quarta-feira, 16 de maio de 2018

#125 CONJUNTO NACIONAL - AVENIDA PAULISTA

Hello, andarilhos. Como vão? Já se preparando para o final de semana? Vamos dar as boas vindas para o Catar e a Turquia, os mais novos andarilhos por aqui.


Todo mundo sabe que o blog nasceu com o intuito de que pontos turísticos passariam longe de qualquer caminhada que eu faria. Eu tinha a ideia de que, por já serem famosos, badalados e super comentados, eles se auto sustentariam. Afinal, para que eu indicaria o MASP, o Theatro Municipal ou o edifício Martinelli se todo mundo já conhece?
Mas, eu fui obrigada a mudar. Claro que as melhores coisas para mim são as desconhecidas e as menos faladas, mas quando São Paulo é pesquisado, o interesse por esses pontos turísticos é gigantesco e a curiosidade é maior ainda. A galera curte saber desses locais e acredito eu que indicando os lugares mais "uau" ( jamais falarei TOP), os lugares diferentões que são ditos por aqui também serão vistos e visitados. E outra: a minha visão do Pateo do Colégio não é a mesma que a sua, então, não ter lugares emblemáticos por aqui é algo completamente sem sentido. Mesmo que tudo seja mais do mesmo.
Não acho que um Ibirapuera seja melhor do que um Parque Ecológico do Tietê ou que a Pinacoteca seja melhor do que a Pinacoteca de São Bernardo do Campo. Para mim, todos tem a mesma importância. O problema é que o senso comum prevalece e muita coisa boa e opiniões realmente sinceras e diferentes acabam não aparecendo. É que para mim, o negócio é andar e eu não consigo mais fazer listas. Não dá para fazer listas. Quem consegue, meus sinceros parabéns, mas já digo que a lista estará longe de ser verdadeira.


O lugar de hoje é um dos símbolos de São Paulo e é considerado um dos primeiros grandes edifícios modernos e com múltiplas facetas da cidade. Apresento o CONJUNTO NACIONAL.
O mais interessante é quem idealizou: foi um argentino, o empresário judeu José Tjurs, que comprou a mansão de um barão do café. A ideia começou a ser discutida em 1952 e foi inaugurado em 1956, como o primeiro shopping da América Latina. Sua inauguração contou com pessoas muito importantes para a época, como o então presidente, Juscelino Kubitschek.
O complexo, muito diferente para a época, se caracteriza pela mistura de diversos usos em uma mesma estrutura. São 4 entradas para uma galeria comercial e dentro desse mesmo ambiente, há o edifício que abriga residências, espaços comerciais e até um supermercado, o Sonda. Soube disso faz pouco tempo.

Vamos aterrissar em 1957 e dizer que o primeiro estabelecimento a inaugurar o espaço, foi o luxuoso Restaurante Fasano. Isso se tornou um grande evento e não demorou muito para que a elite paulistana descobrisse o requintado e novo lugar para comer. A capacidade de lotação eram de 2 mil pessoas e contavam com um lindo jardim de inverno e mesas do lado de fora e espalhadas pela calçada. Ficou muito famosos por seus jantares dançantes e com shows de mega astros como Nat King Cole e visitas de artistas internacionais como Marlene Dietrich e entre outros galãs e beldades da época. Pergunte à sua bisavó quem eram; ela vai te responder.
Mas, como tudo o que é bom dura pouco, com o Golpe de 1964 (sim, a famosa e temida Ditadura Militar) e com economia instável, o restaurante fechou as suas portas. Mas, ele voltou depois e existe até hoje. Não falei dele por aqui ainda e nem sei se irei. Acho que não tenho nem roupa para entrar ali e acho que o máximo que eu posso consumir, é a água. Não tenho grana para isso tudo não.

Vamos deixar o momento pobre de lado e vamos voltar alguns anos antes, em 1961, quando o CINE Astor foi inaugurado. Na época, foi considerado o mais moderno, o mais luxuoso e o que tinha de melhor, falando em cinema, incluindo a exibição de grandes clássicos como "Psicose" do Alfred Hitchcock. Infelizmente, não existe mais. Melhor, existe sim, mas é voltado para o entretenimento adulto. Isso, filme pornozão mesmo.

Ainda na Ditadura, foi em 1969 que o melhor lugar do mundo chegou até a galeria: a Livraria Cultura abriu as suas portas para os amantes de livros e foi na década de 1970 que o grande relógio foi instalado na parte de cima. Dizem que dá para vê-lo até 5km de distância, mas depende de qual lugar você vem. Tentei fazer isso vindo pela Augusta e não, não dá. Nunca informaram de que forma esse relógio é enxergado a essa distância; talvez de helicóptero, pois a pé não é não.

No final do anos 1970, exatamente em dezembro de 1978, o Conjunto Nacional sofreu um incêndio. O conjunto já apresentava sinais de decadência e abandono e carpetes, produtos em acrílico e forros falsos foram os grandes responsáveis pelo fogaréu. Mas, só em 1984, após um grupo imobiliário adquirir o que restava do prédio, o processo de restauro, revitalização e paisagismo do espaço começou a tomar forma.

O restauro, que terminou no final dos anos 1990, devolveu o glamour do passado, reinaugurando com uma exposição que reuniu muitos artistas consagrados.
E em abril de 2005, o edifício foi tombado pelo CONDEPHAAT, se tornando patrimônio histórico.

O edifício tem segurança 24 horas e funcionários capacitados que realizam antedimento médico com urgência, caso haja necessidade. Periodicamente, são treinados e atualizados em relação à segurança. O edifício tem câmeras em pontos estratégicos. Então,você será visto em ângulos diferentes. Nada de fazer algo errado, ouviram?
E a galeria é algo incrível. Além de um espaço cultural, que volta e meia, abriga exposições de diversos artistas e uma parceria com o Núcleo de Economia Criativa, o Conjunto oferece para os artesãos, um espaço para que eles possam vender e viver de sua arte.
Junto a tudo isso, são 66 lojas maravilhosas, das quais duas já viraram postagens únicas: a Livraria Cultura e a GEEK.ETC.COM. Vale a pena ler de novo.
Dessas 66, ainda tem a Lupo, a Ben&Jerry's sorveteria, Cacau Show, Boticário, farmácias, uma agência da Caixa Econômica, o Cine Livraria Cultura que em breve, falarei dele também e muito mais.

Então, deu para ver que uma simples galeria pode contar uma história gigantesca. Do projeto inicial do primeiro arquiteto: que sonhava com uma cidade dentro de outra cidade, que marcou a verticalização da cidade e que os primeiros casarões da elite paulistana, começavam a sumir, o Conjunto Nacional nasceu para ser algo grandioso e de fato se tornou.
Hoje é também um cartão postal icônico cheio de história e lembranças para serem contadas e está aberto para todo mundo: todas as tribos são bem vindas.

Endereço: Avenida Paulista, 2073 - Jardim Paulista - Linha Amarela - Estação Consolação do Metrô.
Site: http://www.condominioconjuntonacional.com.br/
E-mail: ccn@ccn.com.br
Telefone: 11 31790000
Horários de Funcionamento: Galeria ( centro comercial ): Segundas-Feiras aos Sábados: Das 07h00 às 22h00 // Domingos e Feriados: Das 10h00 às 22h00 // Edifícios Comerciais: Segundas às Sextas-Feiras:  Das 07h00 às 22h00 // Sábados: 07h00 às 19h00 // Domingos: FECHADO
Ah, rola visita monitorada. É só ligar e marcar.



Então,é isso andarilhos. Pegue um dia e vá conhecer esse complexo tão icônico e inovador. Almoce nos restaurantes dali, tome um sorvetinho no Ben&Jerry's, vá na Livraria Cultura, tire muitas fotos e seja feliz. E como a Avenida Paulista é um dos melhores lugares do mundo, nunca é demais andar por ela.

Beijos, beijos, beijos!





Nenhum comentário:

Postar um comentário