quarta-feira, 28 de agosto de 2019

#258 TEATRO NAIR BELLO + ESPETÁCULO: AS BRUXAS DE SALÉM: UM VERDADEIRO CLÁSSICO - ENCERRADO

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? O que vão aprontar nesse fim de semana?


Como vocês bem sabem, eu amo teatro. Eu cresci vendo toda semana. Já fiz também, pois teve uma época em que eu queria ser atriz. Sabe aqueles desejos inconfessáveis? Pois então...
Mesmo não querendo mais, prefiro os bastidores onde essa mágica acontece. Nada existe sem os bastidores. Ele sim, é muito mais interessante.

Eu sempre procuro ir ao teatro. É a melhor forma de valorizar a nossa arte e nos deixar mais críticos e mudar a nossa visão de mundo.

Acredito que o filme você já tenha assistido, mas vamos assistir a peça "AS BRUXAS DE SALÉM, no TEATRO NAIR BELLO?

Para quem ainda não sabe do que estou falando, "As Bruxas de Salém" é uma peça escrita pelo autor americano Arthur Miller.

É um texto baseado em fatos verídicos conhecido como o Julgamento das Bruxas de Salém, que ocorreu em 1692, século 17, em Massachussets, onde 150 pessoas foram processadas por bruxaria.

A peça foi escrita em 1950, em uma alusão ao macarthismo, que nada mais é um termo de acusar alguém de traição ou subversão.
Já sabem, né? Aqueles que eram muito diferentes ou se tivesse opiniões opostas eram perseguidos, além de ser conhecido pela acentuada repressão aos comunistas.
É incrível que o comportamento humano não muda nunca.

Pois bem, Arthur Miller também foi vítima dessa repressão toda, o que fez com o que ele escrevesse a peça e adaptasse a história para o cinema, muitos anos depois, em 1996, sendo estrelados pela maravilhosa Winona Rider e o Daniel Day Lewis.

Como eu disse anteriormente, a história se passa em 1692, na Vila de Salém, quando Betty Parris ( filha do Reverendo Samuel Parris) apresenta uma possível doença da qual não existe cura. Ao mesmo tempo, uma escrava acaba também sendo acusada por contar histórias de voodoo para a filha e a sobrinha do Reverendo. Um tribunal é estabelecido e aí, a história começa.

Com 20 atores ( o elenco são alunos formandos do Teatro) e com direção e cenografia do maravilhoso Kleber Montanheiro, que eu também já tive oportunidade de ver o seu trabalho em "Cada Um com seus Pobrema" do meu amado Marcelo Medici. Ele é diferente. A peça também nos transporta para o mundo atual. É incrível a semelhança e nos faz pensar como as coisas poderiam estar diferentes, mas não estão. Essa caça às bruxas de ontem também pode ser a de hoje, como a censura, a imposição da liberdade, a perseguição à arte e a cultura. Coisas que nunca acabaram. Mas a arte resiste.

A peça é bem forte e a trilha sonora é muito impactante. Adorei! Sim, senti medo algumas vezes. Dá um incômodo gostoso, mas que é extremamente necessário.
Percebi que ninguém na plateia ousava respirar. Saí do teatro em um estado totalmente letárgico.

E, se, você quiser e tiver oportunidade, assista ao filme primeiro. Acredito que tenha no Netflix. Mas, é mais para dar uma situada e entender melhor o que você vai assistir.

Ir ao teatro é maravilhoso e ver peça boa é melhor ainda.

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 - Consolação - Dentro do Shopping Frei Caneca - 3o piso
Telefone: 11 3472 2442
Horários: Sextas-Feiras e Sábados: 21h00 // Domingos: 19h00 // Bilheteria: Quartas-Feiras aos Sábados ( 15h00 às 21h00 ) - Domingos: 15h00 às 19h00
Valores: R$30,00 ( preço único)
Possui estacionamento
201 lugares

Ficamos por aqui, andarilhos. Mais uma peça sensacional para a conta. E temos o dever de ir mais ao teatro. É a nossa arma contra a ignorância.

Beijos teatrais e até quinta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário