sexta-feira, 27 de abril de 2018

#120 PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ

Andarilhos do meu coração, bom dia! Tudo bem com vocês? Um excelente sábado e vamos passear.


Eu vivo falando por aqui que um dos principais motivos por eu ter feito o blog é a birra com blogs que não falam muito sobre extremos.
As dicas são sobre os mesmos pontos turísticos e já vi sites que fazem lista do tipo "vinte lugares para se fazer em tal linha do metrô". Desses vinte lugares, dezenove ficam no mesmo lugar e um em outra estação, por exemplo. As pessoas esquecem de expandir.
Tudo é Centro, Avenida Paulista, lugares com pessoas mais endinheiradas e eu fico me perguntando? E os extremos? Cadê?
Zona Leste não é só até o Tatuapé. Zona Norte não é só o Jardim França. E por aí, vai... Eu fico realmente chateada com isso.

O lugar de hoje eu não conhecia. Vergonhoso, eu sei. É mais um na Zona Leste  e fica do lado da minha casa.
Sinceramente, o motivo de eu nunca ter ido, eu não sei. E, como eu falei, estou ficando alucinada por parques. Eu não era muito, até criar o "Somos Andarilhos" e ver que existe mais de 100 parques a minha espera.

Vamos caminhar no PARQUE ECOLÓGICO DO TIETÊ? O Parque também é uma área de proteção ambiental, localizada na Várzea do Rio Tietê e é administrado pelo DAEE ( Departamento de Águas e Energia Elétrica). O Parque Ecológico conta com três núcleos, devido ao seu tamanho:

  • NÚCLEO ENGENHEIRO GOULART - CANGAÍBA;
  • NÚCLEO ILHA DO TAMBORÉ - BARUERI;
  • NÚCLEO VILA JACUÍ - SÃO MIGUEL PAULISTA.

Mas, vamos falar do Núcleo Engenheiro Goulart. O Parque Ecológico foi criado também para combater as inundações na Grande São Paulo, o que sempre foi um grande problema. Sempre que chove demais ou chove razoavelmente, certas ruas e bairros ficam alagados. Então, para aproveitar a fauna e a flora que fica no Tietê, em Guarulhos e Cangaíba, Ponte Nova e região, decidiu por um decreto em 1976 que ali seria construído um parque e foi inaugurado em 14 de março de 1982 e foi projetado pelo arquiteto e urbanista Rui Ohtake, o marido da Tomie Ohtake, a mesma mulher que leva o nome daquele prédio todo diferentão que fica lá em Pinheiros, Instituto Tomie Ohtake.

É considerado uma das grandes reservas ambientais daqui de São Paulo, possui 14 milhões de metros quadrados e recebe mensalmente 300.000 mil visitantes, sendo que o maior volume se concentra nos finais de semana e feriados.

O parque é gigantesco, então tem inúmeras atividades para se fazer, muita coisa para fazer e a vida silvestre é bem intensa.
Há uma grande quantidade de quatis. Eles constantemente invadem as pistas. Nunca tinha visto quatis ao vivo antes. Eles são bem fofos e digamos, que intensos. Teve um que simplesmente correu atrás de mim, cismou comigo e não queria me largar. Saí correndo e ele foi atrás. Não tinha ideia do que ele queria e até o momento não sabia se quati mordia, mas não ia ficar esperando para ver. Foi uma cena vergonhosa. Fui quase atacada por quatis e o parque inteiro me viu correr. Vergonha até dizer chega.

O parque recebe até 7.000 bichos por ano, pois ali existe o CRAS, que nada mais é do que um refúgio para tratamento de animais silvestres que cuida de mamíferos, répteis e aves que são a sua grande maioria, 80% entre corujas, garças, periquitos, beijas-flores, gaviões, entre outros. Os mamíferos, são em sua maioria, os macacos. Inclusive, tem uma Ilha especial para eles, mas só conseguimos enxergar de longe e eles nem se aproximam. Graças aos Ceús, por que minha interação com os quatis foi longe demais e eu não estava a fim de outra parecida.
Nesse CRAS, há médicos e veterinários e eles cuidam para que os animais possam ser devolvidos aos seu habitat natural e os que não tem condições, são enviados ao criadouro para que eles possam ter reprodução assistida em cativeiro.

Além disso, há outros animais: cobras, muitas abelhas, aranhas gigantescas, chupim, gaviões e capivaras ( eu não vi nenhuma e eu adoro )

Um lembrete: passeios com seu cachorrinho são proibidos, justamente por causa desses quatis. Se eles me perseguiram, vá lá se saber o que pode fazer com o seu pet. Gente, sinceramente não sei o que pensar de quatis. Na dúvida, corram que nem eu.

A flora também é intensa e as árvores e flores são lindíssimas. Há uma intensa variedade de plantas aquáticas, pitangueiras, jabuticabeiras, maracujás, entre outros. Tire muitas fotos. Faça a linha blogueira e arrase. As árvores são lindíssimas.

Acredito eu que seja uma dos parques mais completos que existe. Sua infraestrutura é maravilhosa Existe pista de bicicross, pista de atletismo ( acredito eu que essa não é mais utilizada, devido a intensa grama na marcação), 9 km de trilhas, 14 km de ciclovias e há a possibilidade de aluguel, 3 quadras de futsal, 2 quadras poliesportivas, 16 campos de futebol, 1 campo de beisebol, 3 piscinas que eu não vi, mas disseram que existe ( adulto, infantil e juvenil), playground, teatro de arena, anfiteatro, 9 quiosques com churrasqueiras mais 12 descobertas, 12 sanitários e mais 4 para portadores de necessidades especiais ( mas, devido a inúmera quantidade de pessoas que visitam o parque, o pessoal da limpeza não dá conta em fazer a troca dos papéis higiênicos, então, não custa levar o seu), 7 vestiários, 1 ambulatório e um lago com pedalinho, que eu morro de vontade de fazer, mas o andarilho tem medo de água. Ah, fazer o quê, né?

Fizemos o passeio de trenzinho. Acho que não dá para andar o parque todo a pé. Então, pegar uma carona no trem, que é super bonitinho, é super válido. O passeio dura uns 50 minutos mais ou menos e o valor é R$5,00 por pessoa. Baratíssimo.

O parque conta com seguranças vigiando o tempo inteiro e também há motoqueiros que percorrem as trilhas com frequência.

Devido ao tamanho do parque, não dá para fazer tudo em um dia. Procure chegar bem cedo para aproveitar bastante. Ali, também abriga o Museu do Tietê que foi inaugurado em 22 de Setembro de 1999, dia que se comemora o Dia do Rio Tietê. Aliás, o tema do museu é esse: a história do rio Tietê, objetos indígenas, amostras de águas coletadas: desde sua nascente até o rio poluído, réplicas de pintura do século 19. Eu não consegui visitar. Terei que voltar outra vez e fazer uma parte II.
Também não consegui visitar a Casa de Curiosidades que eu não tenho ideia do que tem exposto ali dentro e sinceramente, fiquei curiosa. O nome sugere, né?

Então, reparem que as atividades no Parque Ecológico podem ser bem intensas e ficar ali o dia inteiro te deixará cansado, mas cansado de um jeito bom.
Ah, só lembrando que o ideal é que você tenha tomado a vacina da febre amarela e espere até dez dias em fazer a visita. Caso esteja muito ansioso e ainda não tenha tomado, por favor, jogue repelente de insetos em você até a alma, combinado?

Endereço: Rua Gira Acangatara, 70 - Cangaíba - Estação Engenheiro Goulart da CPTM - Zona Leste
Telefone: 11 2958 1477
Horário de Funcionamento: Diariamente - das 8h00 às 17h00
ENTRADA GRATUITA - exceto por algumas atividades no local
POSSUI ESTACIONAMENTO ( 50 vagas em seu interior e 1000 no estacionamento externo )
Site do parque: http://www.ecotiete.com.br/

Então, é isso andarilhos. Acredito que seja um programa ótimo para o final de semana. Junte o seu amor, sua família, seus amigos e passe um dia muito legal andando pelo parque, se movimente e faça sua trilha, conheça o Museu, interaja com os quatis, observe o céu, as árvores, os pássaros, caminhe tranquilamente, faça um piquenique, coma bastante nas lanchonetes que tem ali e seja feliz. Saia do Shopping e veja o quanto de coisa legal pode se fazer ao ar livre. Tudo isso é tão bom!
Eu falo que explorar o seu próprio bairro é importante e me arrependo de não ter ido antes. Bom, minha visita ao Museu já está programada e sábado que vem, falarei sobre a sorveteria delícia que fica a poucos metro do parque. É nóis, mano! É Zona Leste!


Beijos, Beijos, Beijos!







2 comentários:

  1. Realmente É Tudo de bom no PET e Vale muuuuuuuuito a pena se cansar ALI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só tome cuidado com os quatis... fui perseguida por um,como disse no post! Hahahaha
      Mas é um dos melhores parques de São Paulo.

      Excluir