quinta-feira, 28 de março de 2019

#215 SHOPPING CENTER 3 + EXPOSIÇÃO: UMA EVOLUÇÃO CHAMADA TELEFONE - ENCERRADO

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? O que vão aprontar no fim de semana?

Eu amo exposições e acho que vocês já devem saber disso. Quem chegou agora, saiba que eu sou alucinada por museus e coisas parecidas.
Adoro saber de coisas que raramente são comentadas por aí.

Em tempos de relações líquidas, onde os celulares dominaram todo o nosso comportamento e uma conversa olho no olho, sem ter que olhar algum recado do Facebook, é coisa rara hoje em dia, essa exposição, mais do que atual nos chama para vermos os aparelhos que nos fizeram ser escravos deles.


Vamos conferir a EXPOSIÇÃO: UMA EVOLUÇÃO CHAMADA TELEFONE?

Nessa era de hiperexposição exacerbada, multiformas de se comunicar, muita informação em diversos níveis, essa mostra nos convence de que é quase impossível ficar sem conexão com o mundo de hoje ( Desconsiderem ermitões. Eles conseguem).
Essa exposição traz 143 anos desse aparelho que foi muito desacreditado em seu começo, inventado por um italiano, mas a ideia foi roubada e patenteada por Alexander Graham Bell, lá em 1876. O italiano acionou a Justiça, mas morreu sem ver um puto de sua ideia. O EUA só reconheceu que a ideia do telefone era dele, há 6 anos atrás.

Bell fez a sua primeira transmissão de voz via eletricidade que ligava de um cômodo a outro e seu mordomo atendeu. Deu tão certo que resolveu mostrar a ideia que não era sua para o mundo em uma exposição, lá na Filadélfia. Adivinha quem estava lá?
Nosso amigo, Dom Pedro II. Estava por lá passeando, como sempre. O cara vivia andarilhando pra lá e pra cá. Como estava nesse evento, ficou super empolgado com a novidade.
Empolgado de verdade. Ficou tão feliz que resolveu trazer 100 exemplares do telefone aqui no Brasil.
Ai, Ai, Dom Pedro. Você é muito engraçado.

Enfim, são mais de 90 peças mostrando como eram os antigos telefones e como os celulares foram se modificando através do tempo. Aliás, esses telefones em seu começo, chegava a pesar 16 quilos e tinha que ser carregado, como uma maletinha.

Se hoje, tudo é muito fácil: se você consegue ligar para o crush do outro lado do mundo, sem problemas, ontem era praticamente impossível. Você tinha que falar com uma telefonista, explicar com quem você queria falar, encontrar o seu número e a ligação ser recebida.
Telefone também era algo bem caro e só rico era quem podia ter um. Depois, obviamente acabou se popularizando.

Inclusive, as companhias telefônicas não tinham tanto suporte para atender as demandas de ligação. Então, o conselho era você ligar para a pessoas e falar somente o necessário e ainda por poucos minutos. Nada de ligar para sua best friend para falar do crush que ficou com outra. Não era necessário e isso poderia ser comentado ao vivo.

E sim, estou ficando velha.
Como, por exemplo, quando no começo dos anos 2000, tinha virado moda, fazer moldes de telefones de alguma celebridade. Sempre quis a do Elvis Presley. O bocal para falar ficava em suas perninhas. Eu pirava com esse telefone. Dele e o do Gato Félix. Mas, nunca tive porque eu sempre ouvi: "na volta, a gente compra". Pois é... triste essa vida.

Tem mais nessa exposição: o Castiçal do começo do século 20 e que era movido a manivela, o telefone cobra, criado pela Ericsson ( que eu tenho certeza que a sua tia usou e muito), o famoso bip ( quem lembra o quanto aquilo era viciante?). Para os andarilhos novinhos, o bip era um negócio pequeno e retangular que, muitos deixavam no cinto e servia para mandar e receber mensagens rápidas. Somente.
Mas, o legal é que você recebia mensagens por engano diversas vezes. Era meio doido.

E há um pequeno espaço com todos os modelos de celulares desde 1980 para cá e vemos como eles eram enormes. Já diminuíram de tamanho, já aumentaram e já diminuíram de novo.
E o quanto essa evolução dos celulares diz muito sobre o comportamento e tendência das pessoas. E pensar que em 1984, há 35 anos atrás ( nem acho que faz tanto tempo assim), o primeiro telefone móvel media 33 centímetros de altura, pesava quase 1 kilo e tinha capacidade de armazenar apenas 30 números de telefone.

Pois é, tudo muda muito rapidamente e essa crescente é constante. O que é novidade hoje, amanhã com certeza, não será mais e já é considerado ultrapassado.
Eu também acho que a nossa mente não está acompanhando da forma correta. O mundo está cada vez mais ficando sozinho.
E isso é perigoso e não muito sadio.

Endereço: Avenida Paulista, 2064 - Cerqueira César - Dentro do Shopping Center 3 - 4o andar - Lounge Piso Jardins
Telefone: 11 3285 2458
Site: www.shoppingcenter3.com.br
Horários: Diariamente: Das 10h00 às 22h00
Possui estacionamento
GRATUITO
Até 20 de Abril

That's all, andarilhos. Vão conferir essa exposição incrível, engraçada e super esclarecedora. No mundo em que estamos, vale a pena ver como nos relacionamos com o celular.
A exposição estava lotada e é engraçado saber como esse assunto fascina as pessoas. Nem parece o mesmo lugar que recebeu, a exposição do rádio, semana retrasada.

Beijos telefônicos e até sábado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário