sábado, 23 de novembro de 2019

#284 ESPECIAL - SÃO CAETANO DO SUL: ESPAÇO VERDE CHICO MENDES

Salve, andarilhos. Tudo certinho? Vão aprontar o que nesse fim de semana?


E, chegamos ao último post dessa cidade que eu ainda preciso conhecer melhor. Simplesmente, não dá para ir aos domingos.
Ir só a parques fica um tanto quanto repetitivo e é preciso dar uma variada.

Mas, deixei a cereja do bolo para o final. Vamos conhecer o ESPAÇO VERDE CHICO MENDES?

Lembram que lá no primeiro post, eu contei que no lá no começo no século XVI, foi ocupada e conhecida como Fazenda Tijicuçu e que foi abandonada em 1560, pois muitos eram bandeirantes, tropeiros e mercadores? Então, era normal andar para lá e para cá.

Pois então, um outro bandeirante, Fernão Dias ( Esse vocês conhecem )arrematou essa fazenda em um leilão, fez uma boa ação e doou para os monges beneditinos.

E a partir daí, se formou a Fazenda São Caetano, que tinha plantações, olaria para fazer cerâmica e que forneceu todo o material para fazer o Mosteiro de São Bento, ali no Centro Histórico de São Paulo.

Daí, quando a São Paulo Railway surgiu, veio com ela o desenvolvimento e junto com esse desenvolvimento, a imigração europeia e sua mão de obra agrícola.

Pouco se sabe o que aconteceu depois com a Fazenda até virar parque. Apenas sabemos, que ele também é conhecido como "Buracão da Cerâmica".

E, atualmente, é um parque lindíssimo com cerca de 140 mil metros quadrados. Bem grandinho, não é verdade?
Pois bem, se você é da galera esportiva: o Chico Mendes conta com 4 trilhas, onde é possível caminhar, ver a natureza, correr pelas pistas ou simplesmente escutar o barulho dos pássaros. E olha que coisa séria e de responsa: as trilhas são certificadas pela Associação Internacional de Maratonas e de Corridas de Rua. E há placas indicando o tamanho do percurso: 500 metros, 800 metros, 1100 metros e 1600 metros de extensão. Acredito que não não seja íngreme, portanto é de nível fácil/médio.

São 7 quadras poliesportivas ( futebol, basquete, handebol e vôlei ) e também pista de Cooper separadas, um lago lindíssimo onde pude ver garças se mostrando para o público, revistaria, lanchonete, feirinhas e lanchonetes para acariciar o estômago mais nervoso, palco coberta e mesinhas para jogos de xadrez e dominó.
Importante: tem posto de atendimento médico, caso você se sinta mal e um monumento que destaca São Caetano em seu lugar no universo e muito mais.

Para quem se liga em botânica, há exemplares de pau-brasil, jacarandás, figueiras e cedros. Aliás, a mata é abundante e te convida a fazer fotos perfeitas.

E o parque é bem tranquilo quanto a animais: claro que com a focinheira adequada, há espaço para os pets brincarem ( acho que está na moda, né?), além de serem super tranquilos com o trânsito de bicicletas e skates.

Enfim, achei o parque magnífico. Um pouco cheio, verdade, mas ainda bem que essas pessoas não estão em shoppings. É um lugar super delícia de ficar, ouvir o barulho da natureza e descansar um pouco a mente.
E é legal por que vemos vigias o tempo inteiro, então dá para andar sossegado e curtir o seu dia de descanso numa vibe bem boa.

Curtiu?

Endereço: Avenida Fernando Simonsen, 566 - Cerâmica - São Caetano do Sul
Telefone: 11 4232 5165
Horários de Funcionamento: Diariamente: 06h00 às 22h00 - Segundas-Feiras apenas para corridas e caminhadas // Coordenação de Esportes: Segundas-feiras às Sextas-Feiras: Das 8h00 às 11h00 - Das 13h00 às 17h00
Facebook: ESPAÇO VERDE CHICO MENDES
POSSUI ESTACIONAMENTO
POSSUI WI-FI
GRATUITO


Ficamos por aqui, andarilhos. Terminamos o especial de São Caetano do Sul com um gostinho de quero mais. Preciso voltar lá e aproveitar melhor o que essa cidade tão incrível nos oferece, além de parques e praças.

Espero voltar em breve!

Beijos verdinhos e até quinta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário