sábado, 3 de março de 2018

#104 SHOPPING FREI CANECA

Olá, olá, andarilhos. Tudo bem? Um excelente sábado a vocês. Rolando Maratona Oscar por aqui e por aí?


Vocês estão cansados de saber e eu sei que estou sendo repetitiva, que eu não curto shopping. Tenho preguiça. Inclusive, falei isso aqui no post passado. Mas, já falei que mesmo não gostando, dentre os mais de 100 existentes aqui em São Paulo, só 3 fazem meu coração balançar ( Shopping Penha, Shopping Frei Caneca e o Shopping Center Norte ) Memória afetiva é outra história.

O lugar de hoje é muito especial para mim. Mas muito mesmo. Logo, explicarei. Mas, vamos às apresentações.

Bem vindos ao SHOPPING FREI CANECA. Ele é um shopping diferente, a começar pelo público variado e alternativo que frequenta ali. Tudo com muito conforto e receptividade. Completamente o oposto do JK Iguatemi. Não vejo a hora de falar dele por aqui. Tenho ranço e ranço de verdade.
Enfim, o Frei Caneca foi inaugurado lá em 2001. Em seu espaço, contém 147 lojas no total, com mais 9 salas de cinema no Espaço Itaú ( cliente Itaú tem desconto ), além de uma escola para formação de atores e outros cursos do Wolf Maya, o Teatro e um Centro de Convenções que abriga congressos importantíssimos.
Diariamente, 25.000 pessoas passam por ali gerando a média de 750.000 pessoas por mês. Eu nunca vi esse shopping lotado. Para mim, é um presente dos céus. O Museu da Casa Brasileira, outro lugar do qual eu já comentei por aqui e peguei ranço também, tem muito mais gente. Confere lá, o post do Museu e descubra o porquê eu não gosto dele.

Uma das filosofias do Shopping Frei Caneca é a preocupação com o meio ambiente. É o primeiro do gênero a utilizar 100% da emissão de carbono. Sua poluição é investida em plantio de árvores e tudo controlado por um ambientalista. Além disso, desde a sua inauguração foram economizados 300 milhões de litros d'agua, com um sistema de descarga nos sanitários, completamente inovador. Seria bom se todos os shoppings pensassem dessa forma. A água da chuva é utilizada em l8impezas gerais, refrigeração e descarga a vácuo, gerando uma economia de 30% ao mês.

Já deu para perceber que o Frei Caneca não são apenas lojas. É muito mais do que ficar descendo e subindo escada rolantes. A experiência é diferente. Conheci o Shopping em 2007.

Quando eu tinha 14 anos, me tornei fã de um ator que estava despontando na televisão na época, o Marcelo Médici. Isso foi lá em 1999 ( 19 anos atrás, Senhor amado) e gostei desse ser humano assim eu vi e foi o início de uma grande saga. Isso foi em uma época que o Google não sabia para onde a gente ia e nem quem a gente era. Redes sociais estavam longe de existir.  Ficava mais difícil saber sobre o seu artista favorito. Ele não era conhecido ainda. Só sei, que desde os meus 14 anos eu sonhava em conhecer esse cara que eu vi no banco da Praça é Nossa, com o Carlos Alberto de Nóbrega no SBT.
Corta para 2005, com o início do Orkut. Não demorou muito e vi que ele tinha a rede social. Logo, pedi a amizade dele e ele aceitou. Não poderia ter ficado mais feliz.
Um ano depois, através desse mesmo Orkut, conheci uma menina, que era muito amiga dele e logo nos tornamos amigas também. Um belo dia, ela vem e me pergunta se eu não queria conhece-lo pessoalmente. Ele estava com a peça "Cada um com Seus Pobrema" no Frei Caneca em 2007. Meu coração começou a disparar e eu fui.
Acho que esse dia foi um dos dias mais felizes da minha vida inteira. Ele lembrou de mim no Orkut, conversamos por uns 40 minutos, expliquei que a primeira peça quem eu tinha assistido na vida foi com ele ( eu tinha 5 anos e ele tinha 19) e ele me convidou para ver a peça de novo, e de novo, e de novo...
E assim foi... enquanto ele estava com temporadas em cartaz no Teatro Frei Caneca, eu estava lá, esperando para falar com ele no final e parabeniza-lo. Era muito bom. O Frei Caneca foi a minha 2a casa por quase 3 anos. Religiosamente, eu estava lá todo santo domingo, com essa minha amiga, para conversar um tempinho com ele. É claro que tinha intervalo de temporadas ( Nisso, foram "Cada um com Seus Pobrema" e "O Mistério de Irma Vap"). Era maravilhoso. Muito bom conversar com alguém que você admira tanto. Para quem ficou curioso, joga essas peças no Youtube e vejam o gostinho delas. Aliás, ontem ele reestreou a peça "Cada Um com Seus Pobrema" no Rio de Janeiro. Serão apenas 6 apresentações. Corram!
Ele é maravilhoso.

Outra coisa muito importante na minha vida, foi o Teatro Nair Bello, do Wolf  Maya. Fiz um curso de roteiro cinematográfico ali, em 2009. Aprendi coisas importantíssimas e que agregaram muito na minha vida profissional. Foram 2 meses de estudo, contato com gente importante e inteligente. Sem contar que eu tenho um certificado assinado pelo próprio Wolf Maya. Chique até dizer chega.
Aliás, é uma excelente escola de artes, que oferece cursos de teatro, dança e cinema, tudo ministrado com os excelentes profissionais. Garanto porque eu tive provas disso.

Ou, seja, deu para perceber que minhas experiências com o Shopping Frei Caneca vão muito além de gastos, compras e consumo. São muitas histórias engraçadíssimas, inesquecíveis, algumas bem chatas e sofridas. E posso dizer que, cresci muito indo ali e pude conhecer uma outra Carol. De verdade... Tenho um carinho imenso por esse Shopping.

Enfim, para quem estiver com a fome, a Praça de Alimentação conta com 21 opções de todos os tipos de comida: Subway, McDonalds, comida árabe e outros. São bem populares. No Espaço Gourmet, restaurantes pouquinhos mais sofisticados, como o Outback ( como diz um amigo, Outback não é coisa de rico, é só quem tem o VR bom ) e eu concordo, uma temakeria e uma adega que eu simplesmente amo ( essa terá um post especial ).

Outra coisa muito incrível que o Frei Caneca faz, é que aos finais de semana, é realizado atividades culturais para crianças no Espaço Kids, onde elas são estimuladas a deixar os seus brinquedos eletrônicos e são convidadas a fazer parte de um espaço lúdico, com auxílio de monitores e matérias pedagógicos.

O Teatro é muito bonito. São 600 lugares, com uma acústica excepcional e nos oferece todo tipo de espetáculo: desde óperas a comédias, desde shows de stand-up a drama e espetáculos musicais diversos. Saudades desse teatro.

E os serviços do Shopping também são inúmeros um supermercado gigantesco, espaço família com fraldário, amamentação, empréstimo de carrinhos, entre outros. Seu pet também é muito bem vindo, desde que seja até 40 cm. Cães de grande porte não são permitidos. É de responsabilidade do dono do animal recolher a sujeira do seu bicho.
Possui heliponto, caso for chique demais para andar de metrô e fresco demais para aguentar o trânsito de São Paulo. As coordenadas geográficas estão no site do shopping.
Possui estacionamento com 150 vagas e é pago. Depois consulte a disponibilidade. Além de tudo, portadores de necessidades especiais, podem ficar tranquilos, pois eles possuem todo o preparo para atende-los com mais conforto e responsabilidade.

Então, é isso, andarilhos. Eu poderia ficar escrevendo aqui páginas e páginas sobre o Frei Caneca. São muitas histórias boas e ruins também. Sinto falta de estar lá todo domingo. Mas, tudo muda, as coisas mudam, a gente cresce e a vida nos manda fazer outras coisas.
Eu amo esse shopping  estou lá sempre que possível. Inclusive, 50% do filmes do Oscar, eu assisti no cinema de lá e hoje, mais tarde, estarei no Itaú de Cinema novamente.

Endereço: Rua Frei Caneca, 569 - Consolação
Horários de Funcionamento: Lojas: Segundas-feiras aos sábados: Das 10h00 às 22h00 // Domingos: 14h00 às 20h00
Praças de Alimentação: Segundas-feiras aos sábados: Das 10h00 às 22h00 // Domingos: 12h00 às 22h00
Restaurantes: Segundas-feiras às quintas-feiras - domingos e feriados: 12h00 às 23h00  - Sextas-feiras e sábados: 12h00 às 01h00
Supermercado: Segundas-feiras aos sábados: Das 8h00 às 22h00 // Domingos e feriados: Das 8h0 às 20h00
Teatro e cinema: Varia de acordo com a programação.
Site do estabelecimento: http://freicanecashopping.com
Telefone:  11 3472 2000

E aí, gostaram? Espero que sim. Ainda considero a minha 2a casa e é muito bom ver gente leve, divertida e diferente passando por lá. Experimente ficar um pouco ali. É muito bom. Vão e me contem se gostaram, combinado? Nos vemos semana que vem.

Beijos, beijos, beijos!








Nenhum comentário:

Postar um comentário