quarta-feira, 2 de maio de 2018

#121 IGREJA MARTIN LUTHER

Olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Se preparando para o final de semana?

Infelizmente, o post de hoje é bem triste. Vocês não tinham ideia do quanto eu estava ansiosa por escrever e indicar esse lugar para todos os andarilhos que acompanham o blog.

No entanto, na madrugada do dia 1o de Maio, um incêndio seguido de desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, que fica ao lado e que era ocupado por sem-tetos, destruiu 90% da igreja.
O mais incrível é que há menos de 15 dias, eu e o andarilho, estávamos lá dentro, tirando fotos e conversando com uma moça que mostrou a igreja toda para gente. Fiz até Stories no Instagram e está salvo. Foi um dia incrível. Inclusive, houve até convite para assistirmos um culto ministrado em alemão.
Acredito que, eu e o andarilho, fomos os últimos a registrar os últimos dias da igreja e isso me arrepia. É assustador.
Obviamente, será reconstruída e restaurada, mas não ficará da mesma maneira.

Então, aqui fica a minha homenagem para um lugar que não deu tempo de mostrar para vocês.


Uma rápida história:

A comunidade evangélica luterana existe desde o século XIX e sempre atuou de forma independente, sem a presença de pastores. Ainda, em 1800, a irmandade tentava sobreviver ao regime católico no Brasil.
Aconselho assistir o filme "Lutero", interpretado por Ralph Fiennes. É para entender mais sobres os conceitos.

Em 25 de Dezembro de 1908, em meio a comemoração de Natal, a Igreja foi inaugurada com o nome "Stadkirshe", que significa Igreja da Cidade.
É considerada a primeira paróquia luterana na cidade de São Paulo e a primeira com o estilo neogótico ( o mesmo estilo da Catedral da Sé ).

A Igreja foi tombada em 1992 pela CONPRESP (Conselho Municipal de Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo ) e em 2012 pelo CONDEPHAAT ( Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arqueológico e Turístico da Cidade de SP).

Em 2012 e 2013 iniciou-se uma reforma, porém faltou recursos para terminar a parte de fora. Até tentaram obter meios com a Lei Rouanet, mas infelizmente não conseguiram.

Então é isso, andarilhos. É mais um pouquinho da nossa história que terça-feira foi abaixo. Espero que a reconstruam logo e fico feliz que eu pude visita-la e ver o quanto era linda. O cenário parece alguma cena do seriado "Game of Thrones".

Inclusive, quero agradecer a Maria que foi tão educada e simpática e abriu a Igreja para nós e nos deixou tirar fotos. Estávamos programando para ir esse mês e contar essa experiência para vocês, mas infelizmente, não deu tempo.

Ao pastor da igreja, tudo dará certo. Se pudermos ajudar em alguma coisa, os Andarilhos estão aqui.





Em relação ao prédio que caiu, emano toda a minha solidariedade e amor para as pessoas que ali moravam, pois vocês merecem ouvir palavras boas e se sentirem acolhidos. Ouvi muitos comentários absurdos e independente qual seja a sua vertente política, religião ou classe social, ter humanidade é preciso.
O que aconteceu na terça-feira, foi com a São Paulo invisível que muita gente insiste em dizer que não tem, que venda os olhos para o que está em sua frente.
Que todas as vítimas sejam amparadas do que jeito que merece e precisa.

Um grande beijo a vocês e até sábado.







Nenhum comentário:

Postar um comentário