quarta-feira, 4 de julho de 2018

#139 PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA

Hello, andarilhos lindos! Tudo bem por aí? Felizes com o desempenho do Brasil na Copa?


O lugar de hoje é mais um achado. Eu não conhecia e pela conversa que eu tive com algumas pessoas, elas também não faziam ideia do que e de onde eu estava falando. Por isso, falo da importância de andar.
Eu estava indo fazer outra coisa. Iria encontrar o andarilho em um curso sobre política e como sempre, peguei um caminho contrário do que me falaram e estava bem atrasada. Estava no caminho certo, só que mais longo.
Foi aí que eu vi algo bem diferente diante de mim. Até esqueci do meu atraso e parei para ficar vendo um pouco.


Vamos rezar na PARÓQUIA IMACULADO CORAÇÃO DE MARIA? Ou CAPELA DA PUC, se preferirem.

Apesar de ter sido criada para a faculdade PUC no final dos anos 1960, voltaremos quase 300 anos antes que foi quando começou a sua origem.

Tudo se inicia quando o bispo do Rio de Janeiro, Dom José de Barros, queria fundar em São Paulo, uma casa só para mulheres que desejavam entregar suas vidas a Deus.
Sob pedido do bispo, dois irmãos empreendedores se encarregaram da construção após um terreno ser doado por Manoel Vieira de Barros.

As três primeiras mulheres a serem recolhidas foram as filhas do próprio Manoel, em 1685 com o nome de Recolhimento de Santa Tereza. Será que ele queria se livrar das três? Será que foram elas que pediram por isso? Será que não quiseram casamento? Daria tudo para saber qual foi o babado que fez a três a aceitarem a viver dessa maneira.

Entre 1769 e 1770, uma irmã dessa ordem teve uma visão na qual Jesus pedia para que o recolhimento mudasse de local.O beato Frei Antônio ligadíssimo nessa visão que ela teve, atendeu de prontidão e em 1774, as três irmãs, junto com o frei Galvão fundam o Recolhimento da Luz, hoje Mosteiro da Luz. Para simplificar; é o Museu de Arte Sacra.
Já falei dele por aqui. Post nº 3 do blog. O "Andarilhos" só engatinhava"
Confiram lá depois. Um lugar bem legal de ir.

E em 1913, mais uma mudança de local, a pedido de outro bispo, o Dom Duarte Leopoldo e Silva, religiosas do Rio de Janeiro vieram para morar no recolhimento da Sé, enquanto se estudava uma nova forma de ditar regras carmelitas. Bom, deve ser algo sério.
Então, esse recolhimento teria o nome de Mosteiro Professo da Ordem das Carmelitas Descalças de Santa Tereza ( esse nomão gigantesco mesmo) e com a reforma e com a espera de um novo lar, com uma melhor estrutura, as irmãs aguardavam e se mudaram provisoriamente para a Penha, Zona Leste em 1918. ( Olha a Penha aí de novo. Eu dou uma mordida no queixo quem disser que a Penha não é um bairro importante!) É ZL. Sempre a ZL.

E então, em 1923, ficou decidido que Perdizes acolheria o novo convento e assim foi inaugurada em um estilo colonial ( o mesmo estilo de taipa de pilão, com uma melhor finalização como elementos decorativos na fachada, se assim eu posso dizer. Vale a pena pesquisar, ok?), mas não estava totalmente ornamentada.
Só em 1936, as telas pintadas por Pedro Corona, um pintor renomadíssimo na época, que retratavam a vida de Santa Teresa de Ávila decoraram as paredes laterais, além de sua escultura.
E após, duas décadas, após uma ideia antiga, outro arcebispo, o dom Carlos Carmelo criou a faculdade que tanto ouvimos falar, a PUC cuja arquitetura era ideal para receber o amplo Convento das Perdizes. Então, as duas coisas pertencem uma à outra.

E em 2002, junto com o Teatro Tuca que é colado, a Paróquia, por sua história e conjunto urbanístico foi tombado pelo CONDEPHAAT ( Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico ) que sentiu a necessidade de uma recuperação da cobertura e fachada, além de instalações elétricas, sonorização e ventilação, além da criação de um salão paroquial.

Bom, a arquitetura é maravilhosa e te convida a entrar na igreja. É impossível que algo tão grande, tão imponente e tão diferente, passe desapercebido e você despreze.
Não faça como eu: é proibido tirar fotos do lado de dentro, apenas do jardim do lado de fora que é coisa de outro mundo.
Sim, entrei e na minha discrição que é completamente invejável, descobriram e fui expulsa da igreja. O segurança é baixinho, mas é bem nervoso.

Endereço: Rua Monte Alegre, 948 - Perdizes - Zona Oeste - Metrô Barra Funda ( 20 minutos de caminhada)
Telefones: 11 3862-2498 // 11 38721755 - para todas as informações possíveis.
Missas: Terças-feiras às Sextas-Feiras: 07h30 - 12h05 - 18h30 // Sábados: 12h15 - 15h30 // Domingos: 10h00 - 11h30 - 18h30
Batizados: Sábados - A cada 15 dias - Das 15h30 às 17h00
Atendimento da Secretaria: Segundas-feiras aos Sábados: Das 9h00 Às 18h00 //
Site: http://capelapuc.org.br/
Entrada GRATUITA

Então, é isso, andarilhos. Amo entrar em igrejas e saber mais sobre a sua história, sua importância e sua arquitetura. Mais do que religião, conta a história de um povo trazendo sua identidade.
Além de tudo, é um lugar super calmo e nos conecta com a gente mesmo. Vale a pena ir depois de um dia estressante. Mesmo que você não reze, não seja católico ou não acredite em Deus. Calma é sempre algo buscável.
E faça a linha blogueira e arrase nas poses em frente aos jardins que é algo que não tem como descrever.

Beijos carmelitos e até sábado.













Nenhum comentário:

Postar um comentário