quarta-feira, 30 de maio de 2018

#129 TV CULTURA

Olá,  andarilhos. Tudo bem com vocês?  Novidades?


Quem acompanha o blog, sabe que sou formada em Rádio & TV, amo fazer televisão e que por algum motivo, o Universo não me presenteou com um emprego na área. Mas, aí você me pergunta:Já procurou? Eu respiro bem fundo e digo com toda calma do mundo que 2000 mil currículos foram enviados, sem que nada acontecesse. Então, ano passado me tornei modelo e algum dos sonhos estão começando a ser realizados.
Além de ser um blog que promove cultura, lazer e entretenimento, acho importante mostrar o que a TV brasileira tem de legal. Como tem muito gringo que lê o blog, vejo que é essencial mostrar o que dita o nosso comportamento. Sim, caros; a TV, não importa de que jeito ela é assistida, ela nos dita o que fazer, como pensar e o que comprar. A TV manda e não adianta dizer que não.

Entao, o post de hoje é um pouquinho diferente. Já fiz um parecido por aqui.
Apresento a TV CULTURA. Uma das TVs mais importantes que o Brasil tem e uma das melhores em termos de conteúdo e programação.

Foi fundada em 20 de Setembro de 1960, pelos Diários Associados e reinaugurada em 15 de Junho de 1969, pela Fundação Padre Anchieta produzindo programas culturais, educativos e lúdicos para pessoas de todas as idades.
Ela iniciou suas atividades em um cubículo, em um estúdio de 30 metros quadrados, o mesmo que pertencia a extinta TV Tupi ( essa emissora fez história. Espero contar sobre ela por aqui, um dia).
Em 1963, os Diários Associados forma uma parceria com o Governo do Estado e o com o SERTE ( Serviços de Educação de Rádio&Televisão) que daria mais de 10 horas de programação educativa para a emissora.

Aliás, essa sempre foi a característica dela e mais para o final, vou fazer um top 10 com os melhores programas forever e que dá para
procurar no Youtube para assistir quantas vezes quiserem.

Infelizmente, em 1965, houve um curto circuito, a Cultura pegou fogo e muito pouco se salvou. Inclusive, a primeira câmera utilizada na história da TV brasileira, se perdeu. Tenho certeza que essa história está no Museu da TV ( Sim, existe um aqui em São Paulo que fala toda a história da TV brasileira, mas os horários são complicados. Talvez um dos lugares que eu mais queira ir na vida. Eu simplesmente não conheço).

Enfim, após o incêndio, a Cultura foi obrigada a mudar de lugar e com isso, as despesas aumentaram. Como ficou mais difícil, o responsável por trazer a TV aqui no Brasil, Assis Chateubriand, se viu obrigado a vender a emissora para o Governo de São Paulo.

Em 1967, o Governador de São Paulo, criou a Fundação Padre Anchieta ( esse mesmo que quis catequizar os índios, em vez de deixa-los acreditar em Tupã, quando chegou aqui no Brasil). Fundação essa que composta de diversos profissionais de vários setores educativos como: faculdades e sociedades privadas e públicas e na época, se tornou a 2a emissora educativa do Brasil; já que existia a TV Pernambuco. Houve um tempo que tentaram mudar o nome da emissora, para TV Escolar ou TV Educativa, mas como ela já tinha esse caráter de ensinar quem assistia, resolveram manter o nome que para mim, é mais do que apropriado.

E então, após o incêndio, a TV Cultura é reinaugurada ( bem no auge da ditadura ) em 15 de Junho, com um clipe de um protótipo de sua programação futura e até benção do Papa na época, recebeu.
O primeiro programa que foi exibido foi o "Planeta Terra" que falava sobre a natureza, geografia, vida animal, impactos ambientais e tudo sobre ecologia. Acredito que esse programa ainda exista.

Em 1986, um novo incêndio, atinge a emissora, estragando 90% dos equipamentos. Emissoras como a TV Globo, Manchete e Bandeirantes, emprestaram os seus maquinários para que tudo pudesse funcionar normalmente. Atitude linda das três.
A TV Cultura já passou por uma enorme crise financeira, gerando demissões de grande parte de funcionários, salários atrasados, greve e entre outras coisas ruins.

A história da TV Cultura é gigantesca e muito rica para resumir em um simples blog. Não dá para estender muito não.
O que importa é que ela está aí, firme e forte, de pé, fazendo os melhores programas do mundo. Acho que dá para fazer TV sem ser sensacionalista, tendenciosa ou imoral.
E ela cumpre muito bem esse papel. O papel que está lá no regulamento e do mandamento de todo canal de TV.
Ela educa e educa de um jeito gostoso.
Conforme prometido, os 10 melhores programas da TV Cultura de todos os tempos na minha opinião: estando no ar ou não. Lá vai... para os gringos, pesquise no Youtube. Você irá agradecer:

  1. CASTELO RÁ TIM BUM;
  2. RÁ TIM BUM;
  3. MUNDO DA LUA;
  4. X-TUDO
  5. GLUB-GLUB;
  6. METRÓPOLE; 
  7. CONFISSÕES DE ADOLESCENTE;
  8. PERSONA IN FOCO;
  9. PLANETA TERRA;
  10. QUINTAL DA CULTURA.
Então, é isso. Acredito que a TV Cultura não trabalhe com caravanas. Acho que nem é esse o perfil dela. Não custa perguntar.
O restaurante de lá é uma delícia. Como eu disse no começo do texto acima, como eu sou modelo, fiz figuração no programa "Persona in Foco" no ano passado. Foi muito incrível. Andar por emissoras de TV me deixa completamente feliz.

Endereço: Rua Cenno Sbrighi, 378 - Água Branca - Zona Oeste 
Telefone: 2182 3000

Então, é isso, andarilhos. Acredito que não tenha ninguém que não tenha crescido com pelo menos um programa da Cultura em sua bagagem. E o que é maravilhoso. Pena que a gente vira adulto. Eu daria tudo para esperar pelo Castelo Rá Tim Bum de novo. Tudo era tão mais divertido.
E sem contar que a Cultura deveria ser o canal de cabeceira de todo mundo. Talvez, o povo pararia de proferir tanta besteira por aí.
Espero que você tenham gostado e tomara que alguém programa aceite caravana ou visitas. Seria muito legal conhecer um lugar realmente diferente, rodeado de câmeras, fios, microfones, cenários e maquinários. Eu AMO!

Beijos, beijos, beijos!






Nenhum comentário:

Postar um comentário