segunda-feira, 8 de maio de 2017

#29 MuBE - MUSEU BRASILEIRO DE ESCULTURA E ECOLOGIA

Olá, andarilhos! Como vocês estão? Peço desculpas pela demora, mas a vida anda uma doideira completa.

Eu amo arte. Adoro tentar entender o que se passa na cabeça do artista, o que geralmente é muito difícil. Desde que eu me conheço por gente, amo história da arte e suas nuances, seus artistas, o período histórico, o que o levou a desenhar, pintar ou esculpir tal coisa.
Eu sou formada em Rádio e TV e muitas pessoas me perguntam o que pintura tem a ver com televisão. Para os mais leigos, respondo com toda a paciência do mundo, que as cores, os quadros, as escolas, o jeito de se pintar ou de expressar influencia muito na hora de fazer uma novela, dirigir um filme ou gravar um videoclipe. Uma pintura pode fazer com que a história inteira de um filme saia. Resumidamente é isso. Ou nem isso. 
Mas, se tem uma coisa que me deixa com muita raiva é alguém que estudou tal coisa não se interessar pelo o que estudou ou está estudando. É inadmissível para mim alguém que estuda Radio, TV, Cinema e Internet não conhecer Stanley Kubrick, Tim Burton ou Chaplin. Não gostar é uma coisa. Não conhecer é alienação.

Tenho me interessado muito por Arquitetura. Não que eu queira estudar, mas isso ajuda muito na composição de cenários, lugares e paisagens. 
Para mim, um arquiteto também é um artista. E vale para o mesmo cara que não se interessa pelo o que estudou. Arquitetos que não são apaixonados por museus, lugares arquitetônicos e não se interessam por construções e não tem esse amor na alma, não contrato nem para fazer minha casa. Nem admiração por pessoas assim eu tenho.

Toda essa enrolação, para falar de um lugar maravilhoso que eu fui pela primeira vez. Já tinha ouvido falar e fui surpreendida pelo meu andarilho que disse que iríamos conhecer um lugar diferente. 
Fui às cegas e morrendo de curiosidade para saber onde era.
Esse lugar era o Mube - Museu Brasileiro de Escultura.
Ele nasceu em em maio de 1995 e projetado pelo grande arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Sua inauguração contou com mais de 140 obras do artista Victor Brecheret.
O que eu não sabia que o espaço foi uma grande mobilização dos moradores do bairro, impedindo a construção de um shopping center, o que atrapalharia a tranquilidade do local. Eu fiquei muito feliz quando eu soube desse notícia, mas essa história é longa e passou por muitos problemas ( instabilidade, rescisão de concessão do espaço, uso indevido de espaço, etc). O que importa é que ele está firme e forte e pronto para receber seus visitantes.
O museu tem um grande espaço. Dá para caminhar a vontade e pelo o que eu vi, não fica lotado. O mais legal é que não tem uma exposição fixa. Ou seja, a cada vez que vier, pode ter coisas bem diferentes. 
O jardim foi idealizado por Roberto Burle Marx e é bem bonito. Vale a pena ver também o lago com carpas. Uma mais linda que a outra. 

Atualmente, está em cartaz a exposição do próprio arquiteto Paulo Mendes da Rocha "Pedra no Céu: arte e arquitetura de Paulo Mendes da Rocha" que explica como ele projetou o espaço e também explica suas outras obras e como elas são interligadas à arte.

Ah, lá existe um café também. Eu nunca vou nessas cafeterias de museus. Qualquer salgado vale o preço de um rim. 
Então é isso. Tomara que vocês tenham gostado do post de hoje.

A mostra estreou no dia 1º de abril ( não, não é mentira ) e vai até dia 02.07.2017.

Endereço: Av. Europa, 218 - Jardim Europa
Telefone: 11 2594 2601
Horário de Funcionamento: Terças-feiras a Domingos: 10h00 às 19h00 // Às segundas-feiras não abre.

Fica ao lado do MIS. Esqueçam os Lamborguinis, BMWs, Porches e Ferraris que são vendidas ali na mesma rua. É ostentação demais e isso é feio. Aproveite esse passeio cultural gostoso e o melhor de tudo, GRATUITO!
Site do estabelecimento: http://mube.art.br/ e confira os diversos cursos que eles oferecem.


Beijo, beijo, beijo e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário