sábado, 21 de outubro de 2017

#75 EDIFÍCIO MATARAZZO - JARDINS DA PREFEITURA DE SÃO PAULO

Olá, andarilhos. Tudo bem? Novidades? Andarilhos da Ucrânia, falem comigo. Se apresentem. Vou adorar conhecer vocês!

Eu sou muito curiosa. Tudo eu quero saber, eu quero ver e explorar. Às vezes, isso me atrapalha, gerando uma ansiedade grande. 
O post de hoje é bem curioso; é para aquelas pessoas que não olham ao seu redor, por que está sempre correndo e não conseguem enxergar detalhes e nem costumam enxergar o que está acima de nós. Vivemos no automático sempre e com isso, perdemos a capacidade de poetizar o que está em nosso redor.
Semanas atrás, eu ainda trabalhava no Centro de São Paulo e na hora do almoço, ali no Vale do Anhangabaú, eu via os Jardins que ficam no Terraço da Prefeitura. Logo, fiquei curiosa e quis saber o que significava. Pedi a uma amiga que perguntasse e descobri que se tratava de um Jardim e que poderia ser visitado. Logo, fiquei morrendo de vontade de conhecer.
Demorou exatos 6 meses para que a visita fosse feita, tamanha a falta de tempo.

Como eu disse ali em cima, hoje a sede pertence à Prefeitura de São Paulo. Antigamente, pertencia à família Matarazzo que chegou aqui no Brasil no século XIX, trazendo banha de porco no navio, para tentar uma vida melhor. 
Pertenciam a Francisco Matarazzo Jr, Ermelino Matarazzo e Francisco Matarazzo.
De estilo neoclássico e construído por pelo arquiteto italiano Marcelo Piacentini, a mando do próprio Francisco e que abrigou durante muito tempo as sua indústrias ( de tecelagem, química até o ramo alimentício, eram 350 empresas). Chegaram no Brasil paupérrimos e viraram milionários, através de muito trabalho ao longo dos anos.
O tempo foi passando e com isso, o avanço chegava e a concorrência também. Após a morte dos donos, as empresas começam a decair também. A partir de 1972, foi comprado pelo grupo Audi, depois pelo Banespa e só em 2004, que passou ser a sede de nossa querida Prefeitura de São Paulo.

O mais legal de tudo isso é que conta com uma visita guiada, de relativamente 1 hora ( O tempo passa que você nem sente). Se o guia for legal, a sensação é de que o tempo passa realmente mais rápido. Destaque para o guia Marcelo. Esqueci de perguntar o sobrenome dele. Uma pena. Sua paciência e dedicação são lindas. Respondeu todas as minhas perguntas sem pestanejar. Eu estava tão encantada que eu perguntava tudo, o tempo todo e ele na maior calma, esclareceu todas as minhas dúvidas.
O guia que estiver com você na hora, explicará toda a história da família Matarazzo. 
Ali, também é tombado e considerado Patrimônio Histórico. Abriga um mosaico lindíssimo do mapa do Brasil, cujo artista é Paulo Pasta. O desenho retrata quando o Acre ainda nem era Estado, era apenas um território.
Por causa da 2ª Guerra Mundial, esse mosaico só pode chegar aqui em 1946. Estava preso no Porto. 

São 14 andares de uma imponência que intimida. E chegamos ao Jardim, que originalmente era para ser utilizado em desfiles de moda. 
O Jardim é simplesmente belíssimo. Além de abrigar árvores e flores do mundo inteiro ( são mais de 400 espécies, entre pés de café, pau-brasil e até cana de açúcar), também conta com um lago de carpas e uma maritaca que faz sua visita toda tarde. São 3 mirantes que nos oferecem uma vista de cima espetacular de São Paulo, até onde nossos olhos alcançam, como a Serra da Cantareira e o Pico do Jaraguá, por exemplo. 
Prepare sua câmera. A emoção é enorme e é muito engraçado: o clima muda. Fomos quando o sol estava a pino e subindo ali, por causa das árvores, fica um pouco mais frio mesmo.
O espaço leva o nome do antigo zelador que cuidava do local, até a sua morte em 1995. Seu nome era Walter Galera. Uma linda homenagem para quem, acredito eu, que deve ter dado o suor para deixar aquilo tão perfeito.
Acreditam que o Jardim não são permitidos para funcionários? O raciocínio é um pouco óbvio: milhares de pessoas ali trabalhando e fazendo uma visita ali na hora do almoço ou café; imagina o tanto de bituca de cigarro que não teria ali? O tanto de gente que ficaria ali sentada. Muita gente em um lugar só, ás vezes, não funciona.
Ah, e não é permitido gravar e nem filmar. Fotos são autorizadas. Tire aquela selfie incrível. Vale muito a pena.

Horários de Visitação

Segundas-feiras aos Sábados: às 10h30, às 14h30 e às 16h30 ( máximo 10 pessoas por grupo )
Não é necessário agendamento, apenas chegar meia hora antes na recepção do edifício, com seu RG nas mãos.
ENTRADA GRATUITA

Endereço: Viaduto do Chá, 15 - Centro
Estação Anhangabaú, República ou São Bento do Metrô( Tanto faz se você descer nessas 3 )

Sinceramente, esse é um dos melhores passeios que eu já fui na vida ( está no meu top 20) e acredito que vá agregar muito. Pena que o tempo passa muito rápido.
E esse post é para você que está entediado e sem nada para fazer a tarde, vá conhecer SP de cima. É uma experiência incrível. Aproveite para perguntar tudo ao guia.
Vamos parar de fazer as mesmas coisas sempre. Chega de shopping, chega de bar...

É isso, andarilhos. Passeios diferentes, hein? Bom para turistar pela cidade e de quebra, conhecer um pouquinho mais dela. É conhecendo nossa cidade que aprendemos a nos conhecer melhor. É nossa identidade.

Beijos, Beijos, Beijos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário