quarta-feira, 25 de julho de 2018

#145 PRAÇA DA MOÇA

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Vamos dar as boas vindas para os nossos hermanos. A Argentina descobriu o "Somos Andarilhos".

Como eu disse no post passado, teríamos uma continuação de Diadema. Claro que os dois lugares não estavam em nossos planos, mas com a máquina quebrada, não daria para fazer muita coisa. Mas, ainda assim, saímos no lucro.

Vamos passear na PRAÇA DA MOÇA?

Muitos já me perguntaram o porquê eu ir tão longe só para ir a uma praça. Eu não entendo muito essas perguntas e muito menos o choque que algumas pessoas tem, por eu fazer coisas simples tão longe.
Primeiro, que minha curiosidade é imensa e segundo, que sair do seu quadrado é um excelente exercício de aprendizado e auto conhecimento.
Tudo bem que viajar tanto para o exterior e para dentro do Brasil  acontece isso, mas se você ir por ir e nada mudar dentro de você, não valeu de nada, ter feito um mochilão pela Europa.
Por isso, que eu sempre falo que é muito válido conhecer a sua cidade e o porquê ela acontece. Quem faz, quem trouxe, quem é.

A Praça da Moça fica no centro de Diadema e é considerada o marco zero da cidade. A região onde se encontra era uma chácara e pertencia ao morador português, Alberto Simões Moreira que também ostentava um lago ao seu redor.
Assim como São Paulo, Diadema também começou a ser verticalizar e na década de 1950, e então,  Alberto resolveu ceder o seu patrimônio para a prefeitura e logicamente, esse laguinho sumiu.

Em 1978, visando proteger a área verde, desapropriou mais de 6000 metros quadrados para que hoje abrigasse eventos de grande porte como shows, comícios, exposições, feirinhas, atividades de lazer para toda a família e diversos tipos de manifestações populares.

O nome da Praça é em homenagem ao colégio feminino que funcionava no entorno na década de 1950. As moçoilas deviam ficar na hora do intervalo passeando por ali, com suas sainhas de prega, camisetinhas brancas, conversando sobre os meninos mais bonitos da escola e conversando sobre os cantores da época. Sei lá, acho que deveria ser assim, pelos muitos relatos de minha mamãe na época de escola. Se bem que era um internato feminino e pertenciam às freiras, elas deviam andar na linha.
Como devia ser a coisa mais singela do mundo, o nome foi em homenagem a essas meninas que ficavam por lá, em seus momentos de lazer e descontração.

E pode não parecer, mas em seu entorno se localiza, o Centro Cultural Diadema, o Centro de Memória ( que era o antigo colégio), o Ginásio Poliesportivo Ayrton Senna, a Casa da Música, até que em maio de 2009, chegou o Shopping que foi homenageado com o nome da praça.
 Eu não gosto muito do termo "nem parece que estamos em tal lugar". Isso diminui e subestima a importância do lugar, de regiões, de um povo e de uma cultura, mas em Diadema tem muito o que ser explorada e certamente, voltarei lá mais vezes, para acompanhar o andarilho em suas aulas e ver o que ela e o que o ABC Paulista tem para me dizer.

Endereço: Rua Graciosa, 300 - Diadema ( desça no Metrô Jabaquara)- Caso ache complicado, pergunte a qualquer agente do metrô.

Então,é isso, andarilhos lindos do meu coração. É bom andar por lugares diferentes e saber que tudo se interliga. É maravilhoso andar por São Paulo e juntar as pecinhas desse quebra cabeça. É muito divertido.
Tire um dia e conheça as cidades ao redor. Faça uma busca e veja o que elas tem para oferecer. Muitas vezes, é surpreendente.

E peço que interajam comigo. Vocês gostam do blog? Precisa mudar algo? Tem sugestões de lugares?Melhorias? Reclamações?
Conta para mim. Estou esperando.

Beijos moçoilos e até sábado.





Nenhum comentário:

Postar um comentário