sábado, 23 de março de 2019

#214 PLANETA INSETO

Hello, andarilhos. Estão de boa? Um ótimo final de semana para vocês!

Que os pontos turísticos me perdoem, mas os lugares diferentões e não tão cheios é que fazem mais a minha cabeça.
Desculpem-me bater nessa tecla o tempo todo, mas é que eu acho importante. Acho essencial desbravar São Paulo de outra maneira.
O lugar de hoje descobri no Google Maps. Às vezes, fico passeando por ele e descubro cada coisa. Essa é uma das maneiras que uso para deixar minha listinha pronta.
É bem divertido.

Aliás, divertido é o lugar que eu apresentarei hoje. Vamos morrer de medo no PLANETA INSETO?


Antes de começarmos a falar sobre o Planeta Inseto, precisamos falar do Instituto Biológico.
Tudo começou lá na década de 1920, há quase 100 anos atrás, quando São Paulo era um nojo por causa do café, uma grande praga destruiu as plantações, deixando os barões de café, completamente desesperados. A maior riqueza da cidade não podia se estragar assim.

Então, naquela época, a Secretaria da Agricultura, depois de muitas reclamações, criou um sistema de combate a esse demoninho que estragou a plantação e que atingiu cerca de 1300 fazendas na cidade inteira, mais ou menos 50 milhões de pés de café. Era a broca. Eita, que o estrago foi grande!

Com a Secretaria à frente do combate e a comissão liderada por um médico baiano porreta e mais dois médicos, iniciaram uma campanha nervosa, com cartilhas informativas, que fizeram o maior sucesso na época, além de vídeos explicativos de como combater a praga. Era meio que cinema ao ar livre, o filme passou nas fazendas de toda a cidade. E o que teve de funcionários e os próprios barões interessados em destruir todo o mal que o prejudicaram, entrou para a história.

E então, devido ao sucesso e a competência em mostrar como estudar pragas, insetos e como lidar com todos eles, o Instituto Biológico nasceu em 26 de Dezembro de 1927, sendo referência em pesquisa agrícola, além de um desenvolvimento de Proteção Animal, Vegetal e Proteção Ambiental. E é muito mais que isso...


AGORA SIM, O PLANETA INSETO...

"Um mundo dentro de outro mundo", é assim que eles se definem. É um museu ou o primeiro zoológico de insetos do Brasil e da América Latina, autorizado pelo Ibama.

Então, nessa exposição permanente e de maneira imersiva, podemos ver como é que funciona dentro de uma colmeia e a vida das abelhas.
Reuni toda a ( pouca) coragem que eu tenho e me aproximei das colmeias para ver o trabalho dessas benditas de perto. TENHO PÂNICO DE ABELHA! PAVOR MESMO, DE FAZER ESCÂNDALO E TUDO!
Tudo bem que esses demoniozinhos estão sem ferrão, mas abelha é abelha e não é pelo ferrão ou pela falta dele que ficarei à vontade.

Eu amei o atendimento. Estávamos lá tirando fotos, quando as guias vieram nos chamar, pois teria uma corrida de baratas no baratódromo, em poucos instantes.
Sim. Corrida de baratas. Eu pensei que eu já tivesse visto de tudo e é muito divertido. Essa corrida só funciona com baratas de esgoto, pois elas são mais assustadas e correm mais rápido.
Escolhi a minha barata e apostei. Claro que a minha ficou perdida e esqueceu de entrar no buraco. Perdi, mas adorei.

O resto do passeio foi completamente guiado. A guia, minha xará Caroline, é simplesmente um amor de pessoa. Ela está  fazendo estágio, mas sabe de muuuuuuita coisa. Eu amei.
Claro que no começo, senti um pouco de nojo, mas daí vi a importância que os insetos tem na biologia e daí relaxei.
Se caso tiver nojo, mas nojo mesmo... talvez esse não seja o passeio ideal para você, por causa das baratas imensas e tratadas que tem ali. São baratas diferentes e de outros países, a de Madagascar, além do bicho do pão que eu nem sabia que tinha e que só aparece em pães de grandes fazendas.

Reuni de novo a pouca coragem e toquei no bicho-pau. É incrível como um bicho desse possa existir. A fêmea é gordinha e o macho é bem magrelo e a textura é de madeira mesmo. Pus a mão no bicho, morrendo de medo. Sério. É surreal. Deus devia estar inspirado quando fez.

Tudo é muito lúdico e o melhor, você pode tocar nas coisas. Vocês não tem ideia de como isso me deixa feliz. Podemos ver seres minúsculos através de microscópios, jogos e muita interatividade.
É tudo muito incrível.
Outra parte super interessante é ver a colônia de formigas e de como elas vivem numa sociedade organizada, limpa e feliz.
Se fôssemos como formigas, seria tão bom. O mundo seria outro. Eu faço parte da ideia de que devemos aprender com os animais. Sempre. Eles sim, sabem como se comportar e lidar com problemas.

E o Jardim? Precisamos falar dele. Foi projetado por um belga. É simplesmente maravilhoso, com inúmeras árvores devidamente descritas e localizadas, além de ser bem instagramável, além de 40 espécies de plantas e uma fonte dágua que eu não me lembro de ter visto, em um lugar cuja arquitetura é algo de outro mundo, um art decó bem lindo ( para quem não sabe, os desenhos são geométricos) além de mármores vindo direto de Portugal. Não à toa, o espaço foi tombado pelo CONDEPHAAT em março de 2002, tamanho a sua importância.
Invoque todo o Crocodilo Dundee que há em você e tire fotos no jipe e no trator no jardim que vai fazer todo mundo ficar com inveja.

Enfim, é um passeio maravilhoso para qualquer estudante de Biologia, Ciências ou curiosos como eu que sou de humanas e bato palmas para o por do sol.
É um passeio bem gostoso e para passar um dia tranquilo, repleto de curiosidades e aprendizado. Não à toa, ano passado eles comemoraram 200 mil visitantes.
E sabe o que é mais engraçado?. Sabem aquelas listas de visitação? Eu tenho mania de ver quem assinou e pouca gente é de São Paulo. A maioria vem de fora da cidade e até de outros países
O povo que mora aqui não conhece.
Então bora mudar isso.

Endereço: Avenida Doutor Dante Pazzanese, 64 - Vila Mariana ou Ana Rosa ( 20 minutos de caminhada)
Telefone: 11 2613 9500
Site: https://planetainseto.com.br/curiosidades/
E-mail: planetainseto@biologico.sp.gov.br
Horários: Terças aos Domingos: 09h00 às 16h00 ( com permanência até as 17h00).
POSSUI ESTACIONAMENTO
WI-FI
ENTRADA GRATUITA.

Então, é isso, andarilhos lindos. Um passeio diferente para todas as idades e com certeza, muito divertido.
É um lugar leve ( tirando as abelhas), super gostoso e que a criançada vai pirar, com toda a certeza. E tirar o seu pimpolho de dentro do shopping e levar para algum programa educativo, acredito eu que seja muito melhor.


Beijos biológicos e até quinta que vem!







Nenhum comentário:

Postar um comentário