quarta-feira, 2 de agosto de 2017

#52 MEMORIAL DA AMÉRICA LATINA PARTE II + EXPOSIÇÃO: CASTELO RÁ-TIM-BUM - ENCERRADO

Hello, andarilhos. Tudo certo com vocês? Novidades?

Quem me conhece sabe que eu amo televisão. Não à toa que eu me formei em Rádio & TV em 2013.Só falta trabalhar com ela, mas enfim... esse não é um assunto para agora.

O post de hoje é muito especial para mim. Traz algo de memória afetiva. E acredito que também seja e traga para quem tem seus 30 e poucos anos, assim como eu.
Falo do programa infanto juvenil "Castelo Rá- Tim- Bum" que foi lançado na metade nos anos 1990. Televisionado entre maio de 1994 até dezembro de 1997, culminou em um sucesso colossal, entre crianças e adolescentes do mundo inteiro na época, ganhando prêmios da APCA ( Associação Paulista de Críticos de Arte) e outros prêmios internacionais. Criado pelo excelente dramaturgo Flavio de Souza, é considerado um dos produtos audiovisuais brasileiros mais rentáveis de todos os tempos, além de, mesmo depois de décadas com o programa já finalizado, atingir grandes picos de audiência.

Depois do sucesso imenso da exposição em 2014, instalada no MIS ( Museu da Imagem e do Som ), do qual eu também fui, desde março desse ano, a exposição " RÁ TIM BUM - O Castelo" reabriu suas portas para entrarmos no Universo de Nino, Bina, Zequinha, Pedro, Dr. Victor, entre outros personagens.
Instalado no Pavilhão da Criatividade, em uma área de mais ou 700m, podemos ver a arquitetura idêntica ao cenário, fidelizando o desenho original de quando víamos aquela abertura com a música que ainda ecoa em algum lugar em nosso íntimo.


Ao abrir as portas, você se depara com um misto de sonhos, ideias, criatividade, referências e muito, mas muito suor. Mais ou menos,como se alguém abrisse a intimidade para todo mundo.
Para quem é fã do programa já é maravilhoso. Mas, para quem estudou sobre o assunto, ver referências de filmes, arte, estética, entender como aquilo foi pensado, ver cada detalhe planejado, referências utilizadas, figurino, cenário, história, cada pedacinho criado é algo fantástico. Não consigo encontrar palavras para tanta riqueza, amor e inteligência. Me falta vocabulário para isso.
Sou uma eterna fã de um dos criadores, Flávio de Souza. Queria ter a oportunidade de bater um papo com ele algum dia.
O sucesso foi tão grande, com quase 300 mil ingressos vendidos, que a exposição foi prorrogada até setembro desse ano. Em junho, todos os ingressos já estavam esgotados.
Um coisa bem bacana também é que, diferente da exposição do MIS em 2014, dessa vez, cartas de telespectadores enviadas à TV Cultura na época, foram expostas e que podemos conferir. Tão bacana. As pessoas ainda escreviam e não digitavam.

Enfim, é isso. Falar sobre o Castelo é simplesmente falar sobre mais de 20 anos de história. É um resgate à infância aos balzaquianos de hoje, em uma época em que tudo era mais legal ( Spice Girls, Hanson, Backstreet Boys, o auge da Xuxa, o começo da Malhação, a ascensão da MTV, os programas da TV Manchete, todos os programas infantis da TV Cultura, etc...) e que dá muita, mas muita saudade.
É um presente e uma homenagem a essa época tão linda e mágica das nossas vidas, onde os sonhos eram mais fáceis e em uma época que selfies, redes sociais e toda essa tecnologia ainda não existiam direito. Víamos TV. Queria ser a Biba e ser amiga do Nino. Queria participar das histórias. Quis ser bruxa. Quis ser mágica. Quis viajar com as estrelas.
Flavio de Souza, o meu eterno OBRIGADA! Não podemos deixar tudo isso morrer.
E quem ainda não conhece ou quiser relembrar: todos os episódios estão no Youtube.

E fora da exposição, há uma lojinha com os produtos do Castelo. Independente quem for a exposição ou não, os objetos estão à venda: eu, comprei um cordão de crachá e o meu andarilho, uma camiseta do Mau.
Para quem ficar com fome depois, no Memorial da América Latina, sempre há eventos gastronômicos. Ou seja, sempre haverá barracas com algum tipo de comida e bebida. Fome não vai passar. Garanto!

Para quem quiser conferir:

Endereço: Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda
Visitações: Terças-Feiras às Sextas-Feiras: 09h00 às 21h00 // Sábados, domingos e feriados: 09h00 às 22h00
Ingressos: R$20,00 // R$10,00 - MEIA ENTRADA
Bilheterias: Espaço Gabbo e ratimbumocastelo.com.br

IMPORTANTE: ATÉ 30 DE SETEMBRO DE 2017.

Então, por hoje é só. Espero que vocês se entreguem a magia do Castelo e reviva a criança que se esconde dentro de seu ser. É ótimo relembrar essas memórias e ver que uma parte de sua infância ainda está tão viva e que é passada de geração para geração. "Castelo Rá-Tim Bum" está mais vivo do que nunca. Que raios e Trovões sempre irão retumbar, que plict, ploct, still, a porta sempre se abrirá e o que o castelo ainda será do Dr Abobrinha, será meu, será seu, será nosso... Será para sempre nosso!
Me contem como foi depois. Vou adorar saber!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário