quinta-feira, 10 de agosto de 2017

#54 SHOPPING PENHA PARTE II + EXPOSIÇÃO "CLÁSSICOS ETERNOS" - ENCERRADO

Hello, andarilhos! Vocês estão bem? Quero agradecer agora aos indonésios. Indonésia em peso por aqui. Muito obrigada! Vocês já são parte disso e eu só tenho a agradecer. Muito obrigada e a todos os meus antigos leitores, continuem lendo. Estou adorando!

Bom, o post de hoje tem gosto de nostalgia, de infância e de coisa antiga. Para mim, tem cheiro de óleo Johnson de cabelo, de Mentex e de Caramelo Nestlé.

Ainda não é Outubro e está longe do Dia das Crianças, mas o Shopping Penha, aqui da Zona Leste, está com uma onda meio retrô.
Desde o começo de agosto, o Shopping apresenta a exposição "Clássicos Eternos" em homenagem as décadas de 1960, 1970, 1980, 1990 e começo dos anos 2000.

Além disso tudo, há também uma piscina de bolinhas imensa, para todas as idades. Ou seja, adulto pode entrar. Sem vergonha. Aliás, adulto costuma ter vergonha dessas coisas. Uma pena.

Mas, esses dois eventos não tem ligação um com o outro. É uma grande coincidência.

Em uma parceria com a Estrela, que está comemorando os seus 80 anos de existência, o Shopping Penha traz ao público, mais de cem brinquedos antigos. É uma verdadeira viagem no tempo. Ícones como o jogo Genius ( o tataravô dos joguinhos de celulares hoje ), o boneco Topo Gigio, as Moranguinhos, Falcon, Boca Rica, entre tantos, nos reportam para uma época tão linda, tão doce e tão original.
É muito estranho saber que os brinquedos dos quais brincávamos quando éramos crianças, hoje são chamados de clássicos, de antigo ou pejorativamente, de velho. Caramba, eu brinquei com isso ontem. Por quanto tempo eu dormi?
Sinto saudades sim. Alguns brinquedos eu ainda tenho. Não consigo mandar embora. Não uso mais, claro. Mas, de vez em quando, eu ressuscito para ver como é. É incrível o quanto tudo isso parece tão estranho depois de sermos engolidos pelas redes sociais e as invenções tecnológicas.

Ser criança é a melhor coisa que se tem. Poder reviver a que existe dentro de você é uma dádiva. Saber que existe uma dentro de nós é deixar a vida mais leve, mais bonita e mais colorida.
O mundo já tem tantos problemas e vivemos em uma rotina tão doida, tão maluca, tão sem cor, presos dentro de uma sala, trabalhando para enriquecer algo ou alguém, que esquecemos de simplesmente viver, de enxergar cor nas coisas mais legais e viajar um pouco, pensar em coisas que geralmente não são pensadas.

Eu fui brincar um pouco na piscina de bolinhas hoje. Como é liberado para todas as idades, eu fui. Sem medo de ser feliz. Eu e minha irmã fomos e durante meia hora pudemos ter o gostinho de sermos quem somos, sem a preocupação de julgamentos alheios.
Garanto para você: depois de um dia estressante de trabalho, chefe mandão, relatórios em sua frente, pressão, pressão e mais pressão, ficar ali, brincando com bolinhas é o remédio para você sair completamente renovado.
E de adultos, só tinha eu e ela mesmo. O resto era tudo criança e pais estressados cuidando dos filhos e tentando impor as suas razões.
Fiquei me perguntando o porquê de não ter mais ninguém da nossa idade, sendo que é liberado a todos. As pessoas tem vergonha de julgamentos ou de não serem levadas a sério. O que não é comum ou considerado normal, facilmente é julgado. Se fosse em uma festa de aniversário, certamente as coisas seriam diferentes. Eu vi várias pessoas pensando se entrariam ou não. Algumas ficavam nos observando. E ponto. Tenho coragem e vontade e todos deveriam ter. Como eu disse, depois de um dia estressante, não há nada melhor do que uma piscina de bolinhas.
Para mim, a felicidade pode estar em um mar de bolinhas coloridas e gigantescas.

E vendo esse brinquedos todos, bateu uma saudade enorme de uma época que parecia ser tudo tão mais fácil e divertido ao mesmo tempo. Parecia que as crianças tinham mais imaginação e criatividade. Não que hoje não se tem, mas não parecíamos tão escravos de algo. Talvez de um tubo preto ligado na tomada, mas isso é outra história.


Poderíamos usar mais criatividade e atividades ao ar livre com as crianças e nós, adultos. Poderíamos reaprender a nos desconectar. Pelo menos, um pouco. Tudo é uma questão de hábito. Incentivar o hábito de leitura, de imaginação e da criatividade seria uma grande conquista.

E caso queira viajar de volta ao tempo, a Rockita, a boneca Gigi, os bonecos do Comando em Ação, a boneca Bate-Palminha, o Falcon, o Atari, a Boneca Mãezinha, os carrinhos Máximus, entre outros, estão todos te esperando, para que você
se recorde de tempos muito bons.

Endereço: Rua Dr. João Ribeiro, 304 - Penha
A exposição fica até 27.08.2017 - GRATUITA
A piscina de bolinhas fica até dia 31.08 - R$15,00 - permanência de meia hora / 0,50 centavos por minuto excedente
Horários de funcionamento: Segundas -feiras a Sábados: 10h00 às 22h00 //  Domingos e feriados: 14h00 às 20h00
Telefones: 4003 - 7210 ( segundas -feiras a sábados: das 9h00 às 22h00 //  Domingos: 11 às 21h00

A exposição está localizada no 1º piso - em frente ao Magazine Luiza e a Tent Beach. Também no 2º piso, em frente a loja Marisa.
Então, é isso. Espero que vocês aproveitem, curtam muito, tirem bastante fotos e me diga qual o brinquedo que te deu mais saudade, combinado?

Love!

Carol






Nenhum comentário:

Postar um comentário