sábado, 16 de março de 2019

#212 MUSEU DOS TRANSPORTES PÚBLICOS - GAETANO FEROLLA

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Estão aprontando o que?


Eu vivo dizendo aqui sobre a importância de andar e conhecer coisas novas, que eu sou alucinada por museus, que eu amo lugares diferentes e que quase não vou para a Zona Norte. É bem raro.
Então, resolvi somar tudo isso e conhecer um lugar que estava morrendo de vontade de ir fazia tempo.
Também vivo dizendo por aqui que a ideia do "Somos Andarilhos" é mostrar lugares poucos conhecidos e incríveis e fazer com que as pessoas acordem e comecem a prestar atenção ao seu redor.

Dito isso, bora pegar o busão e conhecer o MUSEU DOS TRANSPORTES PÚBLICOS?


Vamos fazer uma viagem no tempo e voltar para a São Paulo do século 19 e mostrar como as pessoas se locomoviam.
Tudo começou com a iniciativa de um tiozinho muito legal, o Gaetano Ferolla. Ele era o desenhista técnico da empresa responsável pelo tráfego, a CMTC e provavelmente um dos funcionários mais antigos.
Em 27 de Março de 1968, os bondes fizeram a sua última viagem. Deve ter sido uma coisa muito triste. Então, para que essa memória não fosse apagada, Gaetano querendo deixar vivo o que foi símbolo de desenvolvimento da cidade, tratou de restaurar documentos, peças, móveis, objetos e carros.

E em 20 de Março de 1985, Gaetano a frente de tudo, inaugurou o Museu com o então, prefeito, Mario Covas.

Eu, sinceramente, estava com a expectativa altíssima e extremamente ansiosa para conhecer. Geralmente, quando isso acontece, eu me decepciono e me frustro muito.
Acho que, mais uma vez, esse se tornou um dos lugares que configuram o meu Top20, se eu tivesse um.

E acho que chegou a hora de falar do acervo. São 7 veículos gigantescos, além de 1500 fotos espalhadas por todas salas e 1500 livros reunidos em uma biblioteca ( que estava fechada no dia), além de móveis e documentos que mostram toda a evolução do nosso transporte, numa época em que o Bilhete Único estava muito longe de acontecer.

Os primeiros bondes, que circularam, de 1872 a 1900, eram de tração animal: puxados por burros e cavalos e não tinham portas.
Depois, mostra a evolução das viaturas policiais, o ônibus Fofão no começo da década de 1990, que fazia lembrar os ônibus londrinos. Eu andei nesse Fofão e me bate um leve desespero, por que é a constatação de que estou ficando velha e que já me chamam de tia por aí... Meu Deus!
E, logo depois mostra fotos dos antigos motorneiros e funcionários dos bondes, os anúncios das propagandas da época ( sim, muito legal) e as fotos dos acidentes e a super lotação ( não, andarilhos, não é de hoje que o metrô é lotado não). Se enganam quem achava que não tinha acidente naquela época. Tinha e era feio.
Era bonde que se atracava com carro de leite, com bicicleta e todos os acidentes mais esquisitos que existia, estão expostos.

Na sala de documentos, estão expostos os documentos, carteira de motorneiro ( exatamente, precisava de carteira para dirigir bonde), inúmeras moedas e cédulas, passes de metrô e ônibus, além de velhas calculadoras e até a Lei Áurea, assinada pela princesa Isabel, emoldurada.

São 3 salas que certamente, foram feitas para explodir o cabeção com tanta coisa. E de presente, um jardim lindíssimo que nos faz pensar que voltamos para a São Paulo do século 20. Um lugar bem fofo e romântico que dá para descansar ali, algumas horas, vendo os passarinhos cantarem, no meio de flores, muitas flores e pés de goiaba, com o primeiro bonde de tração animal que toma conta de metade do pátio.

Uma verdadeira máquina do tempo gostosa e se você tiver mais idade, a memória afetiva virá forte e talvez, se emocione.
Um lembrete: ali, tem muitas janelas e se tiver muito sol, com certeza irá bater dentro da sala, então, evite usar roupas brancas. Para tirar foto, não ajuda muito.
Ali, não tem café. Apenas água. Se quiser comer alguma coisa pelo caminho, talvez o Shopping D pode ser a melhor opção.

Endereço: Avenida Cruzeiro do Sul - Canindé - Próximo Metrô Armênia - 15 a 20 minutos de caminhada
Telefone: 11 3315 8884
Site: http://www.sptrans.com.br/museu/
Horários: Terças - Feiras aos Domingos: 09h00 às 17h00 // Segundas-Feiras: FECHADO
SEM ESTACIONAMENTO
GRATUITO

That's all, andarilhos! Mais um lugar incrível para a conta. 1 hora e meia ali dentro que eu não vi passar e sinceramente fiquei muito feliz. E com certeza, se algum amigo gringo vier para cá, esse é um dos lugares que eu levarei.

Beijos andantes e até quinta que vem!



Nenhum comentário:

Postar um comentário