quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

2 ANOS DE BLOG: MAC USP - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Já estava com saudade! Feliz 2019 para todo mundo e bora começar esse ano que já está lotado de passeios e lugares para serem colocados aqui. PARABÉNS PARA NÓS. 2 ANOS DE BLOG! MUITO OBRIGADA PELA PACIÊNCIA!


Quem é andarilho antigo, sabe que eu tinha uma certa resistência em falar sobre pontos turísticos. Eu ainda tenho, mas isso está mudando.
O blog completa 2 anos hoje e ao invés de colocar lugares diferentes, resolvi falar sobre arte. Arte é o que as pessoas precisam para ter senso crítico e entendimento sobre a vida. Só assim tudo flui de maneira mais inteligente e nos dá espaço para questionar, brigar e lutar para um mundo mais justo, mais humano e mais acolhedor.
Governo novo em 2019 e totalmente conservador. Isso me dá medo e foi por isso que escolhi o MAC. Tradição, conservadorismo e pensamentos atrasados não passarão por aqui.
Só a arte nos salva da cegueira e da ignorância. Museus são a porta de entrada para isso.

Então, bora cansar as pernas no MAC - MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA?

Tudo começou lá na década de 1940, quando surgiu a Primeira Bienal internacional de Arte Contemporânea, em uma São Paulo cuja elite frequentava grandes rodas de conversa com intelectuais, poetas, artistas e jornalistas. São Paulo estava se verticalizando e começava a se tornar uma grande metrópole, com pessoas que haviam estudado fora, principalmente na Europa e trazendo muitas ideias para fazer uma São Paulo mais nobre e mais aristocrática.
Nessa, surge um ser humano que eu admiro muito, Cicillo Mattarazzo, aquele mesmo do prédio da Prefeitura de São Paulo. Já falei dele por aqui.
Inclusive, ele apareceu em uma minissérie da Globo, "Um só Coração", de 2004, interpretado por Edson Celulari.

Foi um importante mecenas em São Paulo ( Meu Deus, faltam mais pessoas com essa iniciativa. AHHHH, QUE VONTADE DE GRITAR) e ele, junto com Assis Chateubriand ( o homem que trouxe a TV para o Brasil) criaram diversas instituições voltada à cultura para a cidade.
Por livre e espontânea pressão de artistas, com base e diversos pedidos inspirados no Museu de Art Moderna de Nova York, EUA, foi criado o Museu de Arte Moderna daqui, com uma coleção imensa e apoio de diversas pessoas, que ficava dentro do Parque do Ibirapuera.

É claro que nem tudo é calmaria. Cicillo e a diretoria do Museu começaram a tretar. O MAM queria mais independência e autonomia perante as obras. Cicillo, irritado, decretou a extinção do Museu em 1962 e doou o imenso acervo para a USP. O MAM entrou na Justiça para ficar com a obras, porém não conseguiu.

Então, em 8 de Abril de 1963, nasceu o MAC - Museu de Arte Contemporânea, em um prédio feito pelo meu queixudinho preferido, Oscar Niemeyer, na década de 1950, onde abrigava o antigo prédio do Detran.
São mais de 10 mil obras, entre pinturas, gravuras, fotografias, instalações, arte conceituais, objetos diversos e raros.
Quem você vai encontrar por lá? Ninguém mais, ninguém menos que Anitta Malfatti, Tarsila do Amaral, Wassili Kandinsky, Egon Schiele ( Se der, assistam ao filme que fala sobre esse artista austríaco. Procure saber mais, é incrível!), além de coleções italianas, latinos-americanas, entre outros.
É um acervo maravilhoso disponível para todo mundo e certamente é uma referência de arte moderna e contemporânea, mostrando anos de história através da arte. Vamos manter essa missão que é a mesma do MAC: divulgar nossa história, mantê-la e estudar mais sobre.


O ACERVO:

São 7 andares, sendo que 5 são dedicadas a essas obras fantásticas. E, prepare-se para andar. Faça exercícios na perninha, chegue cedo e esqueça da vida.
Foram 4 horas e meia ali dentro, fazendo minha cabeça explodir.
Comecei logo pelo 7o andar do qual a mesma exposição está dividida em 2 dois segmentos. "A Arte do século XX". Primeira parte: De 1900 a 1950 e no 6o andar: 1950 a 2000.
São apresentadas várias escolas como: expressionismo, neo expressionismo, abstracionismo, realismo, vanguarda e várias vertentes dessas escolas de arte e um panorama da arquitetura moderna que trouxe Oscar Niemeyer e Paulo Mendes da Rocha ( o cara que idealizou o MUBE - Museu Brasileiro de Escultura ) ao sucesso.
Pelo amor de Deus, curtam essas coisas. Absorva. Tenho vontade de dar um chacoalhão quem vai em museu e não dá uma pausa para analisar, ler ou se informar.
Tem gente que só vai. Não olha, não se interessa, não se liga. Para que vai, então? Só para dizer que saiu de casa?
Apesar de estar dividido na suas metades, não tem uma regra cronológica e de país. Por onde começar, está tudo certo.
No 7o andar, visa mais a arte moderna brasileira do qual interage bastante com a arte europeia e ali esta o acervo que foi do MAM na década de 1960, além de arte política. Sim, acho muito importante que a arte seja bem politizada.

EXPOSIÇÃO: ECOS MECÂNICOS E A PRÁTICA ARTÍSTICA.

Sim, uma exposição sobre a máquina de escrever. Duvido que você saiba quem inventou essa raridade.
Sim, foi um brasileiro, que não teve o seu devido reconhecimento.
O padre João Francisco de Azevedo foi uma pessoa extremamente inovadora cuja ideia foi roubada por um americano. Meu Deus, nem falo nada. Doente e sem dinheiro, morreu sem receber um tostão por sua patente.
Então, essa exposição nada mais é do que um panorama desse invento que pertenceu na casa de muitos brasileiros na década de 1980 e que foi muito importante até a chegada da tecnologia.
Historicamente, esse aparelho foi muito importante na construção de ideias e a sua potência que foi essencial durante um século e que hoje, temos essas possibilidade de mostrar aos mais jovens, que não viveram para ouvir o barulhinho das teclas, a possibilidade de datilografar e ver o quanto era gostoso.
Nada mais doido do que ver uma máquina de escrever desmontada e ver todas as suas peças.
Exposição até 27 de Outubro de 2019.

EXPOSIÇÃO MAC USP NO SÉCULO XXI: A ERA DOS ARTISTAS

São obras de artistas criadas a partir do ano 2000. É uma exposição livre, de caráter indefinido. Cada um faz sua leitura, de acordo com sua vivência, experiência e cultura.
São instalações modernas de interpretação. Acho ótimo tentar entender onde é que o artista quer chegar. E fico muito feliz quando chego perto.
Nessa parte, a maioria das obras foram doações dos próprios donos dessas invenções todas e essa exposição está programada para durar 5 anos. Sim, sim... não há desculpa para ver.
Nada aqui é linear. É preciso ter a mente muito aberta, despida de qualquer preconceito para entender que às vezes, um simples papel rasgado ou um borrão de tinta quer dizer muita coisa.
Não se sinta burro caso não consiga chegar no pensamento do artista. Cada interpretação é única e às vezes, não tem como entrar no que alguém viveu. E está tudo bem..
Então, se conecte com essa parte do museu. Busque a liberdade de cada traço, de cada elemento e tente enxergar a identidade e a sensibilidade de quem fez.

EXPOSIÇÃO VIZINHOS DISTANTE: ARTE DA AMÉRICA LATINA



Mais uma exposição que não precisa ter ordem para visitar. A ideia aqui é nos aproximar de nossos vizinhos, onde nossa hospitalidade se firma apenas politicamente. Quando se trata de arte e cultura, nos distancia de tal maneira, que o MAC resolveu juntar a arte brasileira com o perfil colombiano, argentino, entre outros.
O discurso entre esses artista é basicamente o mesmo: resistência política, resistência artística contra a censura e o censo crítico.
Nisso, nós somos bem parecidos
Obras bem geométricas, neobarrocos, obras de artistas revolucionários são alguns dos exemplos, daqueles que conseguiram ultrapassar os efeitos da globalização e ter o nome estampado em alguma galeria de arte.
Mais do que obras europeias querem dizer, devemos nos atentar para a arte daqui, do nosso continente. Muito mais ácida, crítica e cumpre o seu papel com o que tem que ser dito.
Um exemplo é a "Mafalda" idealizada por Quino, na Argentina. Se não conhece, pelo amor de Deus, pesquise. Não morra sem conhecer essa garotinha.


E agora... a cereja do bolo:

MIRANTE BAR OBELISCO:

Eu adoro um mirante. Mas, mais do que amar ver qualquer cidade de cima, é preciso ter espaço. Um dos outros motivos que me fizeram conhecê-lo.
Eu detesto gente amontoada. Seja em que lugar for e me parece que as pessoas não ligam muito para isso. Eu sou um pouco claustrofóbica e eu preciso de ar, de espaço e saber que se acontecer qualquer coisa, tenho como correr e fugir. Esquisitíssimo, eu sei.
Acho que é por isso que eu ainda não consegui visitar o SESC Paulista, odiei o novo mirante do Farol Santander e não entendo a fixação pelo do Instituto Moreira Salles.
Enfim, o Mirante do MAC se tornou o meu preferido. Não tem muita gente. Um espaço para cada um e um restaurante no meio.
Meu Deus, é o paraíso. Eu poderia morar ali em cima. 
Agradeça aos céus por conseguir ver o Parque Ibirapuera de cima, ver a grandiosidade do Obelisco, ver o Instituto Biológico, sentir o ventinho na cara e dependendo do horário, petiscar no restaurante.
Eu queria ter tomado um café (R$7,00) para dar uma acordada, mas me informaram que ali, só abriria às 18h00.
Dei uma passada rápida pelo cardápio e notei que as coisas não são tão caras, levando em consideração o local que estamos. Mas, infelizmente não rolou comer nada.
Ah, sempre rola showzinhos com DJS e músicas das décadas de 1960, 1970 e 1980. E aos, sábados, tem feijoada com shows de samba.

Estão vendo quanta coisa? Realmente, é impossível resumir tudo o que eu vi nessas quase 5 horas que eu fiquei ali dentro. Vamos conhecer?

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, 1301 - Linha Verde do Metrô
Telefone: 11 2648 0254
Horários de Funcionamento: Terças aos Domingos e Feriados: 10h00 às 21h00 // Segundas-Feiras: FECHADO
Horário da Biblioteca: Terças Feiras às Sextas-Feiras: 10h00 às 18h00 // Fechado aos finais de semana: 
Horário Bar Obelisco: Terças e Quartas: 18h00 às 01h00 // Quintas e Sextas: 18h00 às 02h00 - Shows 19h30
Reservas: contato@vistasaopaulo.com.br
Horário Vista Café: Terças-Feiras aos Sábados: 09h30 às 18h00 // Domingos: 09h30 às 21h00 - Brunch: Sábados e Domingos: Das 11h00 às 16h00 - LOCAL PET FRIENDLY
ESTACIONAMENTO GRATUITO
ENTRADA GRATUITA
Serviços educativos: edumac@usp.br

That's all, andarilhos. 2019 chegou com tudo e completar 2 anos de blog é uma alegria imensa. O MAC é incrível e pelo que eu vi, muita gente só vai ali para tirar foto junto com aquele gato imenso da artista Nina Pandolfo. Apesar dele ser lindíssimo, tem muitas outras coisas maravilhosas te esperando por lá.
Reserve um dia para conhecer. Não posso dizer que você vai amar, porque é experiência individual de cada ser humano. Eu amo arte, amo história, amo cultura e o MAC é mais um na minha bagagem de ideias. Fui a primeira vez e certamente, me perderei lá dentro mais e mais vezes.

Beijos culturais, feliz 2019, vamos passear mais e até sábado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário