quarta-feira, 3 de outubro de 2018

#165 PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Estão preparados para essas eleições? Sinceramente, estou morrendo de medo.


Eu amo arte sacra. Eu não sou muito religiosa, mas tenho fé ( de vez em quando, falha e falha feio) e converso com Deus o tempo inteiro.
Eu adoro igrejas. Não frequento para ir em missas ou cultos, mas eu gosto de ver sua arquitetura e sua história. Cada uma tem a sua peculiaridade. E é tão legal saber disso.

Como estamos chegando às eleições com o único propósito de eleger um fascista à Presidência da República e é isso que mais me aterroriza, onde prega todo tipo de sandice e violência a qualquer um, vamos para um lugar de paz, tranquilidade e sabedoria. O filho do Homem foi vítima dessas atrocidades, lembrem-se disso.

Vamos rezar na PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA SAÚDE?

A história da Paróquia é mais comum do que as Igrejas que eu já relatei por aqui, nada de muito diferente. Mas, a igreja começa a ser planejada em 1916, pelo Arcebispo de São Paulo Dom Duarte Leopoldo e Silva que chegou aqui em 1899, no Porto de Santos.
Antes, era uma pequena capela que tinha o nome de Capela de Santa Cruz e não tinha essa arquitetura fenomenal que vemos, parecendo que saiu dos livros de Harry Potter.
Ela foi definitivamente inaugurada em abril de 1917, já com o nome de Nossa Senhora da Saúde, com o Frei Casto Salgado que tomou posse em 29 de Abril.

A capela era pequena, os fiéis foram aumentando e perceberam que a Igreja necessitava de uma reforma para acompanhar todas as pessoas de fé. A reforma durou 7 anos e em junho, foi reaberta com o sermão do Bispo Dom José Gaspar Afonseca e Silva.

Quem é a NOSSA SENHORA DA SAÚDE?

Ninguém mais, ninguém mais do que a mãe de Deus. A devoção à ela começou lá em Portugal, na época da grande Peste, doença que quase dizimou uma Europa inteira.
Em 1569, no verão europeu, Portugal, se preocupando com o número de mortes, chegou a pedir médicos vindo da Espanha. Mas, não conseguiram dar conta do recado e resolveram pedir ajuda divina. Então, os fiéis da época e que não tinham sido atingidos pela doença, organizaram procissões e vigília. A santa da vez foi a Nossa Senhora da Saúde. Em 1570, as mortes já tinham diminuído um pouco.
E como bem sabemos da relação de Portugal/Brasil, eles também trouxeram a divindade para cá e desde então, é uma das padroeiras mais importantes.
Todo dia 15 de agosto é realizada uma festa/homenagem em honra a essa divindade que ajudou os enfermos.

Voltaremos a igreja então.

Seu estilo arquitetônico é diverso. Mas, o que chama mesmo a sua atenção é a Torre ( essa sim, com um estilo definido: o quinhentista - pinturas com todo tipo de informação histórica. Vale a pena a pesquisa.) em seus quase 70 metros saudando quem chega ao bairro. A igreja foi tombada há mais de 50 anos.
Essa Torre é a segunda mais alta da cidade. Para se ter uma ideia, para se chegar até ela, é preciso subir 236 degraus. Haja perna cansada.

Uma das coisas mais incríveis são as pinturas no altar, ou melhor dizendo, os afrescos. Ao todo são quatro, pintados por um italiano e um espanhol com uma pintura de que revelaram a Pedro que Jesus era o verdadeiro Messias.
O afresco do lado esquerdo mostra Jesus sendo traído por Judas Iscariotes. O quarto afresco é tratado com mais carinho pela Igreja devido o trabalho que deu. E com certeza, tem mais cores e foi mais trabalhoso pintar com perfeição.
Ver de perto é algo surreal. Você fica se perguntando como é que foi feito tudo e se emociona com a dedicação dos dois artistas.

Os vitrais são outra coisa de louco. Como eu amo vitrais, sou capaz de ficar horas divagando sobre o desenho.
Alguns santos como São João, espanhol, Santa Clara de Montefalco, italiana, Santo Alípio, africano, Santa Juliana de Cornélion, belga, São Possídio, africano e Santa Josefa de Benígamim, espanhola, são alguns retratados nos vidros.
Sinceramente, se eu fosse para uma missa nessa igreja, eu não ia conseguir prestar atenção não. Eu ia viajar olhando para todos os lados.
Ah, fazer o quê?

Nunca tinha entrado nessa igreja antes e me apaixonei. Ia ter um casamento no dia e os preparativos estavam absurdamente lindos. Cismei que queria subir para ver a Igreja de cima. Não é permitido, mas com jeitinho, consegui convencer a moça que trabalha lá. Os músicos estavam se preparando para recepcionar a noiva e teve que ser rápido. De cima, a igreja fica muito mais bonita.

Ah, e já ia me esquecendo. Ano que vem, terá uma comemoração ao Jubileu 100 e terá uma peregrinação à Europa ( Portugal, França e Espanha). A partida será no dia 05 de Julho de 2019. Quem sabe não é a hora de tirar aquela viagem dos sonhos do papel?

Acho que deu para perceber que eu gostei da Igreja só um pouquinho, né? Sim, para mim, é uma das mais bonitas tanto por dentro quanto por fora.
E ficaria olhando para ela horas sem cansar.

Bora conhecer?

Endereço: Rua Domingos de Morais, 2387 - Vila Mariana - em frente ao Shopping Santa Cruz
Telefone: 11 5579-3638 ( se informe para saber horário de missas, batizados, casamentos, entre outros)Site: http://www.senhoradasaude.org.br/atividades/
ENTRADA GRATUITA
POSSUI ESTACIONAMENTO

That's it, andarilhos. É bom conhecer um lugar que te oferece, calma, paz e tranquilidade. Entre em contato com você mesma, mesmo que não seja católico como eu, converse com quem acredita e peça sabedoria com qualquer decisão que tomar. Ele irá te ajudar.

Beijos de luz e até sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário