quinta-feira, 22 de agosto de 2019

#256 FIESP + EXPOSIÇÃO: OLÁ, MAURÍCIO: CONHEÇA A TRAJETÓRIA DE UMA CARREIRA BRILHANTE

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Já estão se programando para o fim de semana?


Vocês bem sabem que eu amo exposições. É um jeito tão incrível de reunir fatos daquilo que mais curtimos.
Eu fico horas lendo, como se não houvesse amanhã. Não entendo o comportamento de alguns que vão só pelo prazer de tirar foto e só. Não consigo ser tão rasa.
O homenageado de hoje faz parte da memória afetiva de todo, principalmente da minha. Por que foi com ele que eu aprendi a ler.
É um dos homens que eu mais admiro nesse mundo, pela persistência, coragem e pelo brilho de uma mente que nunca envelhece.

Vamos conhecer melhor o cartunista Maurício de Sousa, na exposição: OLÁ, MAURÍCIO! no CENTRO CULTURAL FIESP

Maurício de Souza é um cartunista, empresário e desenhista paulista, de 83 anos.Apesar de seus pais desejarem que se tornasse cantor, a timidez o levou para o desenho.

Queria levar isso para a vida profissional, então começou a procurar empregos em jornais, mas só conseguiu uma vaga como repórter policial, onde ficou por 5 anos. Mas, não se esqueceu dos desenhos.
Começou a fazer seus primeiros esboços e só em 1959 surgiu o seu primeiro personagem, o Bidu. Logo, o jornal aprovou os desenhos do Maurício e a partir dali, surgiram tiras diárias. E a personagem mais famosa, a Mônica, em homenagem a sua filha mais velha, veio logo em seguida.

Essa exposição marca os 60 anos de carreira desse ser humano maravilhoso e conta a história de seus quase 500 personagens.
Logo na entrada, vemos a representação do bairro do Limoeiro onde se passa toda a história dessa Turma que faz parte do imaginário coletivo ( tanto infantil quanto adulto) e que ajudou muito na alfabetização de muita gente.

Depois passamos pela Turma do Sítio do Chico Bento, depois pegamos uma carona com a Tina, sentimos medo no cemitério do Penadinho e da Dona Morte ( meus preferidos), além do Astronauta, Piteco e revisitar personagens que apareceram pouco e que quase ninguém lembra.

Maurício de Sousa também mostra o quanto ele é único, quando ele trabalha com inclusão e que tem espaço para absolutamente TODOS ( personagens de diversas etnias, cadeirantes, síndrome de down, deficientes visuais, entre outros, para que sintam-se acolhidos de alguma maneira.)

Não é só exatamente isso: também mostra a importância da sustentabilidade, acessibilidade e consciência histórica.
É muito mais do que só lazer e entretenimento.

Outra parte bem bonita são os prêmios que ele já ganhou e que alguns eu vi no começo do ano no MIS, na exposição de Quadrinhos.
Aliás, vale lembrar que  Maurício é o único quadrinista que pertence a Academia Paulista de Letras. Imagina ser o único? É honra que fala?

E por fim, novos quadros da coleção História em Quadrões que exibe releituras de pinturas clássicas dos mais variados artistas de renomes internacionais. Uma verdadeira aula de História da Arte e que eu curto alucinadamente,
E com isso, mostra o quanto Maurício de Sousa é importante não só Brasil como no exterior, do qual já foi traduzido para incontáveis países.

É muito bom ver homenagens para artistas que ainda estão vivos. Maurício de Sousa faz parte da minha vida desde que eu me conheço por gente e se um dia, eu resolvi escrever e partir para esse mundo da escrita, da cultura, arte, ele é um dos principais responsáveis, com toda a certeza.

Endereço: Avenida Paulista, 1313 - Cerqueira César // Metrô Trianon/MASP
Telefone: 11 35494499
Horários: Terças-Feiras a Sábados: 10h00 às 22h00 // Domingos: 10h00 às 20h00 // Segundas-feiras: FECHADO
Site: http://www.fiesp.com.br/
E-mail: relacionamento@fiesp.com.br
ENTRADA GRATUITA
WI-FI LIVREse3
POSSUI CHAPELARIA
NÃO HÁ ESTACIONAMENTO
Até 15 de Dezembro.

Então, é isso, andarilhos! Pegue a família, os amigos ou você sozinho mesmo e aproveite essa exposição incrível. Aproveite mesmo. Tente absorver o máximo. Foram quase 2 horas revisitando a minha infância.
Vá e depois me conte se gostou, combinado?

Beijos nostálgicos e até sábado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário