque de hoje conheci através do Antena Paulista, da Rede Globo. Ai, gente, esse programa é tão necessário.
Logo me encantei e decidimos que precisávamos ir o quanto antes.
Vamos passar um tempinho no PARQUE LINA & PAULO RAIA?
Com um pouquinho mais de 15.000 metros de extensão, esse parque foi idealizado em 1970 como parte integrante do PROJETO CURA ( Comunidades Urbanas de Recuperação Acelerada ) que buscava um desenvolvimento global do entorno por meio de associações pública e privada.
O dono dele, Antônio Cantarella, era tão poderoso, que comprou um anúncio no jornal anunciando que estava abrindo uma Sociedade Anônima. E, quem comprasse cotas, iria desenvolver e ajudar no crescimento agrícola e industrial.
Toninho ainda queria construir no local, quadras de tênis, futebol e crícket, bibliotecas e ainda realizar festas para a elite paulistana.
Antonio morava nisso tudo, em uma casa em estilo suíço, com estábulos, chiqueiros, galinheiros e muito mais.
Sim, era tudo isso junto e misturado. Quase um PARQUE DO PIQUERI do conde Matarazzo e que eu já falei por aqui.
Ele, Toninho, era tão visionário que ainda queria construir uma floricultura, horticultura, laticínio, fruticultura, e também tinha o desejo de criar porcos.
Mas, como tudo o que é bom dura pouco e não temos o controle de nada, o acesso ao parque era um pouco difícil, Toninho lutou e muito para que os vereadores, melhorassem a entrada da via que começava lá no Avenida da Saúde, para facilitar o acesso.
Até que chegou o Metrô nos anos 1970 e o restante foi desativado.
Não sabemos qual foi o destino de Antonio, mas acho que ele não deve ter gostado nada, nada do que fizeram com o terreno dele e que de tudo o que ele possuiu de terras, sobrou apenas 3 parques: esse, o Nabuco e o Chuvisco que eu ainda não conheço.
ENFIM, O PARQUE LINA E PAULO RAIA...
Como eu disse acima, esse parque foi idealizado em 1970 e, atualmente abriga o ÚNICO centro de artes de São Paulo, para crianças de 05 a 12 anos. A Escola Municipal de Iniciação Artística trabalham com professores artistas e que, por meio da escola, contém conhecimento pedagógico.
São cursos como Orquestras Infanto-Juvenis, Corais, Aulas optativas de teatro e dança, aulas individuais e em grupos com instrumentos musicais e muitos outros...
Realmente, esse parque se tornou um dos meus favoritos e o achei a coisa mais linda. É ótimo ficar sentindo o vento na cara, escutando o barulho dos passarinhos e vendo a natureza que é da época do Toninho, remanescente da chácara.
O que é mais incrível é eles identificam as árvores. Vocês não tem ideia do quanto eu respeito essa iniciativa. Eu não sou Botânica, então acho que isso ajuda tanto: Imagina você encontrar falsas-seringueiras, pinheiro do paraná, copaíba, quaresmeira... são mais de 125 espécies encontradas e algumas estão ameaçadas.
Caso você disponha de uma câmera profissional, será obrigatório assinar um termo de autorização para tirar suas fotos tranquilamente.
Não há restrições para animais domésticos; mas se o seu doguinho for muito bravo, é obrigatório colocar uma focinheira nele. Caso contrário, seu acesso ao parque é proibido.
Também é proibido bicicleta, patins e skates. Mas dá para se divertir fazendo uma caminhada ou dando uma corridinha.
Também há playgrounds para os Enzos e as Valentinas brincarem, banheiros limpos, aparelhos de ginástica de baixo impacto e quiosques.
Esse parque realmente é uma delícia e deu para perceber o quanto eu amei. Acho que por ele ser bem arborizado e espaçoso. Mesmo sendo pequeno.
E amei por que não tem tanta gente e sim, dá para sentir o silêncio.
Sabe aquela história de que nem parece que estamos em São Paulo? É real.
Telefone: 11 50676522
Site: PARQUE LINA E PAULO RAIA
Horários: Diariamente: Das 07h00 às 18h00
POSSUI WI-FI
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO
GRATUITO
Curtiu? Realmente é muito bom sentir a história do Jabaquara no meio da Mata Atlântica. Eu curti demais esse parque e realmente quero voltar logo.
Muito obrigada Antena Paulista pela dica e espero que vocês gostem.
Beijos verdinhos e até quinta que vem!
VAI VIAJAR?
- Passeios e ingressos: GET YOUR GUIDE
- Hospedagem: BOOKING
- Seguro viagem: SEGUROS PROMO
- Passagens aéreas baratas: PASSAGENS PROMO
- Aluguel de carro: Rent Cars
- Amazon: AMAZON
- Civitatis: CIVITATIS
Nenhum comentário:
Postar um comentário