sábado, 5 de agosto de 2017

#53 PARQUE DA ÁGUA BRANCA

Hello, andarilhos! Tudo bem com vocês? Valeu, Argentina! Valeu, Alemanha! Valeu, USA! São os leitores mais assíduos do blog, além do Brasil. Muito obrigada! De verdade!


Bom, o lugar do post de hoje terá várias partes. Não merece ter uma só. Aliás, tem tantas coisas a se fazer nesse lugar que terá uma segunda parte, uma terceira, uma quarta e por aí vai...

Eu não costumo muito ir a parques. Eu sou muito urbana e entrar em contato com a natureza é algo que, por falta de hábito, não passeio no meio de árvores, natureza e animais. Definitivamente, não sou uma menina do campo. Mas, prometo que isso mudará.

Mas, o lugar de hoje me surpreendeu. De verdade. Para falar a real, eu sempre passei em frente a ele, mas nunca me dei conta de que era um parque. Passava durante a madrugada, sempre após algum show, mas não tinha ideia do que era. Na verdade, eu ignorava aqueles muros.

Enfim, estou falando do PARQUE DA ÁGUA BRANCA ou Parque Dr. Fernando Costa, foi inaugurado em 02 de junho de 1929, mas começou a ser planejado em 1902 ( foram 28 anos até a sua conclusão ). Ali, abriga o Fundo Social de Solidariedade do Estado de SP. A arquitetura da casa, de estilo normando (arquitetura românica inglesa) é a coisa mais linda. Tire muitas fotos ali. As flores são incríveis.
São 137 mil metros quadrados ( tem gente que acha pequeno, eu acho bem grande ). Só de área verde, com todo tipo de árvore, são 79 mil metros quadrados e abriga o Museu de Geologia, Casa do Caboclo ( onde tem café da manhã com bolo, aos domingos. ), a Padaria Orgânica, Espaço de Leitura e mais. Por isso que eu disse que mereço mais do que um post. Não consegui ir ao Museu e a Padaria. Chegamos um pouco tarde e esses lugares já estavam fechados.

Não se assuste com a quantidade de animais que existe ali. Galos, galinhas, pintinhos, pombos, gansos, marrecos fazem companhia enquanto você passeia. Tudo muito bem cuidado. Consegui tirar fotos de marrecos. Inclusive eles fazem pose, mas tomem cuidado. Eles são bipolares.
Galo é um bicho bem engraçado para mim. Não me pergunte o porquê.

Além de tudo isso que eu disse acima, o parque possui instituto de Pesca, Biblioteca, observatório de pássaros, um mini zoo, arenas, onde são realizadas aulas de equitação, além de feiras de artesanato, feiras místicas e festas juninas fora de hora. Entenderam o porquê não falar tudo em um post só?

Falar de mais de 70 anos de história é algo complicado para um simples blog. Estender demais ficaria maçante.
Mas o que importa é que o Parque é tombado desde 1996 pelo Condephaat e se tornou patrimônio histórico, cultural, turístico, arquitetônico do país. Mesmo com alguns problemas ( em 2016, o parque não tinha veterinário fixo e alguns funcionários foram demitidos, causando a morte de alguns animais que ficaram debilitados) e que as coisas sempre mudam e voluntários ajudam na preservação do parque.

Então, é isso. Pegue o seu love e vá andar pelo parque que é lindo, romântico e inspirador. Se tiver filhos, vá brincar com eles no playground e tome sorvete de garrafa ( aqueles muito famosos no começo anos 90 ). Vá ler no ponto da leitura. Respire fundo. Vá conhecer e me conte como foi.

Endereço: Avenida Francisco Matarazzo,455 - Metrô Barra Funda
Horário de Funcionamento do parque: Das 6h00 às 22h00 - Todos os dias / O Museu, a padaria, entre outros funcionam até às 17h00
ENTRADA GRATUITA ( As melhores coisas da vida são de graça)
Telefones: 11 3803 4200
Site do Estabelecimento: http://www.ambiente.sp.gov.br/parqueaguabranca/


Então, é isso! Eu adorei o parque e certamente voltarei lá mais vezes. Quero saber o que vocês acharam?

Combinado?

Love!







Nenhum comentário:

Postar um comentário