quinta-feira, 14 de novembro de 2019

#281 ESPECIAL - SÃO CAETANO DO SUL: PRAÇA DOS ESTUDANTES - DEMOLIDA

Hello, andarilhos. Tudo bem com vocês? Feriadinho à vista. Que gostoso...


Já ouvi várias pessoas dizerem que precisam zerar São Paulo, precisam zerar os museus daqui, os restaurantes e outros dizem que querem zerar o mundo. Ok, você até pode conhecer todos os países, mas não vai conhecer tudo, entende? Sorry!
Eu só olho e penso: " Tente a sorte, brother". Mas nem se o cara reencarnasse 3 vezes, ele conseguiria tal feito.

Quantos lugares que eu fui desde que o blog nasceu, já não existem mais? E o de hoje é exatamente isso. Quer dizer, ele existe ainda, mas não muito! Explicaremos então. É incrível como em meses, tudo pode mudar.
A visita a São Caetano do Sul foi em junho desse ano. Por outros motivos, não coloquei antes.

Vamos conhecer a PRAÇA DOS ESTUDANTES?

Praça Luiz Tortorello, Praça dos Estudantes ou Praça dos Arcos... são vários os nomes dados a essa praça que possuía arcos gregos ao seu redor e um obelisco com 15 jardineiras, em homenagem aos 15 bairros de São Caetano do Sul.

Localizada em uma área de 8 mil metros quadrados, essa praça foi inaugurada em 2015 e considerada uma das mais bonitas de São Caetano e era o cartão postal da cidade.
E posso falar? Uma das mais bonitas que eu já vi. Senão, a mais.

Porém, tudo tem um porém, sempre tem um porém, infelizmente a Praça não foi tombada e como todo patrimônio não recebe o carinho devido, ela foi abandonada.
Vi pichações e alguns moradores de rua.
Fiquei triste pela situação inteira. Acredito que o nome Estudantes era porque eles se reuniam depois das aulas da faculdade ali perto. Mas, enfim... era uma praça que estava esquecida há um bom tempo.


No entanto, algo bem chato aconteceu; o que gerou revolta para os moradores de São Caetano. Primeiro, que ninguém aguenta mais o prefeito de lá.
E segundo, que metade da Praça foi demolida para a construção de uma Escola de educação infantil que vai tomar boa parte da área de lazer que era antes. A demolição começou em Setembro de 2019.

Apesar das manifestações, a Prefeitura diz que irá manter parte da praça, que será inteiramente reurbanizada, ampliada e que também reflorestará o entorno.

Como eu acho que a gente deve confiar desconfiando e que também há boatos que essa escola também não será erguida, nada está pronto e essa praça está com tapumes.

Ainda bem que eu consegui pegá-la inteira e irei relembrar sempre. Pena que vai ficar apenas na memória.
Vamos ver se esse projeto sai mesmo. Espero que sim.


Beijos tristonhos e até sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário