sexta-feira, 18 de agosto de 2017

#57 A CASA TOMBADA

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês nesse friozinho delicioso?

Eu sempre amei lugares diferentes. No post passado, disse um dos motivos para que esse blog existisse. O primeiro motivo foi mostrar que eu sei me divertir. Do meu jeito e não do jeito da maioria. O segundo motivo é o tipo de lugar do post de hoje.
Eu tenho um lado ( que é gigantesco ), curioso, explorador e pesquisador. Com isso, quero sempre ir onde pouca gente costuma ir, conhecer ou dizer. Então lugares diferentes e pouco conhecidos sempre me encantaram mais do que um ponto turístico conhecidíssimo. Bater fotos dos mesmos lugares é fácil. Quero ver é sair da zona de conforto e se intrigar com o que não é noticiado.
Antes de pensar em fazer o blog, pesquisei sobre o que os outros blogs falavam. E era sempre dos mesmos lugares clichês, as mesmas fotos e até o mesmo texto. Então, aquilo me incomodou. E quando algo me incomoda, eu tenho que fazer algo. E foi assim que o blog nasceu. Um mix de incômodo, raiva, curiosidade e tentativa de fazer com que as pessoas enxerguem as coisas um poucos diferentes. Acho que é essa a missão que eu devo seguir. 

Enfim, tudo isso é para apresentar um local incrível, super gracinha e acolhedor. Apresento a vocês " A CASA TOMBADA".
Foi inaugurada em 18 de Julho de 2015, por duas pessoas sensacionais, Ângela Castelo Branco e Giuliano Tierno.
Confesso que, quando fui conhecer, à primeira vista, me decepcionou um pouco. Já era um pouco tarde e vendo pelo geral, vi que era apenas uma casa e entrei achando que era algo parecido com a Casa das Rosas, que fica ali na Avenida Paulista.
Como não entrei na casa de fato dessa vez, fiquei de ouvir contação de histórias na semana seguinte. E aproveitaria para conhecer melhor.
Lugares assim, sempre me surpreendem. Desde que foi inaugurada, ela preza pela arte, cultura, educação de imensa qualidade e aos poucos, é reconhecida pelo excelente trabalho na área de literatura, escrita e oralidade ( ótimo para quem é tímido e quer desenvolver a fala ).
Eu simplesmente me apaixonei pela Casa Tombada e certamente voltarei lá mais vezes. Me apaixonei por que o espaço ( aquele que eu não tinha gostado na 1ª impressão. Para mim, a primeira impressão nunca fica, graças a Deus.) é simplesmente bucólico e lindo. Me faz lembrar que eu estou em uma casa do interior. Me apaixonei pela biblioteca que tem uma infinidade de livros diferentes e interessantes, pelo café, pelo espaço de convívio e pela iniciativa. Se tivermos mais pessoas que busquem educar as pessoas através da arte, teríamos pessoas mais conscientes e inteligentes.
E para melhorar, a Casa oferece cursos de pós graduação também. Os estudantes ali são uns amores de pessoas e super bem vestidos. São artistas, pessoas. Artistas sempre se vestem bem. 
Para quem se interessa por artes manuais, contação de histórias, criação de livros, processos criativos, entre outros, é uma ótima ideia para estudar, passar um tempo gostoso ali e conhecer pessoas diferentes.
E uma boa notícia. Os cursos de pós são reconhecidos pelo MEC. Ou seja, é coisa séria mesmo.
A programação é intensa. Então, sempre há coisas novas e diversos encontros de várias temáticas para que se possa bater um papo gostoso, informal e divertido. 
No dia em que eu e o meu andarilho fomos, teve um jantar especial com contação de histórias apresentadas por 3 contadores. Um em cada espaço da Casa. Uma noite agradabilíssima. 

Bom, eu poderia ficar escrevendo, escrevendo e escrevendo sobre essa casa tão rica em cultura, sonhos e histórias. Mas, acredito que você deve conhecê-la. Ninguém pode passar por essa vida sem conhecer esse lugar tão fofo.
Acredito que como seja uma casa, a fachada esteja um pouco escondida e paulistanos vivem com pressa esquecendo de olhar para os lados, nem imagina o que pode ter ali dentro. Não imagina que a casa conversa com você.
Não só conversa como te convida a bater um papo com as pessoas que tem ali, enraizando e difundindo história, compartilhando espaço com os saberes de outras vidas.
Só posso dizer que tudo isso é incrível e espero não demorar para voltar ali. 

Então, PARA CHEGAR ALI:

Endereço: Rua Ministro Godói, 109
Perto da Estação de Metrô Barra Funda //  Ao lado do Parque da água Branca ( já falei do parque por aqui. Dá uma olhadinha no post nº 53)
E-mail: contato@acasatombada.com
Telefone: 11 3675 6661 ( caso queira agendar uma visita )
Site: http://acasatombada.com.br/
Horário de Funcionamento: Segundas-Feiras aos Sábados: até as 22h30 da noite.

Então, é isso. Aproveite para conhecer algo bem diferente e me contem como foi, combinado? Quero trocar ideia com vocês!

E aí? Para onde devo ir?

Beijos!



Nenhum comentário:

Postar um comentário