quinta-feira, 21 de março de 2019

#213 PARQUE BENEMÉRITO JOSÉ BRÁZ

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Já tem programa para o fim de semana?


Quem acompanha o blog, sabe da importância que eu dou em caminhar para descobrir lugares que nem sempre são fáceis de achar ou pouco comentados e que esse blog nasceu para mostrar a São Paulo não turística.
Claro que derrubei essa ideia, não tem como e também não tem o porquê de não comentar sobre os pontos turísticos mais famosos, apesar de não ser a minha preferência.
Sempre vou dar prioridade ao menos conhecido.

O lugar de hoje é mais um achado. E que achado. Algo realmente diferente em um bairro que é conhecido mundialmente pelas roupas, a Feirinha da Madrugada, o mundaréu de gente que passa por ali todo santo dia, roupas, roupas e mais roupas...
Sério, existe um parque no Brás. Um parque para descansar completamente da zoeira, gritaria, caos e muvuca.

Vamos passar o tempo e descansar no PARQUE BENEMÉRITO JOSÉ BRAZ?

Inaugurado em Janeiro de 2011, depois de muitos pedidos e apelos dos moradores da região para se ter um ambiente de lazer e esporte. Antes, tinham crianças jogando futebol e alguns fazendo corrida, mas era preciso um pouco mais de cuidado, já que o tráfego no Brás sempre foi intenso.

São 27 mil metros quadrados de extensão e não, não é muito grande. Mas é perfeito para relaxar. Isso, se você não ligar para as mensagens: "Fulano, compareça a SSO", ou " Devido a falha do trem no Metro...", já que o metrô é simplesmente do lado e o trem passa por cima do parque. Ou seja, espirrou, está dentro.


É muito bom passar algumas horinhas ali e pude perceber que existem 3 quadras de basquete e futebol. Inclusive tinha um monte de marmanjo jogando. O time dos com camisa e sem camisa. Acho esse futebol de várzea tão engraçado.
Há bancos para sentar, para jogar xadrez e bebedouros. Como eu ando sempre com squeeze, não reparei se eles estavam funcionando.
O parque é bem bonitinho e muito bem cuidado. Inclusive, há uma pequena trilha para caminhada e corrida, com aparelhos de ginástica, acesso para pessoas com mobilidade reduzida e sanitários.

Ali, por incrível que pareça, tem bastante árvores, incluindo pau-brasil ( eu já disse que eu adoro, né), jambeiro e exemplares de uva japonesa.
Além de existir inúmeras flores, cada uma mais linda que a outra. Ali, é presença constante de animais como quero-quero, rolinhas, pardais e bem-te-vi.
Quase ia me esquecendo de dizer, que tem existe o Ponto da Leitura com mesas, bancos e cadeiras, para relaxar lendo um livro e revistas que são muitas. E que, se caso, quiser levar para a casa, é só fazer a troca. Traga o que você não lerá mais e está encostada em algum canto e leve para lá, para que outra pessoa possa ler.

Reparei na segurança e percebi 2 vigias andando pelo parque, então pode caminhar tranquilamente que está tudo certo.
Se caso quiser passear com os seus doguinhos, se ele for muito perigoso ou afoito, não esqueça de colocar a focinheira e por ser um local pequeno, não há sentido em andar com bicicletas ali dentro. Para isso, existe o bicicletário e force a sua caminhada. Ah, vale para skate e patins também, combinado?

O parque, que tem esse nome por causa do antigo dono do Brás ( sim, o Brás era uma chácara entre os séculos 18 e 19 que pertencia a esse Zé aí. Já virou post. É só procurar no blog.), é uma delícia de caminhar e mesmo com o barulho do metrô nos fazendo lembrar que ainda estamos no meio da bagunça, é possível relaxar e esquecer um pouco da vida.

Endereço: Rua Piratininga, 365 - Brás
Telefone: 11 32074706
Horários de Funcionamento: Diariamente: Das 06h00 às 18h00
Site: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/meio_ambiente/parques/regiao_centrooeste/index.php?p=24493
NÃO POSSUI ESTACIONAMENTO
WI-FI
ENTRADA GRATUITA


That's all, andarilhos. É sempre bom ter um olhar diferente e foi isso que a comunidade fez; pensando no bem estar dos vizinhos, exigiu um pouco mais de qualidade de vida para os moradores, trazendo um melhor arborização e implantação e aumento de lazer.
É comprovado cientificamente que lazer e cultura reduz o stress. E sim, eu concordo! MUITO!

Beijos arborizados e até sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário