quarta-feira, 11 de julho de 2018

#141 CASA TRIÂNGULO

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? E esse frio? Vocês curtem frio?


Eu sempre defendi todo e qualquer tipo de arte. O que é arte para uns, para outros não é e fica muito complicado definir o que realmente significa.
Segundo o dicionário Michaelis, arte é habilidade e/ou a capacidade criativa do artista na expressão e transmissão da inteligência; sensações ou sentimentos, criatividade e/ou talento.
Ou seja, qualquer coisa que reúna a sua capacidade de pensar diferente, amor, um pouco de técnica e suor, a arte nascerá.
Pessoalmente, prefiro obras mais clássicas e artistas da velha guarda, se assim posso dizer. Grafitti é algo que deixa nossa cidade mais colorida, mais revitalizada e chama muito a atenção de turistas e moradores daqui e fico imensamente feliz com isso. Parabenizo o Kobra, os Gêmeos e tantos outros que são reconhecidos no mundo todo.
Mas, grafitti não enche tanto os meus olhos e nem meu coração. Quer dizer, eles não conversam tanto comigo como uma arte barroca ou renascentista conversam.
Obras contemporâneas, costumo dizer, que é preciso ser completamente fora da casinha, para poder entendê-las. Chegar até a mente do artista é preciso treino e se despir de qualquer tradicionalidade.

Tudo isso para convidar vocês a conhecerem a CASA TRIÂNGULO.

Fundada em 1988, por Ricardo Trevisan, é considerada uma das mais importantes galerias de arte contemporânea e muito reconhecida por revelar artistas novos e consolidar os antigos. O apoio a essas obras, esse espaço é oferecido para que sonhos sejam expostos, em um local livre e espaçoso, é notado internacionalmente.

A Casa Triângulo, que na verdade, é um retângulo, mudou de endereço em 2016 com uma arquitetura diferentona. Projetada pela Metro Associados e com 500 metros quadrados, se tornou uma enorme caixa branca com painéis translúcidos e opacos, junto com um ambiente externo. Há uma espécie de mureta para descansar, caso esteja cansado de ficar em pé ou quiser fumar.

Tudo é muito reto, como uma grande caixa suspensa, dando a impressão de que se está flutuando. Como eu disse acima, prefiro obras mais clássicas e construções que me deixam acolhida. Não gosto de nada muito reto, pensado sem alma e sem muitos detalhes. É como se fosse um músico que conhecesse muito a técnica de tocar algum instrumento e não tivesse mais sentimento por aquilo.

Na verdade, como eu trabalho na rua de trás da Casa, passo todos os dias em frente dela e sinceramente, nunca vi ninguém visitando além de mim. Está certo que eu sempre vou na hora do almoço, mas eu sempre esperei ver mais alguém tirando fotos, alguma gravação ou qualquer coisa além do silêncio.
Não sei como deve ser a situação aos finais de semana, mas espero que seja bem diferente. Acredito que não deva ser um lugar que o povo se amontoe para tirar fotos ou selfies.

Atualmente, está com uma exposição chamada "Ouça" da artista Manoela Ribadeneira cuja mostra é uma estrutura montada em grande escala, um conjunto de esculturas em vidro soprado ( seja lá, o que isso quer dizer ), fotografias, vídeos, instalações sonoras e desenhos sobre papel.
A concepção dela aborda o som. O quanto de desastres, tragédias e catástrofes teríamos evitado se ouvíssemos certos tipos zumbidos, barulhos ou sons.
Esqueceram de avisar para ela de que surdos não teriam como ajudá-la nessa missão. Então, essa ideia dela é meio esquisita. Para mim, não faz muito sentido.
É como a Teoria do Caos. A ideia é de que se uma borboleta bate as asas aqui, um terremoto acontece do outro lado do mundo, por exemplo. Acredite quem quiser.

Bom, o fato é que há quase 30 anos, a Casa Triângulo, projetou seu nome e entra na galeria das mais conceituadas e importantes que existe. Também está localizada em um bairro nobre, onde tecnicamente, pessoas com níveis sociais mais elevados, entenderá o que está sendo exposto ali. Vamos supor, eu disse.

Na verdade, eu prefiro a Pinacoteca de São Paulo. Espero falar dela logo por aqui. O Prédio é mais imponente, mais bonito e tem uma história riquíssima, mais interessante e faz parte do imaginário da nossa cidade.

Mas, para quem quiser conhecer a Casa e a Exposição:

Rua: Estados Unidos, 1324 - Jardins ( 20 minutos da Estação Oscar Freire do Metrô - Linha Amarela)
Telefone: 11 31675621
Email: info@casatriangulo.com.br
Site: https://www.casatriangulo.com/contato/
Horário de Funcionamento: Segundas-Feiras aos Sábados: Das 10h00 às 19h00 // Domingos: FECHADO
EXPOSIÇÃO: "OUÇA" - Manoela Ribadeneira - 09.06.2018 a 28.07.2018
ENTRADA GRATUITA

Então, é isso, andarilhos. Há diversos tipos de arte e a contemporânea não me enche muito os olhos. Prefiro um quadro com uma história bem contada e com cores vibrantes.
E você? Qual é a sua arte favorita?

Beijos artísticos e até sábado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário