quinta-feira, 14 de março de 2019

#211 SHOPPING CENTER 3 + EXPOSIÇÃO: RÁDIO RETRÔ - ENCERRADO

Olá, olá, andarilhos. Tudo bem com vocês? Como estão pós Carnaval?


Quem acompanha o blog sabe que eu me formei em Rádio & TV e que sou completamente apaixonada por esse mundo ( rádio, TV, cinema, teatro, etc...). Minha vida sempre foi permeada nisso. Quis ser diretora de videoclipes, depois de tanto assistir MTV, frequentava a rádio Jovem Pan para visitar os caras do Pânico, muito antes deles existirem na TV, ia a teatros quase todo final de semana, enfim...
Acho que eu não poderia fazer outra coisa na vida, a não ser isso. Só que o Universo ainda não me presenteou com um emprego na área. É triste, mas esse é outro assunto e não vou falar sobre ele agora... O fato é que o rádio sempre esteve presente na vida das pessoas e por conta disso, vamos nos apaixonar pela voz do locutor indo na EXPOSIÇÃO: RÁDIO RETRÔ?


Promovida pelo Shopping Center 3, essa pequena exposição ( pequena mesmo, deveria ter mais coisas. Esse assunto é muito amplo) conta a história do meio de comunicação mais popular da Terra ( que não é plana).
Apesar de não ter uma linha do tempo, a mostra resgata a memória desse aparelho que sempre foi muito importante, desde o século XX.
Acho que é o único aparelho que conseguimos fazer duas ou mais coisas ao mesmo tempo.

Contar a história do rádio aqui é pedir para escrever um livro. É algo muito rico e intenso. Nessa exposição, há muitas raridades expostas, como o gramofone, que existiu antes da vitrola e que tocava discos com até 78 rotações por minuto.
Eu sempre quis um gramofone. Acho um luxo.

Depois foi substituído pela Victrola Portátil RCA, que era de ferro, dava para levar para qualquer lugar. Na época, era muita ostentação chegar com um desses e mostrar para os friends quem é que iria mandar no som.
Lembrando que as músicas deveriam ser aquele jazz bem nervoso e o rockabilly de Elvis Presley comia solto. Como faço para me transportar àquela época?

A exposição também traz alguns painéis explicativos sobre a história do rádio e como ele foi importante durante a 2a Guerra Mundial.
Então, vamos pousar no Brasil que trouxe o rádio em 1922, por um padre. Exatamente, Landell de Moura era um visionário e estudava ondas eletromagnéticas.
Antes disso, fez inúmeros testes de transmissão, mas sabe aquelas pessoas diferentonas e a frente do seu tempo que ninguém liga muito na época? Landell de Moura foi um desses. Hoje ele é o patrono dos radioamadores brasileiros e considerado um dos Heróis da Pátria, decreto presidencial em 2012.(LL)
Enfim, os cartazes expostos( bem poucos e acho que deveriam estar em ordem cronológica) conta um pouco sobre as radionovelas até a Era de Ouro do Rádio.
Deveria ser um barato juntar todas as suas amigas e acompanhar as novelas que eram sucesso absoluto. Ah, lembrem-se de que a televisão ainda não tinha chegado por aqui no Brasil. Então, tudo era o rádio. Era o ser supremo.
E o que dizer dos grandes festivais de música? Na época, rádio tinha plateia e podia assistir as apresentações ao vivo.
Grandes cantoras surgiram nessa época e tinham fãs clubes fervorosos. Tudo era tão importante, que todo ano eram escolhidas a Rainha do Rádio. Era tão importante quanto um concurso de Miss.
Na época, o concurso para escolher uma Miss era algo muito luxuoso, completamente importante e uma questão comportamental e séria. Hoje, é bonito, legal , mas não vale uma pitomba se compararmos com o seu começo.

Escolher a Rainha do Rádio mexia muito com as emoções. As torcidas ficavam possuídas no ritmo ragatanga de tão doido que era. Era quase como se fosse final Corinthians e Palmeiras. O babado era forte.

Bom, deu para ver o quanto rádio mexe comigo e ainda acho que é o único meio de comunicação extremamente fiel com o seu público. É uma maneira de não ficarmos sozinhos. Admiro locutores de rádio e mesmo não trabalhando em um, eu frequento e amo bater papo com quem trabalha lá.

Para quem quiser conferir a exposição:

Endereço: Avenida Paulista, 2064 - Cerqueira César - Dentro do Shopping Center 3 - 4o andar - Lounge Piso Jardins
Telefone: 11 3285 2458
Site: www.shoppingcenter3.com.br
Horários: Diariamente: Das 10h00 às 22h00
Possui estacionamento
GRATUITO
Até 19 de março - DÁ TEMPO!

É isso, então, galera andarilha. É bom compartilhar um pouquinho o meu conhecimento sobre algo que eu estudei e adoro. Rádio é algo extremamente importante e essencial no dias de hoje.
A história dele é incrível e acho que merece uma exposição maior.
Aproveita que está dentro do shopping e não custa nada subir até o 4o andar para ver o que fazia a sua vó pirar.

Beijos radiofônicos e até sábado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário