sábado, 29 de fevereiro de 2020

#306 ESPECIAL - 1 DIA EM JUNDIAÍ: PINACOTECA DIÓGENES DUARTE PAES

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Não cansaram dos bloquinhos ainda.


E, chegamos ao 3o post sobre o que fazer em 1 dia em Jundiaí. O lugar de hoje é mais um daqueles que vamos e a galera que trabalha por lá fica assustada, já que os próprios moradores da cidade quase não visitam.

Vamos conhecer a PINACOTECA DIÓGENES DUARTE PAES?


Tudo começa lá em 1896 com o Grupo Escolar Coronel Siqueira de Moraes, em um casarão lindíssimo, projetado por ninguém mais e ninguém menos do que Ramos de Azevedo ( o mesmo que projetou a Pinacoteca, o Mercadão, o Palácio dos Correios, a Casa das Rosas...) em uma decoração art decó, algo como uma construção mais adornada e floreios.

Pesquisem mais sobre art déco, ok? Pois bem, o projeto arquitetônico separava os meninos e as meninas, já que era quase um internato e também foi o primeiro prédio escolar do Interior do EStado de São Paulo e depois acabou virando uma Biblioteca Municipal.

No entanto, a Biblioteca foi desativada e o casarão ficou durante um tempo, abandonado. Em 2002, foi tombado pelo CONDEPHAAT ( Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico de São Paulo) devido a sua importância.

Então, desde 2008, passou a abrigar a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, que foi um artista jundiaiense muito importante, cujos talentos, eram o desenho, a pintura e a literatura. Suas obras mais significativas foi a "Série Folclórica" que apresentam eventos sociais e culturais no século XX. Faleceu em 1964.

Essa Pinacoteca foi criada em 2008, com a intuito em desenvolver atividades relacionadas às artes visuais, com exposições, workshops, oficinas de artistas plásticos de Jundiaí e região.
O acervo permanente foi doado pelo Conselho de Fiscalização Artística do Estado, com obras premiadas incríveis nos Salões Paulistas de Artes de 1960 e outras obras significativas para a composição do acervo, das décadas de 1970 e 1980.

O prédio é incrível e não é muito grande. Acredito que dê para ficar, pelo menos, 1 hora curtindo tudo, tirando fotos e gravando Stories. A galera que trabalha por lá é extremamente gentil e acolhedora. Tanto que ficaram assustados quando chegamos ali. Disseram que o próprio morador de Jundiaí não se interessa muito. Tanto que na duração da nossa visita, vimos mais um casal e só.

Aproveite esse casa lindíssima e histórica, com banheiros super limpos, um bebedouro com água geladinha e uma vista na parte de trás que não tenho palavras para descrever. O jardim também é uma gracinha.

Precisamos divulgar mais espaços como esses e divulgar artistas desconhecidos, porém, especialmente talentosos. Estamos em tempo que a arte e a cultura estão sendo duramente atacadas e qualquer divulgação sobre essa sensibilidade, sempre será bem vinda.

Vamos voltar no tempo nesse lugar extremamente rico de história e tão contemporâneo ao mesmo tempo.
Vale a pena!

Endereço: Rua Barão de Jundiaí, 109 - Jundiaí
Telefone: 11 45862326
Horários: Terças-Feiras às Sextas-Feiras: 09h00 às 17h00 // Sábados e Domingos: 09h00 às 16h00 // Segundas-Feiras: FECHADO
GRATUITO
POSSUI WI-FI
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO

That's all, andarilhos. Jundiaí é uma cidade muito rica, muito cultural e o nosso passeio por ela só está começando.


Beijos culturais e até sábado.


VAI VIAJAR?

Você sabia que quando você faz qualquer reserva com um link aqui no blog, o "Somos Andarilhos" ganha uma pequena comissão? Sim, aqui também é trabalho. Obviamente que você não é taxado a mais por isso e com esse presente para você, ainda ajuda o "Somos Andarilhos a se manter de pé e produzir mais conteúdos incríveis e de qualidade! Quer ver mais viagens e lugares maravilhosos por aqui? Então, vamos reservar?






 

Nenhum comentário:

Postar um comentário