quinta-feira, 7 de novembro de 2019

#279 ESPECIAL - SÃO CAETANO DO SUL: HISTÓRIA

Hello, andarilhos. Vocês estão bem? Já estão se programando para o fim de semana?


Novembro chegou e tem feriado prolongado vindo por aí. Se você for como eu: está sem grana para viajar para a gringa ou por aqui mesmo e não quer ficar em casa, em companhia do Netflix, vamos conhecer os arredores de São Paulo mesmo e ver quanta coisa incrível pode ter por perto e você nem imagina.

Partiu para SÃO CAETANO DO SUL?


Localizada no ABC Paulista, escolhemos um domingo para andarilhar por lá. É a cidade com o melhor índice de Desenvolvimento Humano do Brasil (IDH). Só para você ter uma ideia, o índice de alfabetização é de 99,6% e a expectativa de vida é de 79 anos, enquanto no Brasil inteiro é de 73 anos.Aliás, é uma cidade que também investe em Educação e Cultura. 35% da arrecadação municipal vai especialmente para esse tema que é tão importante na formação do ser humano.


MAS, COMO SURGIU SÃO CAETANO NO SUL?


Tudo começou lá no século XVI ( por volta de 1550 ), quando ainda era conhecida como Tijicuçu e havia muitas fazendas que foram povoadas na mesma área de São Bernardo do Campo e Santo André, que anteriormente tinha esse nome super fofinho: Santo André da Borda do Campo. Se transformou em vila em 1553 e extinta pelo governador Mem de Sá.
A partir de 1560, esse povo todo começou a migrar para São Paulo de Piratininga ( sim, para São Paulo mesmo) e para o Vale do Paraíba e que foi a partir daí que surgiria a vila de Taubaté ( essa mesma do Sítio do Pica Pau Amarelo ) e Mogi das Cruzes.

Claro que sempre terão pessoas com segundas intenções e que muitos capitães chegaram para escravizar os indígenas que aqui viviam, como foi Duarte Machado que também foi membro da Câmara da Vila de Piratininga e responsável pela fiscalização e taxação de alimentos.

A partir de 1600, os jesuítas chegavam aos montes e 40 anos depois de São Caetano surgir, um bandeirante que ficou famosíssimo, o Fernão Dias, arrematou um lote de terra e doou uma parte ao Mosteiro de São Bento.

E, com isso, os monges arregaçaram as mangas e resolveram construir uma capela dedicada a São Caetano de Thiéne, um sacerdote italiano que foi um dos fundadores de Roma.
Essa estátua fica hoje no Espaço Verde Chico Mendes e que antigamente era a Fazenda São Caetano, que falarei aqui também e será o ÚLTIMO post dessa série.
Alguns anos depois, esses monges que de santos não tinham quase nada, fundaram uma fábrica de telha, tijolos, lajotas, cerâmica adornos para capelas e igrejas, às custas de mãos indígenas escravizadas e logo depois, escravos africanos.
Diziam que as condições de trabalho eram péssimas.

Ah, tudo em nome de Deus vale, né? Tenho certeza que Deus fica puto com essas coisas. Ah, que raiva!

Essa fábrica durou 141 anos e hoje vemos vários fornos espalhados pelo Centro de São Caetano, que hoje viraram museus.
Enfim, graças aos  Céus, por causa da Lei do Ventre Livre, em 1871, a Ordem de São Bento, ordenou que todos os escravos fossem libertados em todo o Brasil.
Com isso, a Fazenda de São Caetano foi desapropriada pelo Governo Imperial e seus lotes foram distribuídos e vendidos para imigrantes italianos, que começaram a plantar uvas para fazerem vinhos.

O desenvolvimento chegava, as ferrovias estavam se tornando algo importantíssimo e com isso, os italianos passaram a plantar batatas ( sem piada!).
Só que tudo que começa, tem um fim e veio a praga, que destruiu parreirais no mundo todo e a produção de uva e vinho caíram consideravelmente. Os colonos empobrecidos e sem saída para a perda de tudo, começaram a vender suas fazendas.
Então, de agrícola, São Caetano se transformou em bairro operário.

E um pouco antes de Dom Pedro gritar bem alto, São Bernardo foi desmembrado e sabe-se lá o porquê, juntaram São Caetano a ele para se tornarem uma cidade só.

É claro que ninguém entendeu nada e houve uma mini revolta para que pudessem se emancipar e se tornar uma cidade única e ter autonomia. Não precisava ser integrada a lugar nenhum.
Até criaram o São Caetano Jornal para divulgar a vontade de emancipação, convocando a população para votarem no vereador que fizesse isso por eles.

Sabe quando isso aconteceu? Mais de 60 anos depois, com um plebiscito que teve mais de 8.000 mil votos para que São Caetano voltasse a ser um a cidade única e independente e em dezembro de 1948, São Caetano se tornou o "Município de São Caetano do Sul" para a vitória da maioria dos moradores na época.

É uma história maravilhosa e que a partir de hoje, serão 6 posts com tudo o que deu para fazer em um domingo.
São apenas 13 quilômetros do Centro de São Paulo.

Mas, vamos para as dicas e curiosidades:


  • Use tênis confortáveis. Foram mais de 7 horas andando. Só parei para almoçar;
  • Está calor. Leve sua garrafinha dágua.
  • Não achei São Caetano lotada de gente. E eu adorei o que eu vi. Realmente é uma cidade tranquila, pacata e bem bonita.
  • Andei com a máquina fotográfica no pescoço o tempo inteiro.
  • Se quiser ficar rico, invista em funerárias. Nunca vi tanta por metro quadrado. Sério, tem ao montes.
  • Talvez, aos domingos não seja o melhor dia para visitar São Caetano. Museus e restaurantes estão fechados. Invista sua ida ao sábado.
  • Sempre chego cedo para aproveitar a cidade. Não tem tanta ladeira e se você procura mais agitação, caos e bagunça, talvez não seja o que eu vi aqui.
  • Como a visita foi feita no domingo, não havia restaurantes ou lanchonetes abertos, comemos no shopping mesmo. 

E como o feriado esta chegando, há várias opções de hotel para ficar por aqui. É só clicar:  BOOKING
Não quer andar a pé. Cote a RENT CARS e utilize o cupom SOMOSANDARILHOS5 com 5% de desconto e economize IOF.

Bem , é isso. Demos o start em São Caetano do Sul e espero que gostem do que eu preparei para vocês.

Beijos caetanenses e até sábado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário